12ª Mostra de Trabalhos do Instituto JCA apresenta projetos de inovação no campo da Logística e Elétrica Refrigeração e Veicular 

No dia 14 de setembro, às 10h, foi realizada a primeira etapa da Mostra de Trabalhos que aconteceu presencialmente no Instituto. Foram apresentados cinco projetos desenvolvidos pela turma de Elétrica Básica e Refrigeração Veicular, com o tema Planos de Negócios e Empreendedorismo. A Mostra contou com a presença de estudantes e responsáveis do Colégio Estadual Doutor Luciano Pestre, localizado no bairro do Caramujo, em Niterói. 

O Projeto ReWater levou a proposta de minimizar o desperdício de água em ônibus a partir do ar-condicionado. Já a Empresa JNA Custom Chargers propõe a criação de carregadores personalizados (indução e USB/USB-C) no apoio de braço. O TransMag 10000 pretende atrair e transformar o futuro das viações através do transporte movido a magnetismo. O Sus Car, pensou em um plano próprio de saúde e de vida útil para cada carro. O projeto EletronCar tem a proposta de serviços de reparos elétricos automotivos por aplicativo. 

Alice Oliveira, aluna de 20 anos que fez parte do projeto da Empresa JNA Custom Chargers, relatou: “Nunca me interessei por essa área, eu quis mudar a minha zona de conforto. Não sou muito de falar, mas superei esse medo. Acho que a palavra certa é superação, foi maravilhoso.” Alice é uma das únicas duas meninas do curso de Elétrica e Refrigeração, ela revelou que apesar de serem minoria na turma, os meninos respeitaram e apoiaram a representatividade feminina durante as aulas e na apresentação do projeto. 

A segunda etapa da 12ª Mostra de Trabalhos aconteceu de forma remota no dia 20 de setembro, às 9 horas. A turma de Auxiliar de Operações Logísticas apresentou quatro trabalhos com diferentes temáticas sobre a área de formação. As pesquisas selecionadas apresentadas foram: Falta de Profissionais Qualificados na Logística, Logística no Atendimento ao Cliente, Logística Internacional e Logística Hospitalar.

Paula Pereira, aluna que apresentou o trabalho de Logística Internacional e relatou que teve novas experiências dentro e fora da sala de aula: “Queria agradecer a esse suporte, pela qualidade, queria agradecer por tudo que vocês fizeram no decorrer do curso.” 

A Mostra de Trabalhos do IJCA acontece há 10 anos e tem como objetivo apoiar a formação dos jovens com foco no desenvolvimento de pesquisas e projetos, além de incentivar a atitude empreendedora e a criação de novas ideias. 

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...