1001 Espetáculos | 1001 Histórias com Arte

1001 Espetáculos | 1001 Histórias com Arte

1001 Espetáculos

O 1001 Espetáculos, projeto cultural de ônibus teatro, nasceu em 2017 e irá percorrer as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro oferecendo 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos envolvendo mais de 20 mil crianças, 40 escolas públicas e 33 mil espectadores em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais.

Para viabilizar o projeto, um ônibus comum foi transformado em um equipamento teatral, com direito à estrutura de camarim, riders de luz e som, cenografia técnica e mobiliário de plateia. Durante a semana, o 1001 Espetáculos ocupa as escolas públicas municipais com oficinas de artes cênicas. Nos finais de semana, o projeto é levado aos espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais e apoiadas ​em temáticas da cultura popular local, 100% acessíveis, ​com recursos de áudio descrição e intérprete de libras. ​ Além de movimentar o mercado cultural local, o projeto vai oferecer espaço para que os comerciantes locais trabalhem durante a realização dos espetáculos em locais públicos.

Assim, um projeto de teatro volante não poderia descartar políticas culturais de democratização do acesso, formação de plateias, empode​ramento e investimento no mercado cultural local como diretrizes e pilares para sua atuação.

O projeto é realizado pela Spiral Criativa em parceria com o Instituto JCA e conta com o patrocínio da Auto Viação 1001 com recursos captados através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.

Saiba mais em http://1001espetaculos.com.br/o-projeto

1001 Histórias com Arte

O 1001 Histórias com Arte, lançado em 2015, consiste em um ônibus biblioteca –ateliê que realiza oficinas gratuitas de artes, cultura e literatura para crianças matriculadas em Escolas Públicas de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo é ampliar e democratizar o acesso das crianças ao conteúdo cultural do projeto, incentivar a leitura e a experimentação artística de forma lúdica e divertida. Os pontos de partida são sempre temas relacionados com a literatura infantil. Durante as oficinas, as crianças produzem trabalhos utilizando desenho, colagem, escultura, gravura, aquarela e pintura, em atividades orientadas por educadores.

Além das atividades nas escolas, de segundas às sextas-feiras, o ônibus do 1001 Histórias com Arte participa de eventos planejados pelos municípios e, a partir de parcerias firmadas com as Prefeituras, ONGs e instituições culturais vai oferecer oficinas abertas nos finais de semana.

O projeto 1001 Histórias com Arte é uma realização da Spiral Criativa em parceria com o Instituto JCA, e conta com patrocínio da Auto Viação 1001.

Saiba mais em http://www.1001historiascomarte.com.br/o-projeto