Fortalecendo Trajetórias

O Fortalecendo Trajetórias é um programa permanente de apoio e acompanhamento social e pedagógico com encaminhamento articulado com a rede socioassistencial para jovens que se encontram em momentos cruciais de suas vidas: a passagem do ensino fundamental para o ensino médio e do ensino médio para o ingresso na universidade. O Fortalecendo Trajetórias é dividido em duas fases: Reforço Escolar e Acompanhamento Social e Pedagógico.

Reforço Escolar

O Reforço Escolar atua em duas etapas, na primeira, tem a proposta de reforçar o ensino aprendizagem do aluno, atuando diretamente nas áreas de maior defasagem escolar.  Nesta etapa são trabalhados durante de dois meses as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.  

Preparatório Escolar
O Preparatório Escolar se configura como a continuação do Reforço Escolar, sendo o momento de prepará-los para os futuros exames de escolas públicas de qualidade como IFRJ, Pedro II, etc. Durante cinco meses são trabalhados os conteúdos das  disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.  

Acompanhamento Social e Pedagógico
A segunda fase do Fortalecendo Trajetórias consiste em um acompanhamento global e diversas formas de apoio a estudantes ao longo do ensino médio entre escolas públicas e escolas privadas parceiras. Além desses apoios, o programa procura estar ao lado do jovem a cada momento, acompanhando-o em todos os passos de sua evolução, desde seu ingresso no programa até a inserção na universidade. Neste sentido, o IJCA cumpre o papel de fomentar um conjunto de parcerias convergentes: com o jovem, com a sua família e com a escola que o recebe.

Quem pode participar?
Os processos seletivos do Programa Fortalecendo Trajetórias contemplam estudantes do 9º ano e 1º do ensino médio da rede pública de ensino de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Anualmente, o Instituto JCA divulga um edital de abertura de inscrições. Acompanhe os sites e redes sociais para saber quando iniciará o processo seletivo.