Oficina do Ensino

Oficina do Ensino

O Oficina do Ensino é um programa permanente de qualificação profissional cujo objetivo é oportunizar aos jovens (18-29 anos) o desenvolvimento de competências para o trabalho e ampliação das oportunidades de inserção profissional digna. As formações são gratuitas e oferecidas em duas modalidades: cursos livres e jovem aprendiz.

Aprendizagem – Jovem Aprendiz

Desde 2012, o IJCA é habilitado como organização qualificadora para a oferta do chamado Jovem Aprendiz.  Entre os diferenciais das formações oferecidas pelo Instituto estão a autonomia na implementação de metodologias conforme as necessidades dos jovens, laboratórios equipados, avaliação contínua e no mínimo 700 horas de vivência profissional. O programa vem sendo implementado como uma estratégia na área de formação e inserção do jovem maior de 18 anos e menor de 24 anos no mercado de trabalho, com base na Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº5.598/2005.

Cursos Oferecidos:

  • Auxiliar de Mecânica à Diesel e Elétrica Veicular
  • Auxiliar Administrativo
  • Auxiliar Administrativo com ênfase em Atendimento ao Cliente
  • Auxiliar de Operações Logísticas
  • Aprendiz de Funileiro de Veículos

Período de formação

  • 11 meses

Público-alvo

  • Jovens de 18 a 24 anos, oriundos de escolas públicas

Cursos livres

O Oficina do Ensino também oferece cursos livres voltados para o setor de transporte rodoviário, área administrativa e, mais recentemente, tecnologia da informação e comunicação. A formação é presencial e gratuita,  desenvolvida com aulas práticas e teóricas específicas, que englobam temas específicos, além de empreendedorismo, sustentabilidade, mobilidade urbana, cidadania e projeto de vida. Os cursos incluem ainda cerca de 100 horas de Vivência Profissional, estágio supervisionado em empresas parceiras.

Cursos Oferecidos:

  • Mecânica à Diesel com Injeção Eletrônica
  • Elétrica Básica e Refrigeração Veicular
  • Pintura Automotiva
  • Funilaria e Solda
  • Auxiliar Administrativo

Período de formação

  • 6 meses

Público-alvo

  • Jovens de 18 a 29 anos, oriundos de escolas públicas

Como participar do Oficina do Ensino?

A seleção para os cursos do programa Oficina do Ensino são realizadas com processo seletivo. Editais públicos ficam disponíveis no site e redes sociais do IJCA com os critérios e procedimentos para participação do processo de cada formação. Podem se inscrever jovens a partir de 18 anos, com baixa renda oriundos de escolas públicas e residentes nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio de Janeiro. Além dos conhecimentos específicos de cada área, as formações oferecem módulo básico de Língua Portuguesa e Matemática, além de módulos e atividades transversais e complementares, tornando a formação mais rica e completa.

Etapas da formação:

MÓDULO DE APOIO

  • Aula Inaugural
  • Português
  • Matemática
  • Projeto de Vida
  • Palestras
  • Oficina de Pesquisa e Projetos

MÓDULO ESPECÍFICO

  • Os conteúdos deste módulo variam de acordo com o curso.


Vivência Profissional

Os alunos do Programa Oficina do Ensino têm a oportunidade de se tornarem profissionais mais preparados para o mercado de trabalho quando participam do período de vivência profissional, etapa da formação que agrega conhecimento prático ao aprendizado que recebem em sala de aula. Na sede de empresas parceiras, os jovens dos cursos livres e Jovem Aprendiz realizam atividades práticas, o que proporciona experiências qualitativas aos jovens e a oportunidade de estar em contato com o mundo do trabalho.

Saiba mais:

Mostra de Trabalhos

A Mostra de Trabalhos é a culminância de pesquisas produzidas durante a Oficina de Pesquisa e Projetos. O componente curricular faz parte do programa Oficina do Ensino e tem o objetivo de apoiar a formação dos jovens com foco no desenvolvimento de pesquisas e de projetos e incentivar a criação de novas ideias, permitindo que os jovens não se limitem aos conteúdos técnicos do curso. Dessa forma, os alunos são desafiados a refletir sobre assuntos e problemas do seu cotidiano, elaborando trabalhos que são apresentados ao público e avaliados por professores e colaboradores.

Durante o evento, os estudantes têm a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas para um público variado. Todos os visitantes avaliam as apresentações dos projetos e a equipe de Programas e Projetos do IJCA analisa os planos de pesquisa e diários de bordo elaborados pelos grupos. Desta maneira, se elege os três melhores grupos seguindo os critérios como clareza, objetividade, criatividade, organização e profundidade da pesquisa. Os vencedores são premiados com vales-cultura.

Clique aqui e confira o resultado da 9ª Mostra de Trabalhos IJCA 

Projeto de vida

Nas formações do programa Oficina do Ensino, o Projeto de Vida é uma atividade transversal ao curso e tem como foco o desenvolvimento pessoal do jovem, passando pelo autoconhecimento, planejamento pessoal e elaboração de metas. Realizado ao longo do curso em encontros mensais, o projeto desenvolve atividades que buscam possibilitar que os jovens conheçam os seus potenciais e pontos fortes.

Durante os meses, as ações são desenvolvidas a partir de quatro temas principais: o autoconhecimento; a desprogramação que consiste em identificar crenças e questões limitantes; a reprogramação, que é a etapa em que se transforma os impedimentos em algo positivo; e o planejamento, no qual aprendem a transformar sonhos em metas.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto de Vida.