O empreendedorismo no Brasil tem sido um caminho para a geração de renda e a inclusão produtiva, especialmente entre grupos historicamente excluídos no mercado de trabalho formal. Segundo dados apresentados no seminário “Empreendedorismo e Inclusão Social GEM 2024”, 70% das pessoas em vulnerabilidade socioeconômica e 55% das mulheres veem nessa alternativa uma oportunidade de ascensão econômica.
Nesse contexto, a educação empreendedora desempenha um papel-chave, oferecendo ferramentas e conhecimentos que permitem a organização de um negócio, a precificação de serviços e o desenvolvimento de estratégias para atrair e fidelizar clientes. Foi essa busca por qualificação que motivou mulheres como Ana Cristina e Gyovanna Rosa a se especializarem através do curso de Tranças e Designer de Cílios, do projeto de Beleza e Empreendedorismo.
O Beleza e Empreendedorismo é um projeto que se propõe a desenvolver novas experiências com as mulheres do entorno do Instituto JCA, com fomento à geração de renda e a inclusão produtiva. Atualmente, ele segue três etapas: Desenvolvimento Humano, Capacitação Profissional em Tranças e Designer de Cílios e Empreendedorismo em parceria com o Sebrae Rio de Janeiro.
Ana Cristina da Conceição, de 44 anos e residente do Baldeador, Niterói, atuava como empregada doméstica e viu no curso uma oportunidade de crescimento profissional e independência financeira. “Sempre gostei dessa área de beleza, e o curso me ajudou a aperfeiçoar minhas técnicas. Hoje, consigo complementar minha renda e estou no caminho para realizar meu sonho de ter um espaço próprio de trabalho”, conta.
Já Gyovanna Rosa, de 21 anos e moradora de Santa Bárbara, Niterói, que já atuava como trancista antes da formação, implementou mudanças após a qualificação. “Além de aprimorar minhas técnicas, aprendi a lidar melhor com as clientes, a me apresentar profissionalmente e a precificar meu trabalho da forma correta. Isso fez toda a diferença”, relata.
Além da formação profissional
Em 2024, 36 mulheres do entorno do Instituto JCA participaram da capacitação em Tranças e Design de Cílios, vivenciando uma jornada que vai além da formação profissional. Durante o projeto, foram realizados 4 minicursos e 3 palestras que integraram habilidades práticas e competências emocionais essenciais para o empreendedorismo feminino.
Como parte do apoio à implementação de seus negócios, 12 participantes receberam kits semente – um incentivo inicial para a compra de materiais e o início de seus negócios – além de mentorias personalizadas, com foco no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Atualmente, essas mulheres seguem na fase três do projeto, com acompanhamento contínuo e mentorias até junho de 2025, fortalecendo sua atuação no mercado com cada vez mais segurança e autonomia.