Instituto JCA e Grupo Guanabara formam turma em parceria

Parceria Guanabara

A parceria entre o Instituto JCA com o Grupo Guanabara, por intermédio da Guanabara Diesel, braço da holding dedicado à revenda de veículos comerciais e peças Mercedes-Benz, rendeu bons frutos. No dia 18 de dezembro, 12 jovens do recém criado Jovens do Futuro se formaram no curso de Auxiliar de Mecânica a Diesel e Elétrica Veicular, do programa Oficina do Ensino. A parceria, que também contou com a  Associação Beneficente Projeto Esperança (ASBEPE), teve início este ano com foco em formação e empregabilidade juvenil no setor de transporte.

Os jovens passaram por um ciclo formativo com duração de seis meses na sede do IJCA, com mais de 480 horas de aulas teóricas e práticas, pesquisas e projetos, visitas técnicas, projeto de vida. Para garantir o acesso e permanência na formação, os jovens receberam acompanhamento, material didático, alimentação, uniforme, equipamento de proteção individual (EPI) e ajuda para o deslocamento.

A última etapa da formação, a  vivência profissional, foi realizada na Guanabara Diesel. Durante a formatura, o aluno Jonathan Pascoal falou sobre como a experiência foi importante para o desenvolver um olhar ampliado sobre a rotina de trabalho na área. “Essa vivência não foi apenas um treinamento, mas uma chance real de ver a dinâmica do mercado e entender como contribuir. Além disso, essa vivência nos proporcionou um momento de aprendizado e troca de experiências que não tem preço. Cada desafio enfrentado e cada conquista nos aproxima mais do objetivo de nos tornarmos profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho”, discursou.

Para Maysa Gil, diretora-executiva do Instituto JCA, a parceria entre o IJCA e o Grupo Guanabara tem enorme potencial para ampliar o impacto das organizações ao promover capacitação profissional e possibilitar a retenção de jovens no setor de transporte, gerando trabalho e renda para a juventude. “As desigualdades sociais são complexas e nós acreditamos firmemente no valor da colaboração. Nós encontramos juntos forças e complementaridades para podermos facilitar o acesso e a permanência dos jovens a um programa sólido, com formação, cuidado, afeto, conteúdo e experiências pessoais, profissionais, sociais e culturais. Nós nos somamos para alavancar essas trajetórias juvenis e o trabalho no território”, afirma Maysa.

Compartilhe

Posts Relacionados

Permanência estudantil: desafios e oportunidades

Apesar dos avanços no acesso às universidades públicas com a Lei de Cotas, a permanência estudantil ainda representa um desafio...

Conheça o projeto Se Liga no Ensino Médio!

Já imaginou poder encontrar, em um único lugar, tudo o que precisa saber sobre os colégios de ensino médio? No...

Parceria entre Rique Valente e Instituto JCA

Para celebrar 20 anos transformando trajetórias por meio da educação, o Instituto JCA firmou uma parceria com a marca Rique...