Instituto JCA realiza lançamento de Guia de Acesso e Permanência

O Instituto JCA  promove em 09 de fevereiro o lançamento do Guia de Acesso e Permanência Estudantil. Com a proposta de reunir informações que facilitem o caminho do jovem até a universidade, o material inédito que contou com a participação de Giselle Pinto, Assistente Social e Pesquisadora Organizadora, será publicamente divulgado em live no canal do Instituto JCA no YouTube a partir das 10h.

“Nós vemos, que o estudante já percebeu que ao ingressar em uma faculdade ele precisa de apoio e de ajuda para percorrer o caminho universitário. Então o Guia tem esse objetivo de diminuir o caminho do estudante com as informações.”, pontua Giselle.

O documento prevê um conteúdo dividido em duas partes: o período de acesso e o de permanência na graduação. Na fase de entrada, o conteúdo reunirá informações com foco no público jovem, especialmente, para estudantes concluintes do ensino médio, com abordagens sobre o acesso às universidade públicas e privadas através dos principais programas do Governo Federal, e explicação acerca do sistema de cotas e seu público alvo.

 Já na fase de permanência na universidade, o(a) jovem receberá conteúdo sintetizado sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que visa auxiliar a permanência de estudantes com baixa renda em cursos presenciais de graduação nas instituições federais de ensino superior. Com estas informações o(a) estudante terá acesso à bolsas, auxílios e programas de assistência estudantil que estão na cobertura de sua instituição, nas áreas de: moradia estudantil; alimentação; transporte…etc.

“É muito importante a criação deste guia porque os estudantes das classes mais pobres chegam nesses espaços sendo os primeiros da família mas sem saber como se manter, enfrentando dificuldades…então acredito que o guia vai ser fundamental para estes alunos e para aqueles que estarão acessando estes espaços pela primeira vez. Eu acredito que daqui a alguns anos nós vamos ver o reflexo dessa iniciativa na vida dos jovens.”, afirmou o jovem Claudioney Abreu, estudante de Jornalismo, Letras Português/Literatura e Gestão Pública.

O Guia de Acesso e Permanência é uma iniciativa do Instituto JCA, organização que atua com foco na promoção de acesso à  educação de qualidade aos jovens de origem periférica do leste fluminense, realizado juntamente com a pesquisadora Giselle Pinto. A previsão de lançamento será em 09 de fevereiro de 2023.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...