Instituto JCA realiza Papo Literário com autor gonçalense Rodrigo Santos

No dia 25 de agosto estreamos o Papo Literário com o autor gonçalense Rodrigo Santos. A atividade aconteceu no auditório do Instituto JCA e contou com a presença de alunos  do programa Fortalecendo Trajetórias e do Programa Oficina do Ensino, além de parte da equipe e responsáveis dos estudantes. 

Durante o evento, Rodrigo relembrou os bastidores por trás de ‘Fogo na Encruzilhada’,  livro lançado em meados de 2022 pela editora Periferias. A obra é uma continuação do romance ‘Macumba’, onde uma série de assassinatos em centros de Umbanda e terreiros de Candomblé são desvendados pelo detetive Ramiro, personagem central da trama que se passa na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Ramiro, além de investigador é cristão e se vê mais uma vez num impasse entre forças que fogem da sua compreensão, desta vez na defesa da camada mais invisível da sociedade: pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. 
A proposta do Papo Literário é aproximar os jovens da literatura através de obras recentes, que trazem temáticas como trajetória profissional e questões sociais vividas em ambientes semelhantes aos que eles têm contato. Sobre retratar sua vivência e origem através da escrita, Rodrigo comenta:  “Eu escrevo para falar de onde eu venho, as minhas histórias e para que o meu leitor de alguma maneira se modifique. Não quero salvar o mundo, quero que alguma coisa que eu escreva consiga se conectar com algo que este leitor já tem e assim fazer um movimento maravilhoso.”

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...