Instituto JCA realiza sua 1ª Conferência Livre pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Com a presença de alunos do programa Fortalecendo Trajetórias, o IJCA propôs um momento de debate sobre cidadania, direitos humanos, democracia e protagonismo juvenil no dia 27 de outubro. Os encontros aconteceram nos turnos da manhã e da tarde e foram organizados através da mobilização feita pela Comissão Organizadora da 11ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Niterói. O objetivo é realizar atividades educacionais, simplificadas e de fácil entendimento para os jovens. 

Kenia Oliveira, analista de projetos do Instituto, conduziu o diálogo com os jovens Kaiky Nascimento, Marcos Manhães e Sthefany Pereira,  ex-alunos do Fortalecendo Trajetórias.  Sthefany Miranda, uma das alunas do Reforço Escolar, comentou sobre a importância desse momento de troca de conhecimento. “Foi muito bom aprender um assunto que é pouco abordado na minha escola, um assunto que deveria ser ensinado. Temos muitos direitos e não sabemos, é muito importante fazer uma roda e conversar sobre isso, nunca vou esquecer esse encontro”, afirmou.

Para Kaiky Nascimento, estudante do IFRJ-Niterói e membro do grêmio estudantil, a conferência é de extrema importância para os adolescentess. “São jovens que muitas vezes não têm esse espaço para falar e conhecer os seus direitos, aquilo que eles podem e não podem fazer. Essa proposta de garantir o acesso à informação deles muda toda a realidade”, observa. 

A proposta da Conferência Livre atribuída às escolas, instituições, fóruns e comitês, é de coletar propostas para serem levadas à Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Niterói, que terá como tema “A situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia do Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...