Aos 20 anos, Haira Silva tem uma rotina intensa, mas com um propósito bem definido. Moradora de Manilha, em Itaboraí, estudante do 5º período de pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e estagiária no setor de Planejamento e Gestão (P&G) no Grupo JCA, ela divide seu tempo entre trabalho, estudos, sonhos e o amor pela educação.
A trajetória dela com o Instituto JCA começou em 2019, ainda no 9º ano do ensino fundamental. Durante uma aula de matemática na Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, conheceu o programa Fortalecendo Trajetórias. A distância até a sede do Instituto preocupava os pais, mas o entusiasmo de Haira convenceu a família. “Até então, eu não havia pensado em qual faculdade faria ou qual carreira seguiria. Sempre gostei de estudar, mas não tinha muita informação. Quando percebi que poderia ir além, meus olhos brilharam. Consegui convencer meus pais e mostrei que era uma oportunidade legal”, relembra.
No início, ela teve dificuldades em algumas disciplinas e chegou a pensar em desistir, mas encontrou no Instituto professores e colegas que a incentivaram a acreditar em seu potencial. Esse apoio foi decisivo para sua chegada à universidade pública. “Escolhi a pedagogia porque acredito que a educação é muito importante e ela media todas as outras áreas, ela forma todas as outras profissões. Sem educação, não temos consciência dos nossos direitos”, explica. A formação, além de abrir caminhos profissionais, se tornou uma ferramenta para auxiliar a irmã mais nova, Ana Marcele, de 17 anos, que é autista.
Antes do estágio atual, Haira trabalhou em um quiosque de açaí no São Gonçalo Shopping e, depois, como auxiliar administrativa em uma organização social. “O quiosque foi meu primeiro trabalho e, apesar de parecer algo simples, me ensinou muito. Desenvolvi muito a minha comunicação e, quando o quiosque fechou, recebi o convite para trabalhar na área de ouvidoria”, explica.
Em 2025, a entrada no Grupo JCA trouxe novos desafios. “Confesso que me senti insegura. Eu estava saindo de uma vaga CLT para o meu primeiro estágio, mas pensei: gosto tanto da empresa, preciso tentar. Fiz a entrevista e, desde o início, fiquei encantada com minha gerente e com o setor”, relembra. Hoje, como estagiária, atua na área de Sistema de Gestão Integrado (SGI), onde aplica um olhar pedagógico para pensar em formas de tornar os processos de implementação do sistema mais eficaz. “Aqui consigo unir tudo o que gosto: pedagogia, administração e um ambiente dinâmico. É perfeito para mim”, resume.
Para o futuro, Haira almeja seguir na área administrativa, unindo a experiência prática à paixão pela educação. E, para quem também enfrenta a rotina intensa de conciliar diferentes atividades, ela deixa um conselho: “Quando você sabe o seu propósito, as coisas ficam mais leves. Não que seja fácil, é desafiador, mas ter uma meta, uma motivação para acordar todos os dias faz a caminhada ter mais sentido”. Com brilho nos olhos, ela resume o que a move: “Quero continuar no Grupo JCA e quero fazer, pela vida de outras pessoas, um pouco do que fizeram por mim por meio da educação. Foi a educação que me transformou e me mostrou novos caminhos. Agora, quero mostrar que aprender pode ser mais leve e que sempre é possível encontrar um propósito”.
