Viação Cometa e IJCA estreiam o calendário gratuito de cultura no Parque Vila Maria, SP

Risos, gargalhadas, consciência ambiental e muita interação. Os meses de outubro e novembro serão de pura alegria para crianças e jovens da rede pública de ensino de algumas escolas do Parque Vila Maria, zona norte do município de São Paulo. As atividades fazem parte do calendário sociocultural da empresa de transportes rodoviários Viação Cometa, que ajudou a construir o bairro no qual está há mais de 68 anos e conta o apoio estratégico do Instituto JCA, que vai promover uma ocupação cultural gratuita para alunos da rede pública do Parque Vila Maria.

Cerca de 3.500 estudantes serão beneficiados com as atividades que vão ocorrer de forma gratuita, em diversos dias e horários, dentro das instituições de ensino pré-selecionadas: CCA Cidade Nova, EMEF Paulo Carneiro, EMEF Coronel Ary Gomes, CEU Parque Novo Mundo, EMEF Profa. Celia Regina e CCA Solid Rock.

Duas companhias farão parte do calendário Cultural, que vai ocorrer de 11 de outubro a 11 de novembro, são elas:

A companhia de teatro Parafernália, com o projeto: “Água nosso bem mais precioso”, como o nome já indica, o objetivo é de sensibilizar e conscientizar sobre o uso da água, as mudanças climáticas e o comportamento humano relacionado à sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. Ao final das apresentações haverá distribuição de cartilhas e revistas interativas (com atividades pedagógicas sobre a água e meio ambiente).

O “Contando e Cantando Histórias” tem o incentivo à leitura como um dos motes e através de cenários lúdicos e canções icônicas, a personagem Carla desenvolve a trama com ajuda da graciosa e divertida corujinha Chouette, de sua boneca, Emília, e personagens de manipulação.

Para contemplar todos os moradores da Vila Maria, o espetáculo “Água nosso bem mais precioso”, será apresentado no dia 22 de outubro, em duas sessões (10h e 14h)  no equipamento cultural CEU Parque Novo Mundo. São aguardadas cerca de 200 pessoas por sessão.  

“Por conta do Covid não pudemos realizar esse trabalho no ano passado e ficamos completamente realizados em participar desta iniciativa. Essas ações compõem a estratégia de direcionar recursos para o território visando contribuir com o desenvolvimento cultural e educativo dos jovens e seus familiares, fortalecer as parcerias e promover trocas e vivências entre a Viação Cometa que é a patrocinadora e reside no Parque Vila Maria há mais de seis décadas e as pessoas que residem aqui. Nós, do IJCA, somos uma ponte nesse processo e desejamos participar dele por muito tempo”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.  

A Vila Maria é um distrito localizada na zona norte do município de São Paulo, com uma população de 107.395 habitantes, de acordo com o censo do IBGE de 2010 e que possuí muitas empresas relacionadas à transportes de cargas e ferroviários como a própria Viação Cometa que patrocina o calendário cultural e esportivo desde 2016. Ao longo desses sete anos de atividades, 19 mil pessoas foram sensibilizadas e o patrocínio à empresa de transportes terrestres patrocinou 33 iniciativas, 28 organizações, 11 produtoras parceiras com um total de 4,49 Milhões de recursos mobilizados.

Compartilhe

Posts Relacionados

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...

Juventude, educação e mundo do trabalho

Anualmente, formam-se mais de 300 jovens no Instituto JCA.  São adolescentes em busca de ampliação de possibilidades no campo educacional...

Conectar vivências e territórios através da arte e esporte

Ao longo de sete anos de atuação em São Paulo, o Instituto JCA em parceria com a Viação Cometa desenvolve...