Novembro é mês de celebração pelo nosso aniversário. Fundado por Jelson da Costa Antunes, nosso instituto nasceu há 16 anos com o propósito de geração de oportunidades de desenvolvimento e realização para a juventude de origem popular e de regiões periféricas.
Novembro é um mês muito especial para nós. Mês de celebração pelo nosso aniversário, momento de agradecer e refletir sobre o caminho que trilhamos até aqui. São 16 anos comprometidos geração de oportunidades de desenvolvimento e realização para a juventude de origem popular e de regiões periféricas. Sonho que nasceu dos anseios do Sr. Jelson, nosso fundador, de contribuir com as gerações que estão em formação e serão responsáveis por levar adiante a construção de um país melhor.
Para nós, fortalecer trajetórias é acompanhar os jovens em seus caminhos, apoiando-os e tendo como horizonte a sua autonomia e, também, a ampliação de seu leque de possibilidades de escolha de vida e as chances de construir um percurso profissional e pessoal de realização, cidadania e felicidade.
Contribuímos com milhares de jovens e suas famílias nesse percurso e, sem dúvida, evoluímos a partir desses inúmeros encontros. Cada trajetória é respeitada pela sua singularidade e potência em seus projetos de vida pessoal e profissional e, a partir de cada uma delas, ampliamos o nosso senso de comunidade, cidadania e responsabilidade social.
Em 2020, a pandemia revelou as desigualdades sociais e educacionais de uma forma única. Diante de tantas notícias difíceis, com resiliência e adaptações, celebramos: mais de 500 jovens apoiados com auxílios-emergenciais e incentivados na busca do conhecimento – via o Programa Fortalecendo Trajetórias e Jovens Comunicadores em Saúde, em conjunto com a ong BemTV; a potência da parceria com o Grupo JCA, através do JCA Solidário, promovendo a conexão com organizações sociais centrais na área de segurança alimentar, mobilizando toneladas de doações de alimentos e máscaras junto aos nossos entornos nas regiões Sul e Sudeste; e a manutenção dos diálogos e relação de confiança com os profissionais da educação pública.
Para o futuro queremos impactar ainda mais socialmente e articular novos jeitos de fazer que alavanquem iniciativas próprias e apoiadas, relevantes nos territórios em que atuamos.