Quem somos

Sobre o IJCA

Das trajetórias pessoais ao território em rede: um percurso de trabalho na educação

Fazer a diferença na sua comunidade, promover o desenvolvimento social, econômico e humano e olhar para as gerações que estão em formação e serão as responsáveis por levar adiante o sonho de um país melhor. São estes desejos que inspiraram Jelson da Costa Antunes a fundar o Instituto JCA, ligado ao Grupo JCA, estruturado com instalações físicas adequadas e equipe altamente qualificada, para desenvolver ações com foco em educação, na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro, onde se encontra a sede do instituto. 

O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) é um investimento social familiar, fundado em 2004 pelo empresário do setor de transportes, Jelson da Costa Antunes. Por acreditar que a desigualdade social é uma questão a ser superada, a organização trabalha na área de educação com projetos que melhorem as oportunidades de jovens para que se projetem para um futuro com mais possibilidades de escolha e mais chances de construir um percurso profissional e pessoal de realização, cidadania e felicidade.

O IJCA acredita na educação como instrumento para a transformação social por meio da emancipação de jovens, para que consigam superar as amarras que as condições sociais insistem em lhes impor. Desde a fundação da organização em 2004, o instituto já impactou positivamente mais de 4.000 adolescentes e jovens de origem popular incentivando o seu protagonismo e estimulando-os na criação e concretização de seus sonhos e projetos.

Os principais programas permanentes do instituto são o Fortalecendo Trajetórias e o Oficina do Ensino. O primeiro tem como objetivo dar aos jovens (13-18 anos) a oportunidade de ter uma boa formação no ensino médio, de modo a estarem capacitados a ingressar e cursar boas faculdades, com valores fortes e autonomia intelectual para construírem bonitas trajetórias de vida. Já o Oficina do Ensino atua na qualificação profissional cujo objetivo é oportunizar aos jovens (18-29 anos) o desenvolvimento de competências para o trabalho e ampliação das oportunidades de inserção profissional digna.

O IJCA liderou o movimento #TamoJunto9ºano (2016-2019), projeto de articulação que une secretarias de educação, organizações da sociedade civil e estudantes para mobilizar os jovens oferecendo e identificando oportunidades educacionais na transição do ensino fundamental para o ensino médio buscando provocar e fomentar ações que qualifiquem a educação nas cidades de São Gonçalo e Niterói.

Atualmente o IJCA co-lidera, juntamente com outras organizações sociais, o Redes em Foco Niterói cujo objetivo é fortalecer redes de organizações locais para a redução das desigualdades educacionais de crianças e adolescentes no Brasil.

Ao expandir o seu papel de articulador, o instituto tem atuado no desenvolvimento de territórios através do investimento sistemático em projetos culturais e esportivos incentivados e da articulação de relacionamentos e parcerias estratégicas com empresas e organizações públicas e privadas locais no Rio de Janeiro e São Paulo.

Missão

Atuamos com educação ampliando oportunidades para jovens construírem uma trajetória pessoal e profissional de realização. cidadania e felicidade.

Visão

Ser potencializador do protagonismo juvenil movendo alianças e parcerias para o ecossistema socioeducativo + inclusivo, equitativo e de qualidade.

O FUNDADOR

JELSON DA COSTA ANTUNES

Jelson da Costa Antunes é considerado um dos maiores empresários do setor de transporte do país. Jelson nasceu em 1927, no município fluminense de Itaboraí. Iniciou sua vida profissional muito jovem, auxiliando o pai, inicialmente em um armazém e depois em olaria. Aos 19 anos, após trabalhar com trocador, eletricista, mecânico, encarregado e gerente em empresas de ônibus, tornou-se sócio de seu irmão em um único ônibus. Jelson trabalhava em seu “meio ônibus”, como costumava dizer, como motorista e mecânico, dirigindo e consertando o carro se quebrasse.

Em 1948, após desfazer a sociedade com o irmão, Jelson foi para a cidade de Macaé, onde adquiriu seu próprio ônibus e iniciou o transporte de passageiros. No final dos anos 40, já possuía quatro ônibus circulando, incluindo um veículo novo, que ficou conhecido como “táxi de luxo” por ser o único na região. Nas décadas seguintes, fundou ou se associou a diversas empresas de ramo de transportes.

Empresário de sucesso, em 1968 comprou a Auto Viação 1001, na época a terceira maior empresa do estado. A opção foi pela fusão das empresas, que gradativamente foi alcançando projeção nacional. Ao adquirir a Viação Cometa ,Jelson da Costa Antunes conclui o ciclo de aspirações empresariais e passa a comandar um dos maiores grupos de transporte rodoviário do país.

A equipe

Abigail-150x150-1

Abegail Peres

Copeira

camilla-150x150-1

Camylla Reis

Analista de Dados

40121946732_a1d1909ae8_z-150x150-1

Elen Alves

Analista de Projetos Sociais PL.

Ellen-150x150-1

Ellen Sileni

Analista de Projetos Sociais PL.

fabio

Fábio de Andrade

Vigia

fernanda-figueiredo

Fernanda Figueiredo

Assessora Pedagógica

Design sem nome

Janaina Nascimento

Assistente de Atendimento

44591915090_a2c7ab07a8_o-150x150-1

Jéssica Andrade

Analista Administrativa PL.

jessica-santos

Jéssica Santos

Coordenadora de Comunicação (Paiol Cultural)

josiane-tavares

Josiane Tavares

Assistente de Comunicação (Paiol Cultural)

26281590668_56a33894f0_z-150x150-1

Kenia Oliveira

Analista de Projetos Sociais PL.

maysa-gil

Maysa Gil

Gerente Executiva

nilson-silva-150x150-1

Nilson da Silva

Assistente de Manutenção Predial

25282390107_f96c76b8a4_z-150x150-1

Ricardo Garcia

Coordenador de Planejamento Financeiro

rosana-peres-150x150-1

Rozana Mendes

Auxiliar de Serviços Gerais

20230519_151309

Simarlucia Souza

Auxiliar de Serviços Gerais

02-Wilson-Vasconcelos

Wilson Vasconcelos

Coordenador de Programas e Projetos Sociais

Conselho

Conselho curador

(2022 - 2025)
  • Tatiana Antunes de Andrade (Presidente)
  • Heloisa Helena Antunes de Andrade (Vice-presidente)
  • Amaury de Andrade (In Memoriam)
  • Carlos Otávio de Souza Antunes
  • Marcelo Garcia Antunes

Conselho diretor

(2022 - 2025)
  • Marcia Valéria Gonçalves Vaz (Diretora Presidente)
  • Gustavo Nader Damião Rodrigues (Diretor Vice-presidente)
  • Fábio da Silva Roza

Conselho fiscal

(2022 – 2025)

  • Ademir Cunha de Oliveira
  • Leda Macedo Rodrigues
  • Paulo Roberto Perdigão de Araújo

Linha do tempo

2004 - 2009
Fundação do IJCA por Jelson da Costa Antunes

Início dos programas Fortalecendo Trajetórias e Oficina do Ensino.

INAUGURAÇÃO

A sede do IJCA possui salas de aula, centro digital, biblioteca, auditório e laboratórios de refrigeração veicular, pintura automotiva, elétrica veicular e mecânica.

LANÇAMENTO REDE AGIR

O projeto tem como foco a formação de jovens empreendedores sociais.

Premiações

Prêmio Fetransport 5 anos IJCA.

2004 - 2009
2010 - 2014

Participação no Programa Caminhos e Trilhas focado na formação de gestores sociais em temas que envolviam a educação, trabalho e políticas sociais para juventude. IJCA chancelado como organização social qualificadora na Lei da Aprendizagem. Parceria com a Ashoka para realização do projeto “Geração Muda Mundo”.

PARTICIPAÇÃO NA 16° ETRANSPORT

Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o IJCA participou da 16° edição da Etransport. No stand eram apresentados programas com debates e rodas de conversa sobre temas como primeiro emprego, mobilidade urbana e conhecimento como via de transformação social.

Premiações

Menção Honrosa no Prêmio Mobilidade Urbana, na categoria Educação e Cultura com o case “Vozes Juvenis sobre Mobilidade Urbana”. 1º lugar no Prêmio ANTPA-ABRATI “Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros” com o projeto “Vivência Profissional – a Qualificação do Jovens em Parceria com o Setor de Transporte”. Recebe o ANTP-ABRATI. Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros com case “Projeto de Vida”, na categoria Responsabilidade socioambiental.

2010 - 2014
2015 – 2018
INÍCIO DO PROJETO CULTURAL “1001 HISTÓRIAS COM ARTE”

Realizado pelo IJCA e Spiral Criativa com patrocínio da Auto Viação 1001, Sit Macaé e Macaense via Lei Rouanet do Ministério da Cultura

ARTICULAÇÃO

Co-criação e liderança do Movimento Tamojunto9ºano em parceria com as secretarias municipais de educação de Niterói e São Gonçalo, IFRJ-Campus São Gonçalo e Paiol Cultural com uma agenda propositiva de mobilização e realização de atividades atingindo mais de 2000 alunos do 9 anos da rede pública de ensino. Início da atuação no Parque Vila Maria – SP com projetos de arte e ação educativa. Lançamento da plataforma Central Solidária de Oportunidades (CSO) em parceria com a BEM TV.

LANÇAMENTO DAS PUBLICAÇÕES

“A Cidade Além das Margens” Case: Instituto JCA uma experiência com a qualificação profissional de jovens aprendizes. Moção de aplausos recebida pelo Conselho Municipal de Educação de Niterói (CMEN) pelo trabalho na ampliação da trajetória escolar e profissional de jovens da rede pública oriundos do município e região.

2015 – 2018
2019 a 20++

Articulação e patrocínio do I Seminário Intersetorial para a Valorização da Educação Pública do Movimento Tamojunto9ºano.

Investimento Semente em projetos com foco em formação de lideranças e atuação na educação pública.

Selo DOAR – iniciativa do Instituto Doar, a certificação legitima o profissionalismo das organizações não governamentais brasileiras.

Início do Rota da Cultura – programa de visitas culturais conciliadas com oficinas preparatórias e artísticas sobre os eixos temáticos pensados especialmente para o território Parque Vila Maria, zona norte de São Paulo.

LANÇAMENTO DAS PUBLICAÇÕES

Lançamento da publicação Fortalecendo Trajetórias: novos caminhos para jovens talentos XIX Bienal do Livro.

Cartilha Boas práticas em Educação Pública: caminhos para aprimorar a qualidade da educação – a publicação reúne relatos apresentados como comunicação oral por profissionais da Educação ao 1o Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública, organizado pelo movimento #TamoJunto9oano.

2019 a 20++

Premiações