IJCA: das Trajetórias Pessoais ao Território em Rede

Design sem nome (3)

No ano em que comemora 20 anos, o Instituto JCA inicia 2024 renovando o olhar sobre suas práticas e ampliando as reflexões sobre o ecossistema socioeducativo no qual está inserido. Mantendo o jovem na centralidade das ações, com programas e projetos voltados para acesso e permanência no ensino médio e superior e capacitação profissional, a organização também está atenta às famílias e ao território do entorno.

Entendendo o planejamento como um percurso, a equipe iniciou o processo ainda em 2023, com workshops facilitados por Antônio Luiz Paula, do Boas Conversas. A partir de dados e trajetórias juvenis e de familiares dos jovens, a equipe desenvolveu reflexões sobre as dinâmicas do ecossistema socioeducativo e, a partir disso, construiu direcionamentos que apontassem para o futuro. “Além da equipe, convidamos para estar conosco alguns parceiros, o que foi fundamental para pensar estratégias para a organização. Acredito que só será possível impactar a realidade do jovem e da sua família se tivermos um olhar atento e renovado para o ecossistema socioeducativo. Ao nos reunirmos, conseguimos trazer diferentes perspectivas e experiências, o que enriquece o processo e nos permite desenvolver iniciativas mais próximas da realidade”, enfatizou Wilson Vasconcelos, coordenador de programas e projetos do IJCA.

Até fevereiro deste ano, foram realizadas três reuniões com os núcleos de governança da instituição. Nesses espaços, são construídos alinhamentos e consensos quanto às bases de direcionamentos e estratégias prioritárias para a construção do plano 2024. “Esse espaço com o Conselho é muito importante. Suas diferentes perspectivas e expertise contribuem significativamente para o amadurecimento das propostas que estamos desenvolvendo. Essa troca de ideias e experiências enriquece nosso processo decisório e nos ajuda a garantir que nossas ações estejam alinhadas com os objetivos e valores da instituição”, destacou Maysa Gil, gerente executiva do IJCA.

Planos e metas

Em 2024, o IJCA irá oferecer cerca de 700 vagas diretas em programas e projetos voltados para acesso e permanência no ensino médio e superior, capacitação profissional, geração de renda e vivências no campo da cultura. Além de manter o foco na promoção da permanência dos estudantes em colaboração com parceiros, a organização também irá fortalecer a participação cidadã e a defesa da democracia participativa entre os jovens e consolidar a presença e representatividade do IJCA nos conselhos de direitos. Novas experiências de formação com mulheres da base da pirâmide social e parcerias com foco em empregabilidade e em estratégias de comunicação comunitária também estão no radar.

O ciclo 2019-2023 foi marcado por muitos desafios. “Atravessamos a pandemia desenvolvendo atividades voltadas para os jovens e suas famílias de forma remota. Tivemos que reformular processos de trabalho e um dos pontos que permitiu que tudo funcionasse foi a sinergia da equipe. Temos trabalhado para continuar focando nas relações de confiança entre nós, jovens, famílias , parceiros, conselheiros e investidores, avançando em parcerias que nos permita ampliar o nosso impacto”, afirma Maysa Gil, gerente executiva do Instituto JCA.

Compartilhe

Posts Relacionados

Conheça o “Se liga no Ensino Médio”

“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje...

Educação e participação social adolescente caminhando juntas

Maria Eduarda Rodrigues, 15 anos, é estudante do curso técnico em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia...

IJCA e Alura com foco na inclusão digital 

Com foco em promover a inclusão digital para jovens periféricos da região metropolitana Leste Fluminense, o Instituto JCA e a...