Curso livre Auxiliar de Operações Logísticas

Objetivo: Desenvolver nos alunos competências Profissionais, conhecimento sobre o apoio logístico às atividades de escritório e operacional das empresas e apresentar os princípios de armazenagem e planejamento de estoques.

Módulo Base

Carga horária

4

Objetivo

Apresentar o IJCA como um espaço de aprendizado e crescimento, onde cada aluno será apoiado e capacitado para atingir seu pleno potencial; inspirar e motivar nossos alunos, destacando a importância da qualificação profissional como um meio para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Integrar alunos
  • Apresentar o Instituto JCA, a Equipe e as regras de convivência

 

Carga horária

32

Objetivo

Oferecer ao aluno subsídios que o auxilie a compreender e identificar tópicos gramaticais relevantes à produção de textos coesivos, redigir e interpretar textos variados, observando especificidades da linguagem e padronização da língua portuguesa.

  • Conceito de comunicação verbal e escrita
  • Língua falada e língua escrita
  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa na elaboração de textos.
  • O uso adequado das palavras no texto
  • A organização das ideias no texto.
  • Mecanismos de coesão e coerência textual
  • As vozes verbais
  • Concordância verbal e concordância nominal
  • Regência verbal e regência nominal
  • Figuras e Vícios de Linguagem
  • Crase
  • Ortografia
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Interpretação de textos
Ao concluir

Os alunos serão capazes de dominar a modalidade escrita através da produção de texto, promover a compreensão e síntese de textos através de leitura analítica e crítica interpretativa e possibilitar a expressão e organização de ideias bem estruturadas, coesas e coerentes.

Carga horária

32

Objetivo

Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.

  • Conjunto dos números inteiros (z);
  • Potenciação;
  • Radiciação;
  • Números primos;
  • M.m.c. (mínimo múltiplo comum);
  • M.d.c. (máximo divisor comum);
  • Conjunto q (conjunto dos números racionais);
  • Dízimas periódicas;
  • Medidas;
  • Porcentagem;
  • Álgebra;
  • Sistema de equações;
  • Juros simples;
  • Juros compostos;
  • Estudo do tempo e movimento;
  • Cálculo de despesa, receita e custos;
  • Estatística;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Margem de lucro;
  • Projeções financeiras;
  • Produção;
  • Fluxo de caixa;
  • Estudo do tempo (movimentos, associações)
Ao concluir

Os alunos estarão capacitados para aplicar uma ampla gama de conceitos matemáticos em situações práticas. Eles desenvolverão habilidades de raciocínio lógico e serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, M.M.C., M.D.C., números racionais, porcentagem, álgebra, sistemas de equações, juros simples e compostos, entre outros. Isso lhes proporcionará uma base sólida para resolver problemas do mundo real e tomar decisões informadas em diversas áreas profissionais.

Carga horária

32

Objetivo

Aplicar a matemática em situações do cotidiano como o meio e não como o fim.

  • Conjuntos
  • Geometria
  • Regra de Três
  • Porcentagens
  • Funções Matemáticas
  • Gráficos
Ao concluir

Os alunos serão capazes de diferenciar os elementos de cada conjunto e saber realizar as operações fundamentais com cada um deles, ter uma noção de unidade de medida necessária para o exercício das funções que o cargo habilita, representar e interpretar gráficos, tabelas e textos que envolvam raciocínio numérico e/ou matemática, dominar cálculos com regra de três como uma ferramenta de ampla aplicabilidade no cotidiano do aluno, aplicar a matemática nas situações do cotidiano e perceber a matemática dos eventos do cotidiano.

Carga horária

32

Objetivo

Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.

  • Conjunto dos números inteiros (z)
  • Potenciação
  • Radiciação;
  • Números primos
  • M.m.c. (mínimo múltiplo comum)
  • M.d.c. (máximo divisor comum)
  • Conjunto q (conjunto dos números racionais)
  • Dízimas periódicas
  • Medidas
  • Porcentagem
  • Álgebra
  • Sistema de equações
  • Estudo do tempo e movimento
  • Frações
  • Proporções
  • Área das Figuras Planas
  • Transformação de Unidades
  • Termometria
  • Calorimetria

 

Ao concluir

Os alunos serão capazes de aplicar uma variedade de conceitos matemáticos essenciais para sua área de atuação. Eles terão ampliado seus conhecimentos gerais em matemática e desenvolvido habilidades de raciocínio lógico. Os alunos serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, mínimo múltiplo comum (M.M.C.), máximo divisor comum (M.D.C.), números racionais, dízimas periódicas, medidas, porcentagem, álgebra, sistema de equações, frações, proporções, cálculo de área de figuras planas, transformação de unidades, termometria e calorimetria. Essas habilidades matemáticas permitirão aos alunos resolver problemas práticos relacionados à manutenção automotiva, contribuindo para sua eficácia e profissionalismo no campo.

 

Carga horária

20

Objetivo

Apoiar as trajetórias dos jovens na construção consciente e planejada de caminhos possíveis para o seu futuro, através de princípios éticos, participação cidadã, autoconhecimento, elaboração de metas e gestão pessoal para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Criar condições que aumente os esforços dos jovens para criar seus Projetos de Vida;
  • Proporcionar reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo para formação da identidade;
  • Apoiar na construção de Projetos de Vida orientados por relações éticas e valores morais e o impacto de suas ações na vida privada e pública;
  • Desenvolver capacidades cognitivas intrínsecas a afetividade;
  • Orientar os jovens para o desenvolvimento de recursos através da organização de decisões, pensamentos, atividades e o engajamento em ações efetivas e consistentes.
Ao término do componente

Os alunos estarão capacitados a construir conscientemente seus caminhos futuros. Eles terão desenvolvido autoconhecimento, elaborado metas pessoais e profissionais, e adquirido habilidades de gestão pessoal. Além disso, os alunos terão refletido sobre suas identidades, valores éticos e morais, e compreendido o impacto de suas ações na vida privada e pública. Através desse processo, estarão mais preparados para tomar decisões, organizar suas atividades e se engajar em ações consistentes para alcançar seus objetivos de vida e carreira.

Carga horária

4

Objetivo

Proporcionar aos jovens a compreensão da importância da cidadania e ética em suas vidas, incentivando a reflexão sobre seus direitos, responsabilidades e os valores éticos fundamentais, além de inspirar o engajamento para a construção de um projeto societário mais justo e solidário.

  • Compreendendo a cidadania – Definição de cidadania e seus elementos fundamentais; Direitos e responsabilidades dos cidadãos;
  • O papel do jovem na construção de uma sociedade mais justa.
  • Definição de ética e sua relação com a cidadania;
  • Valores éticos.
  • Reflexão sobre a importância desses valores na vida pessoal e coletiva.
  • Desafios e dilemas éticos;
  • Apresentação de situações complexas envolvendo escolhas éticas.
  • Exemplos de situações cotidianas em que a ética é colocada em prática;
  • Discussão em grupo sobre possíveis soluções e suas consequências;
  • Reflexão sobre a importância de pensar nas consequências das ações.
  • Construção de um projeto societário ético;
  • A importância da Participação política e cidadã;
  • A educação como um pilar fundamental para a construção de uma sociedade ética.

 

Ao término da oficina

Os alunos serão capazes de aplicar uma compreensão sólida sobre a importância da cidadania e ética em suas vidas. Eles terão adquirido conhecimento sobre os elementos fundamentais da cidadania, incluindo direitos, responsabilidades e o papel do jovem na construção de uma sociedade justa. Além disso, os alunos terão compreendido a definição de ética e sua relação com a cidadania, refletindo sobre os valores éticos essenciais e sua aplicação na vida pessoal e coletiva. Por meio da apresentação de situações complexas envolvendo dilemas éticos e da discussão em grupo sobre possíveis soluções e suas consequências, os alunos desenvolverão habilidades críticas para tomar decisões éticas em suas vidas. Finalmente, eles serão inspirados a participar ativamente na construção de um projeto societário mais ético, reconhecendo a importância da participação política e da educação nesse processo. Essa preparação abrangente promove um engajamento cívico e ético mais consciente e responsável, capacitando os alunos a contribuir positivamente para a sociedade em que vivem.

 

Carga horária

4

Objetivo

Sensibilizar para a importância do processo de interação entre as pessoas no ambiente de trabalho, a melhor forma de vivenciá-las.

  • Características do ser humano
  • As necessidades
  • A comunicação
  • Percepção interna e percepção do outro
  • Percepção de mundo
  • O mundo corporativo
  • O ambiente profissional
  • O feedback
  • Conflitos no trabalho – Como lidar com a rejeição no trabalho, questões afetivas, a rivalidade no trabalho
  • As posições hierárquicas
Ao concluir a atividade

Os participantes saem com uma melhor compreensão de como se comunicar de forma eficaz com os outros, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, resolver conflitos de forma construtiva e colaborar com outras pessoas. Além de maior consciência das emoções próprias e dos outros, bem como uma melhor compreensão das diferenças culturais e de gênero e desenvolvimento de habilidades de liderança.

Carga horária

4

Objetivo

Capacitar os jovens para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mundo do trabalho oferece, promovendo um desenvolvimento profissional e pessoal sólido.

  • Posicionamento no Mercado de Trabalho
  • Educação Financeira
  • Direitos Trabalhistas e Previdenciários
  • Currículo e Redes Sociais para o Trabalho
Ao término da palestra

Os alunos estarão capacitados para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades oferecidas pelo mundo profissional. Eles terão adquirido conhecimentos sobre seu posicionamento no mercado de trabalho, compreendendo seus direitos trabalhistas e previdenciários e desenvolvendo habilidades em educação financeira para uma gestão adequada de seus recursos. Além disso, os alunos serão capazes de elaborar currículos eficazes e utilizar redes sociais de maneira estratégica para potencializar suas oportunidades de emprego. Essa preparação abrangente promove um desenvolvimento profissional e pessoal sólido, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para uma transição bem-sucedida para o mundo do trabalho.

Carga horária

4

Objetivo

Orientar sobre os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

  • Histórico da saúde e segurança no trabalho;
  • Legislação sobre saúde e segurança no trabalho;
  • Origem e consequências dos acidentes e doenças do trabalho;
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Agentes causadores de riscos no ambiente de trabalho;
  • Princípios de higiene no trabalho.

 

Ao término da palestra

Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Eles terão adquirido compreensão sobre o histórico e a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, bem como sobre as origens e consequências dos acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, os alunos serão capazes de identificar os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados, reconhecer os agentes causadores de riscos no ambiente de trabalho e aplicar princípios de higiene no trabalho. Esses conhecimentos capacitam os alunos a contribuir ativamente para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os colaboradores.

Carga horária

36

Objetivo

O componente curricular faz parte do programa Oficina do Ensino e tem o objetivo de apoiar a formação dos jovens com foco no desenvolvimento de pesquisas e de projetos e incentivar a criação de novas ideias, permitindo que os jovens não se limitem aos conteúdos técnicos do curso. Dessa forma, os alunos são desafiados a refletir sobre assuntos e problemas do seu cotidiano, elaborando projetos que são apresentados ao público e avaliados por professores e colaboradores.

  • Definição do problema, base teórica e conceitual
  • Justificativa
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Cronograma de Execução
  • Orçamento
  • Equipe de Trabalho
  • Normas Científicas
Ao completar o percurso de aprendizagem

Os alunos estarão capacitados para aplicar uma abordagem estruturada na concepção e execução de projetos de pesquisa. Eles serão capazes de identificar problemas relevantes em seu contexto, fundamentar suas investigações em uma base teórica sólida, e estabelecer objetivos claros para suas pesquisas. Além disso, os alunos desenvolverão habilidades na elaboração de metodologias adequadas, criação de cronogramas de execução e orçamentos, bem como na formação e gestão de equipes de trabalho. Ao seguir normas científicas e apresentar seus projetos de forma coerente e persuasiva, os alunos serão capazes de contribuir de maneira significativa para a resolução de problemas e o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.

Módulo Específico I

Carga horária

8

Objetivo

Enriquecer os conhecimentos específicos dos jovens do programa através da observação de experiências semelhantes às obtidas através das aulas em sala e em laboratório durante a formação. Visitas às empresas parceiras, feiras do setor e escolas técnicas.

Carga horária

8

Objetivo

Facilitar o aprendizado e enriquecer o conhecimento dos alunos do curso profissionalizante, proporcionando um espaço de interação e aprendizado com profissionais experientes e consolidados em seus respectivos setores de atuação. Por meio dessa atividade, os alunos terão a oportunidade de adquirir insights valiosos sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas do mercado, além de desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre os desafios e oportunidades em suas áreas de formação. O objetivo é inspirar e capacitar os alunos para se destacarem em suas futuras carreiras, incentivando-os a buscar a excelência e a inovação em seus campos de atuação

Carga horária

100

Objetivo
  •  Contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências dos jovens relacionadas à sua área de formação profissional, por meio de atividades de aprendizagem em situações reais de trabalho.
  • Propiciar aos alunos em formação a aplicação prática da teoria aprendida no Instituto JCA, permitindo maior assimilação das matérias curriculares;
  • Avaliar a vocação profissional, atenuando o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho; e
  • Antecipar o desenvolvimento de atitudes/posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico e a criatividade.
Ao término da Vivência Profissional

Os alunos serão capazes de aplicar habilidades e competências adquiridas durante sua formação em situações reais de trabalho. Eles terão a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida no Instituto JCA, promovendo uma maior assimilação das matérias curriculares. Além disso, o projeto permitirá avaliar a vocação profissional dos alunos, facilitando a transição da vida estudantil para o mundo do trabalho. Os participantes também serão incentivados a desenvolver atitudes e posturas profissionais, estimulando o senso crítico e a criatividade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Essa experiência prática contribuirá significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, fornecendo uma base sólida para suas futuras carreiras

 

Módulo Específico II

Competências Profissionais

  1. Prestar apoio logístico às atividades de escritório e operacional das empresas;
  2. Conhecer os princípios de armazenagem e planejamento de estoques;
  3. Atuar na realização de monitoramento dos níveis, rotinas, uso de equipamentos e conhecimento de estruturas;
  4. Colaborar em negociações com fornecedores e clientes mediante parâmetros quantitativos, qualitativos do setor de compras.
Objetivo Geral

Essa disciplina visa proporcionar aos discentes conhecimentos iniciais de logística como os conceitos, as áreas de atuação do profissional, as atividades relativas, as exigências para o alcance da eficácia logística em serviços e produção, a importância no contexto econômico e empresarial, os processos burocráticos, os custos advindos das operações logísticas e as tendências atuais.

Carga Horária

48horas

Conteúdo programático
  • Origem, evolução histórica, papel da Logística na empresa;
  • Atividades logísticas;
  • Função e interdependência com as demais áreas da empresa;
  • Cadeia de suprimentos Supply Chain;
  • Papel do técnico em logística nas empresas;
  • Nível de serviço;
  • Processo logístico;
  • Logística reversa;
  • Processamento do pedido e serviço ao cliente;
  • Conceitos de gestão de estoque.
  • Gerenciamento de depósitos e movimentação de materiais;
  • Infraestrutura e gerenciamento de transportes;
  • Novas tendências logísticas. Procedimentos
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de familiarizar-se com a origem, os conceitos principais e iniciais logísticos, as atividades logísticas, funcionamento e abrangência, as tecnologias aplicadas no ramo e o papel da logística como parte da cadeia de suprimentos.

Objetivo Geral

Desenvolver a aptidão para o exercício técnico profissional em consonância com as regras jurídicas mais corriqueiramente incidentes no ramo de atuação. Construir um perfil profissional crítico e ético em relação ao respeito aos direitos do consumidor e direitos do trabalhador. Preparar o aluno para o trabalho com os procedimentos tributários corriqueiros inerentes às operações logísticas.

Carga Horária

28 horas

Conteúdo programático
  • Direito do consumidor: noções básicas sobre o direito do consumidor na prestação de serviços. Direito do trabalho: principais distinções entre contratos civis/empresariais e contratos de trabalho.
  • Direito tributário: introdução aos tributos, imposto de exportação e imposto de importação. Importação de bens via remessa postal (Regime de Tributação Simplificada). Procedimentos e formulários aduaneiros de exportação e importação.
  • Regime de Tributação Unificada (RTU). Terceirização das operações de comércio exterior (Importação por conta e ordem e Importação por encomenda).
  • Zonas de livre comércio.
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de construir uma noção básica sobre os direitos básicos do consumidor na prestação de serviços. Fornecer os conhecimentos básicos sobre a caracterização do vínculo empregatício e seus efeitos para construir uma visão diferenciadora entre o vínculo civil e o empregatício. Desenvolver o domínio prático dos conceitos básicos de direito tributário e as rotinas tributárias mais comuns à atuação profissional na logística.

Objetivo Geral

Conhecer a legislação de transporte de cargas, determinar qual modal – e suas combinações – é o mais adequado ao transporte, programar e roteirizar entregas e coletas de modo a colaborar ativamente – ou mesmo intervir com decisões semiautônomas – em sua equipe mediante uma visão mais crítica dos processos logísticos empresariais.

Carga Horária

28 horas

Conteúdo programático
  • Gestão de transporte e distribuição
  • Matriz do transporte de cargas no brasil
  • Ranking do índice de desempenho logístico do banco mundial
  • Custos logísticos x representatividade
  • Diferenças entre modais
  • Vantagens e desvantagens- modais de transporte
  • Tipos de unidades de cargas
  • Operador de transporte multimodal
  • Roteirização pura de veículos (RPV)
  • Softwares aplicativos
  • Objetivos e funções dos canais de distribuição
  • Principais canais de distribuição
  • Vantagens e desvantagens dos canais de distribuição
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de aplicar uma visão crítica dos processos logísticos empresariais. Eles terão conhecimento sobre a legislação de transporte de cargas, entenderão a matriz do transporte de cargas no Brasil e serão capazes de determinar qual modal de transporte é mais adequado para diferentes situações. Além disso, poderão programar e roteirizar entregas e coletas, colaborando ativamente em sua equipe e tomando decisões semiautônomas. Os alunos também compreenderão os custos logísticos, as diferenças entre modais de transporte, as vantagens e desvantagens de cada modal, os tipos de unidades de carga, operações de transporte multimodal, roteirização de veículos e a importância dos canais de distribuição, além de suas vantagens e desvantagens. Essas habilidades e conhecimentos proporcionarão aos alunos uma base sólida para atuar de forma eficaz e eficiente na gestão de transporte e distribuição em diferentes contextos logísticos.

Objetivo Geral

O objetivo geral desta disciplina é formar o discente para determinar momentos e quantidades adequadas de estoque a serem comprados, realizar o monitoramento dos níveis, conhecer as rotinas, os equipamentos, as estruturas e os princípios de armazenagem, colaborar em negociações com fornecedores e clientes mediante parâmetros quantitativos, qualitativos do setor de compras.

Carga Horária

48 horas

Conteúdo programático
  • Necessidade de um sistema de armazenagem
  • Razões para Estocagem
  • Redução dos custos de transporte/produção
  • Coordenação da oferta e demanda
  • Necessidades de produção
  • Considerações de mercado
  • Funções do sistema de armazenagem
  • Funções de armazenagem
  • Funções de Manuseio dos Materiais
  • Considerações a respeito do manuseio de materiais
  • Unitização de carga
  • Layout do espaço
  • Escolha do equipamento de armazenagem
  • Escolha do equipamento de movimentação
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de receber, conhecer sistemas de codificação, endereçar e classificar os estoques, determinar níveis de serviço para armazenagem e estocagem, conhecer indicadores de produtividade para armazéns, conhecer métodos de frequência e quantidade de reposição, conhecer métodos de picking, conhecer atividades complementares de armazenagem, conhecer estruturas de armazenagem, conhecer equipamentos de movimentação, conhecer os princípios de armazenagem, determinar o método de armazenagem mais adequado, conhecer as funções de um sistema de compras, colaborar no processo de compra e negociação e conhecer a documentação típica do setor.

Objetivos

Proporcionar conhecimento sobre os diversos tipos de sistemas de informação, suas características e aplicações; Entender os aspectos envolvidos no processo de tomada de decisão baseado em modelos de decisão; Reconhecer os diferentes tipos de sistemas de informação a partir da identificação de suas características particulares;

Carga Horária

20h

Conteúdo programático
  • Conceitos Fundamentais – Fundamentos dos Sistemas de Informação nas empresas
  • Tecnologias da Informação
  • Hardware
  • Software
  • Gerenciamento de dados
  • Telecomunicações e redes
  • Aplicações empresariais
  • ERP, EDI e CRM
  • Sistemas de e-business
  • Sistemas de e-commerce
  • Sistemas de apoio às decisões
  • Sistema de Processamento de pedidos
  • Sistema de Informações Logísticas
  • Função, Operação Interna, Gerenciamento de estoques pelo fornecedor (VMI)
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos sobre diversos tipos de sistemas de informação e suas aplicações no contexto empresarial. Eles entenderão os aspectos relacionados ao processo de tomada de decisão e serão capazes de reconhecer os diferentes tipos de sistemas de informação, identificando suas características particulares. Os alunos também terão conhecimento sobre os fundamentos dos sistemas de informação nas empresas, tecnologias da informação, como hardware, software, gerenciamento de dados, telecomunicações e redes, além de aplicações empresariais como ERP, EDI, CRM, e sistemas de e-business e e-commerce. Eles também compreenderão a função e operação interna do sistema de informações logísticas, bem como o gerenciamento de estoques pelo fornecedor (VMI), o que os capacitará a contribuir de forma eficaz para a gestão de informações logísticas dentro das organizações.

Objetivo Geral

Pesquisar, estudar, discutir e compreender as aplicações possíveis da ferramenta estatística. Desenvolver habilidades em organização e análise de dados estatísticos. Resolução de problemas com base no uso de ferramentas estatísticas. Raciocínio lógico. Interpretação e análise de dados estatísticos. Integração com outros conhecimentos adquiridos.

Carga Horária

20 h

Conteúdo programático
  • Introdução à estatística.
  • Distribuição de frequência e representações gráficas de dados estatísticos.
  • Estatística descritiva e análise exploratória de dados: medidas de centro, medidas de posição relativa e medidas de variação.
  • Amostragem.
  • Introdução à teoria de probabilidade. Distribuição normal.
  • Exemplos de aplicações.
  • Fontes de dados estatísticos.
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de gerar dados estatísticos. Proceder ao tratamento estatístico de dados. Aplicar os indicadores estatísticos para gerar informações estatísticas. Promover uma análise descritiva dos dados. Relacionar os indicadores estatísticos e auxiliar na tomada de decisões a partir das informações estatísticas.

Objetivo

Capacitar os alunos para utilizarem de forma eficaz o Microsoft Excel como uma ferramenta de apoio nas atividades logísticas, permitindo a análise, organização e otimização de dados relevantes para a operação.

Carga Horária

32 h

Conteúdo programático
  • Introdução ao Excel: familiarização com a interface, funcionalidades básicas e conceitos fundamentais.
  • Formatação de Dados: técnicas de formatação de células, linhas e colunas para apresentação e organização de informações.
  • Fórmulas e Funções Básicas: uso de fórmulas matemáticas e funções básicas para realização de cálculos simples, como soma, média e contagem.
  • Organização de Dados: ordenação e filtragem de dados para facilitar a análise e visualização de informações relevantes.
  • Gráficos e Visualizações: criação e personalização de gráficos para representar dados logísticos de forma clara e objetiva.
  • Gestão de Estoque: utilização de planilhas para controle de estoque, incluindo cálculo de estoque mínimo, máximo e médio.
Após completar esta etapa

os alunos serão capazes de utilizar de maneira eficaz as funcionalidades do Microsoft Excel para análise e organização de dados logísticos. Eles dominarão técnicas de formatação, cálculos complexos, criação de gráficos e interpretação de resultados, capacitando-os a tomar decisões embasadas para otimizar processos logísticos, como controle de estoque.