Curso livre Elétrica Básica e Refrigeração Veicular

Objetivo: Capacitar o aluno a identificar esquemas elétricos do veículo, executar procedimentos para localização de defeitos em sistemas elétricos, além de proporcionar conhecimentos dos componentes de ar refrigerado, habilidades para instalar, desmontar, montar e diagnosticar defeitos em ar condicionado veicular.

Módulo Base

Carga horária

4

Objetivo

Apresentar o IJCA como um espaço de aprendizado e crescimento, onde cada aluno será apoiado e capacitado para atingir seu pleno potencial; inspirar e motivar nossos alunos, destacando a importância da qualificação profissional como um meio para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Integrar alunos
  • Apresentar o Instituto JCA, a Equipe e as regras de convivência

 

Carga horária

32

Objetivo

Oferecer ao aluno subsídios que o auxilie a compreender e identificar tópicos gramaticais relevantes à produção de textos coesivos, redigir e interpretar textos variados, observando especificidades da linguagem e padronização da língua portuguesa.

  • Conceito de comunicação verbal e escrita
  • Língua falada e língua escrita
  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa na elaboração de textos.
  • O uso adequado das palavras no texto
  • A organização das ideias no texto.
  • Mecanismos de coesão e coerência textual
  • As vozes verbais
  • Concordância verbal e concordância nominal
  • Regência verbal e regência nominal
  • Figuras e Vícios de Linguagem
  • Crase
  • Ortografia
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Interpretação de textos
Ao concluir

Os alunos serão capazes de dominar a modalidade escrita através da produção de texto, promover a compreensão e síntese de textos através de leitura analítica e crítica interpretativa e possibilitar a expressão e organização de ideias bem estruturadas, coesas e coerentes.

Carga horária

32

Objetivo

Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.

  • Conjunto dos números inteiros (z);
  • Potenciação;
  • Radiciação;
  • Números primos;
  • M.m.c. (mínimo múltiplo comum);
  • M.d.c. (máximo divisor comum);
  • Conjunto q (conjunto dos números racionais);
  • Dízimas periódicas;
  • Medidas;
  • Porcentagem;
  • Álgebra;
  • Sistema de equações;
  • Juros simples;
  • Juros compostos;
  • Estudo do tempo e movimento;
  • Cálculo de despesa, receita e custos;
  • Estatística;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Margem de lucro;
  • Projeções financeiras;
  • Produção;
  • Fluxo de caixa;
  • Estudo do tempo (movimentos, associações)
Ao concluir

Os alunos estarão capacitados para aplicar uma ampla gama de conceitos matemáticos em situações práticas. Eles desenvolverão habilidades de raciocínio lógico e serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, M.M.C., M.D.C., números racionais, porcentagem, álgebra, sistemas de equações, juros simples e compostos, entre outros. Isso lhes proporcionará uma base sólida para resolver problemas do mundo real e tomar decisões informadas em diversas áreas profissionais.

Carga horária

32

Objetivo

Aplicar a matemática em situações do cotidiano como o meio e não como o fim.

  • Conjuntos
  • Geometria
  • Regra de Três
  • Porcentagens
  • Funções Matemáticas
  • Gráficos
Ao concluir

Os alunos serão capazes de diferenciar os elementos de cada conjunto e saber realizar as operações fundamentais com cada um deles, ter uma noção de unidade de medida necessária para o exercício das funções que o cargo habilita, representar e interpretar gráficos, tabelas e textos que envolvam raciocínio numérico e/ou matemática, dominar cálculos com regra de três como uma ferramenta de ampla aplicabilidade no cotidiano do aluno, aplicar a matemática nas situações do cotidiano e perceber a matemática dos eventos do cotidiano.

Carga horária

32

Objetivo

Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.

  • Conjunto dos números inteiros (z)
  • Potenciação
  • Radiciação;
  • Números primos
  • M.m.c. (mínimo múltiplo comum)
  • M.d.c. (máximo divisor comum)
  • Conjunto q (conjunto dos números racionais)
  • Dízimas periódicas
  • Medidas
  • Porcentagem
  • Álgebra
  • Sistema de equações
  • Estudo do tempo e movimento
  • Frações
  • Proporções
  • Área das Figuras Planas
  • Transformação de Unidades
  • Termometria
  • Calorimetria

 

Ao concluir

Os alunos serão capazes de aplicar uma variedade de conceitos matemáticos essenciais para sua área de atuação. Eles terão ampliado seus conhecimentos gerais em matemática e desenvolvido habilidades de raciocínio lógico. Os alunos serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, mínimo múltiplo comum (M.M.C.), máximo divisor comum (M.D.C.), números racionais, dízimas periódicas, medidas, porcentagem, álgebra, sistema de equações, frações, proporções, cálculo de área de figuras planas, transformação de unidades, termometria e calorimetria. Essas habilidades matemáticas permitirão aos alunos resolver problemas práticos relacionados à manutenção automotiva, contribuindo para sua eficácia e profissionalismo no campo.

 

Carga horária

20

Objetivo

Apoiar as trajetórias dos jovens na construção consciente e planejada de caminhos possíveis para o seu futuro, através de princípios éticos, participação cidadã, autoconhecimento, elaboração de metas e gestão pessoal para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Criar condições que aumente os esforços dos jovens para criar seus Projetos de Vida;
  • Proporcionar reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo para formação da identidade;
  • Apoiar na construção de Projetos de Vida orientados por relações éticas e valores morais e o impacto de suas ações na vida privada e pública;
  • Desenvolver capacidades cognitivas intrínsecas a afetividade;
  • Orientar os jovens para o desenvolvimento de recursos através da organização de decisões, pensamentos, atividades e o engajamento em ações efetivas e consistentes.
Ao término do componente

Os alunos estarão capacitados a construir conscientemente seus caminhos futuros. Eles terão desenvolvido autoconhecimento, elaborado metas pessoais e profissionais, e adquirido habilidades de gestão pessoal. Além disso, os alunos terão refletido sobre suas identidades, valores éticos e morais, e compreendido o impacto de suas ações na vida privada e pública. Através desse processo, estarão mais preparados para tomar decisões, organizar suas atividades e se engajar em ações consistentes para alcançar seus objetivos de vida e carreira.

Carga horária

4

Objetivo

Proporcionar aos jovens a compreensão da importância da cidadania e ética em suas vidas, incentivando a reflexão sobre seus direitos, responsabilidades e os valores éticos fundamentais, além de inspirar o engajamento para a construção de um projeto societário mais justo e solidário.

  • Compreendendo a cidadania – Definição de cidadania e seus elementos fundamentais; Direitos e responsabilidades dos cidadãos;
  • O papel do jovem na construção de uma sociedade mais justa.
  • Definição de ética e sua relação com a cidadania;
  • Valores éticos.
  • Reflexão sobre a importância desses valores na vida pessoal e coletiva.
  • Desafios e dilemas éticos;
  • Apresentação de situações complexas envolvendo escolhas éticas.
  • Exemplos de situações cotidianas em que a ética é colocada em prática;
  • Discussão em grupo sobre possíveis soluções e suas consequências;
  • Reflexão sobre a importância de pensar nas consequências das ações.
  • Construção de um projeto societário ético;
  • A importância da Participação política e cidadã;
  • A educação como um pilar fundamental para a construção de uma sociedade ética.

 

Ao término da oficina

Os alunos serão capazes de aplicar uma compreensão sólida sobre a importância da cidadania e ética em suas vidas. Eles terão adquirido conhecimento sobre os elementos fundamentais da cidadania, incluindo direitos, responsabilidades e o papel do jovem na construção de uma sociedade justa. Além disso, os alunos terão compreendido a definição de ética e sua relação com a cidadania, refletindo sobre os valores éticos essenciais e sua aplicação na vida pessoal e coletiva. Por meio da apresentação de situações complexas envolvendo dilemas éticos e da discussão em grupo sobre possíveis soluções e suas consequências, os alunos desenvolverão habilidades críticas para tomar decisões éticas em suas vidas. Finalmente, eles serão inspirados a participar ativamente na construção de um projeto societário mais ético, reconhecendo a importância da participação política e da educação nesse processo. Essa preparação abrangente promove um engajamento cívico e ético mais consciente e responsável, capacitando os alunos a contribuir positivamente para a sociedade em que vivem.

 

Carga horária

4

Objetivo

Sensibilizar para a importância do processo de interação entre as pessoas no ambiente de trabalho, a melhor forma de vivenciá-las.

  • Características do ser humano
  • As necessidades
  • A comunicação
  • Percepção interna e percepção do outro
  • Percepção de mundo
  • O mundo corporativo
  • O ambiente profissional
  • O feedback
  • Conflitos no trabalho – Como lidar com a rejeição no trabalho, questões afetivas, a rivalidade no trabalho
  • As posições hierárquicas
Ao concluir a atividade

Os participantes saem com uma melhor compreensão de como se comunicar de forma eficaz com os outros, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, resolver conflitos de forma construtiva e colaborar com outras pessoas. Além de maior consciência das emoções próprias e dos outros, bem como uma melhor compreensão das diferenças culturais e de gênero e desenvolvimento de habilidades de liderança.

Carga horária

4

Objetivo

Capacitar os jovens para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mundo do trabalho oferece, promovendo um desenvolvimento profissional e pessoal sólido.

  • Posicionamento no Mercado de Trabalho
  • Educação Financeira
  • Direitos Trabalhistas e Previdenciários
  • Currículo e Redes Sociais para o Trabalho
Ao término da palestra

Os alunos estarão capacitados para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades oferecidas pelo mundo profissional. Eles terão adquirido conhecimentos sobre seu posicionamento no mercado de trabalho, compreendendo seus direitos trabalhistas e previdenciários e desenvolvendo habilidades em educação financeira para uma gestão adequada de seus recursos. Além disso, os alunos serão capazes de elaborar currículos eficazes e utilizar redes sociais de maneira estratégica para potencializar suas oportunidades de emprego. Essa preparação abrangente promove um desenvolvimento profissional e pessoal sólido, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para uma transição bem-sucedida para o mundo do trabalho.

Carga horária

4

Objetivo

Orientar sobre os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

  • Histórico da saúde e segurança no trabalho;
  • Legislação sobre saúde e segurança no trabalho;
  • Origem e consequências dos acidentes e doenças do trabalho;
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Agentes causadores de riscos no ambiente de trabalho;
  • Princípios de higiene no trabalho.

 

Ao término da palestra

Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Eles terão adquirido compreensão sobre o histórico e a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, bem como sobre as origens e consequências dos acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, os alunos serão capazes de identificar os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados, reconhecer os agentes causadores de riscos no ambiente de trabalho e aplicar princípios de higiene no trabalho. Esses conhecimentos capacitam os alunos a contribuir ativamente para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os colaboradores.

Carga horária

36

Objetivo

O componente curricular faz parte do programa Oficina do Ensino e tem o objetivo de apoiar a formação dos jovens com foco no desenvolvimento de pesquisas e de projetos e incentivar a criação de novas ideias, permitindo que os jovens não se limitem aos conteúdos técnicos do curso. Dessa forma, os alunos são desafiados a refletir sobre assuntos e problemas do seu cotidiano, elaborando projetos que são apresentados ao público e avaliados por professores e colaboradores.

  • Definição do problema, base teórica e conceitual
  • Justificativa
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Cronograma de Execução
  • Orçamento
  • Equipe de Trabalho
  • Normas Científicas
Ao completar o percurso de aprendizagem

Os alunos estarão capacitados para aplicar uma abordagem estruturada na concepção e execução de projetos de pesquisa. Eles serão capazes de identificar problemas relevantes em seu contexto, fundamentar suas investigações em uma base teórica sólida, e estabelecer objetivos claros para suas pesquisas. Além disso, os alunos desenvolverão habilidades na elaboração de metodologias adequadas, criação de cronogramas de execução e orçamentos, bem como na formação e gestão de equipes de trabalho. Ao seguir normas científicas e apresentar seus projetos de forma coerente e persuasiva, os alunos serão capazes de contribuir de maneira significativa para a resolução de problemas e o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.

Módulo Específico I

Carga horária

8

Objetivo

Enriquecer os conhecimentos específicos dos jovens do programa através da observação de experiências semelhantes às obtidas através das aulas em sala e em laboratório durante a formação. Visitas às empresas parceiras, feiras do setor e escolas técnicas.

Carga horária

8

Objetivo

Facilitar o aprendizado e enriquecer o conhecimento dos alunos do curso profissionalizante, proporcionando um espaço de interação e aprendizado com profissionais experientes e consolidados em seus respectivos setores de atuação. Por meio dessa atividade, os alunos terão a oportunidade de adquirir insights valiosos sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas do mercado, além de desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre os desafios e oportunidades em suas áreas de formação. O objetivo é inspirar e capacitar os alunos para se destacarem em suas futuras carreiras, incentivando-os a buscar a excelência e a inovação em seus campos de atuação

Carga horária

100

Objetivo
  •  Contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências dos jovens relacionadas à sua área de formação profissional, por meio de atividades de aprendizagem em situações reais de trabalho.
  • Propiciar aos alunos em formação a aplicação prática da teoria aprendida no Instituto JCA, permitindo maior assimilação das matérias curriculares;
  • Avaliar a vocação profissional, atenuando o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho; e
  • Antecipar o desenvolvimento de atitudes/posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico e a criatividade.
Ao término da Vivência Profissional

Os alunos serão capazes de aplicar habilidades e competências adquiridas durante sua formação em situações reais de trabalho. Eles terão a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida no Instituto JCA, promovendo uma maior assimilação das matérias curriculares. Além disso, o projeto permitirá avaliar a vocação profissional dos alunos, facilitando a transição da vida estudantil para o mundo do trabalho. Os participantes também serão incentivados a desenvolver atitudes e posturas profissionais, estimulando o senso crítico e a criatividade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Essa experiência prática contribuirá significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, fornecendo uma base sólida para suas futuras carreiras

 

Módulo Específico II

Competências Profissionais

  1. Planejam serviços de instalação e manutenção eletroeletrônicos em veículos, estabelecendo cronogramas e estimando prazos.
  2. Instalam sistemas e componentes eletroeletrônicos em veículos, elaborando leiautes e esquemas, interpretando e corrigindo esquemas, conectando cabos aos equipamentos e acessórios e testando o funcionamento de máquinas, equipamentos e sistemas para operação.
  3. Realizam manutenções preventiva, preditiva e corretiva, inspecionando visualmente máquinas e equipamentos, diagnosticando defeitos eletroeletrônicos, desmontando, reparando, lubrificando, substituindo e montando componentes, ajustando componentes e peças e simulando o funcionamento de componentes e equipamentos.
  4. Elaboram documentação técnica, cumprem normas de segurança, meio ambiente e saúde e realizam com qualidade as instalações eletroeletrônicas.
Objetivo

Capacitar os instruendos a utilizar instrumentos de medição, de grandezas elétricas (multímetros), identificar esquemas elétricos do veículo, executar procedimentos para localização de defeitos em sistemas elétricos e efetuar diagnóstico e reparos dos sistemas de carga e partida.

Carga horária

112h

Conteúdo Programático:
  • Teoria eletrônica;
  • Grandezas elétricas;
  • Lei de Ohm;
  • Fusíveis;
  • Cálculo de corrente de corrente elétrica e cabos;
  • Bateria;
  • Alternador;
  • Motor de partida;
  • Instalação e confecção de chicotes;
  • Diagrama de circuitos.

 

Após completar esta etapa:

Os alunos estarão capacitados para realizar diversas atividades relacionadas aos sistemas elétricos dos veículos. Eles serão capazes de utilizar instrumentos de medição, como multímetros, para identificar grandezas elétricas e localizar defeitos nos sistemas de carga e partida. Além disso, terão conhecimento teórico sobre eletrônica, leis básicas, fusíveis, baterias, alternadores e motores de partida, permitindo a execução de diagnósticos precisos e reparos eficazes nos circuitos elétricos dos veículos. Este módulo proporciona uma base sólida para a atuação dos alunos no segmento de manutenção veicular.

Objetivo

Proporcionar ao aluno conhecimentos dos componentes de ar refrigerado, habilidades para instalar, desmontar, montar e diagnosticar defeitos em ar condicionado veicular.

Carga horária

112h

Conteúdo Programático
  • Introdução ao sistema de refrigeração;
  • Componentes de refrigeração;
  • Procedimentos técnicos e práticos no ônibus;
  • Noções de elétrica;
  • Controladores elétricos;
  • Compressores;
  • Procedimentos técnicos gerais;
  • Básico de solda em refrigeração.
Após completar esta etapa

Os alunos estarão aptos a trabalhar com sistemas de ar condicionado veicular de forma abrangente. Eles terão conhecimento dos componentes do sistema de refrigeração, habilidades para instalar, desmontar, montar e diagnosticar defeitos em ar condicionado veicular. Além disso, terão noções básicas de elétrica relacionadas aos controladores elétricos presentes nesse contexto. Este módulo oferece uma formação completa para atuação no segmento de refrigeração veicular.