Parque Vila Maria nas telas de cinema em São Paulo

Design sem nome (4)

O Instituto JCA marcou presença no Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo para acompanhar a exibição de curtas-metragens produzidos por jovens das Oficinas Kinoforum, realizadas no Parque Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. O evento, que ocorreu entre 22 de agosto e 01 de setembro em diversos espaços culturais de São Paulo, celebrou 35 anos de história do festival. As Oficinas Kinoforum foram realizadas entre fevereiro e junho desde ano com patrocínio da Viação Cometa via Proac ICMS e parceria estratégica do IJCA. “É fundamental possibilitar novos olhares para o território, criando oportunidades jovens expressem sua criatividade e visão de mundo. Essa intenção compõe a estratégia de direcionar recursos para o território visando contribuir com o desenvolvimento cultural e educativo dos jovens e seus familiares em parceria com a Viação Cometa”, ressalta Maysa Gil, gerente executiva do IJCA.

Para André Guilherme, 15 anos, estudante da escola EMEF Paulo Carneiro Thomaz Alves que participou do curta “Paralisia dos Sono”, a experiência no projeto desenvolveu muitas habilidades. “Eu me senti importante ao ver meu próprio filme numa tela de cinema. Participar das gravações foi um desafio, especialmente nas cenas em que eu errava bastante. Mas o mais importante que aprendi foi a superar a vergonha. Lá, eu entendi que não precisava ter vergonha, e isso foi muito grande para mim”, afirmou.

Ellisa Silva, de 12 anos, ficou emocionada ao ver seu curta-metragem, “Carlinhos Toc Toc”, exibido nas telas. “Eu me senti muito feliz e privilegiada por ter tido essa oportunidade, pois pensei que nunca conseguiria participar de algo tão incrível. É muito importante que as pessoas enxerguem que na comunidade não existem apenas coisas ruins; há também muitas coisas maravilhosas, como a criatividade e a força das pessoas. Cada um de nós tem uma história para contar”, ressalta.

Oficinas Kinoforum

No primeiro semestre de 2024, as Oficinas Kinoforum de produção audiovisual proporcionaram aos jovens da região uma imersão no mundo do cinema. Realizada entre fevereiro e março deste ano no CEU Parque Novo Mundo, o Módulo I contou om a participação de 32 alunos. Já a oficina infantojuvenil “Cinema dos meus sonhos” aconteceu em julho na EMEF Paulo Carneiro Thomaz Alves com 23 alunos.  As oficinas buscaram aproximar a população da linguagem audiovisual, promovendo o cinema como forma de expressão popular.

Zita Carvalhosa, diretora do Kinoforum, destacou a importância desse tipo de iniciativa para a inclusão e o fortalecimento do audiovisual. “O Oficinas Kinoforum é um projeto muito importante para nós, pois leva o aprendizado do audiovisual para grupos que não têm acesso a esse tipo de formação. E é uma alegria poder exibir os filmes desses jovens no festival. A parceria com o Instituto JCA e a Viação Cometa foi uma novidade maravilhosa, pois possibilitou incluir novas pessoas e talentos nesse ambiente de criação”, destacou.

Compartilhe

Posts Relacionados

Roda de Conversa: Beleza & Empreendedorismo com o Príncipe das Tranças

O Instituto JCA recebe João Vitor Gomes, mais conhecido como Príncipe das Tranças, para a roda de conversa “Beleza e...

IJCA e JA Rio de Janeiro: parceria em prol das juventudes

Com o objetivo de disseminar informações essenciais para que jovens periféricos do Estado do Rio de Janeiro possam acessar e...

Trajetória potencializada através das tranças

Angélica Souza, 29 anos, moradora do Caramujo, buscava aperfeiçoamento profissional quando conheceu o Instituto em 2023. Ela já trabalhava com...