Maysa Gil, diretora executiva do Instituto JCA, é uma das brasileiras selecionadas para representar o Brasil no American Express Leadership Academy, organizado pela Common Purpose e a American Express. O programa reunirá 76 líderes de organizações sociais para uma formação de 40 horas, com encontros online e uma imersão presencial em Nova York, Estados Unidos, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Fundada em 2007, a American Express Leadership Academy é um programa global que tem por objetivo fortalecer o terceiro setor por meio da capacitação de líderes de diversas áreas, como educação, artes, serviço social, saúde e meio ambiente. O programa busca desenvolver habilidades pessoais, empresariais e de liderança de líderes por meio de treinamentos online e presencial. Além disso, fornece aos selecionados uma oportunidade de aprender com as experiências uns dos outros, abordar os desafios atuais e futuros dentro do setor, bem como adquirir percepções de líderes de outros setores.
Maysa Gil é mãe de Laura, poetisa e possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo Lares-UFRJ. Possui diversas formações em facilitação de processos de desenvolvimento social e uma ampla experiência em relacionamentos e parcerias estratégicas intersetoriais, gestão de projetos e planejamento estratégico. Atualmente é conselheira fiscal da ONG BemTV e Casa Fluminense, e atua na co-direção da Terra Saúva.
“É uma honra fazer parte da American Express Leadership Academy 2024! Este programa, que apoia o desenvolvimento da próxima geração de líderes de impacto social em todo o mundo, é uma grande oportunidade de experiência internacional em conexão, colaboração e acesso ao conhecimento na era da dinâmica de rede, permitindo-me aprender e trabalhar ao lado de vários atores sociais, políticos e econômicos. Além disso, a participação no programa aumentará minha capacidade de aprofundar a construção de caminhos e desenhos de intervenção voltados para a transformação de realidades sociais, com a justiça social servindo como minha bússola”, afirma Maysa Gil.