EntreRedes

O EntreRedes em Foco é uma iniciativa desenvolvida pelo Itaú Social que oferece um percurso formativo e apoio financeiro para fortalecer redes de Organizações da Sociedade Civil (OSC) de um mesmo município. O programa tem como propósito fortalecer redes que atuam na redução das desigualdades educacionais de crianças e adolescentes. Além disso, busca incentivar parcerias estratégicas para impulsionar projetos e iniciativas que promovam uma transformação social sustentável. Desta forma, cada rede participante tem a oportunidade de elaborar um diagnóstico social participativo e um plano de ação, visando compreender e enfrentar os desafios educacionais específicos em suas comunidades.

O primeiro ciclo do programa (2021/2022) foi o “Experiências em Rede” que teve como objetivo promover o trabalho coletivo entre organizações da sociedade civil para enfrentar desafios educacionais, como a evasão e o abandono escolar durante a pandemia. No contexto desse projeto, sete instituições de Niterói (RJ) uniram forças para mapear as OSCs locais que oferecem atividades no contraturno escolar. Esse mapeamento buscou ouvir as organizações e aproveitar suas experiências para contribuir com as políticas públicas municipais de educação.

A partir das experiências e aprendizados acumulados no projeto “Experiências em Rede”, três redes em todo o país avançaram para o segundo ciclo do programa (2023-2025) e receberão apoio técnico e financeiro para a implementação do plano de ação desenvolvido no ciclo anterior.

 As instituições de Niterói que participam do projeto EntreRedes atualmente são a Rede Quimera, Projeto Grael, Bem TV – Educação e Comunicação, Projeto Avante e o Instituto JCA. Essas organizações desempenham papéis fundamentais no fortalecimento e promoção de ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento das comunidades locais. Através do diálogo, compartilhamento de conhecimento e práticas colaborativas, o programa EntreRedes visa enfrentar os desafios educacionais e buscar soluções efetivas para a cidade.