Boas práticas em Educação Pública: caminhos para aprimorar a qualidade da educação

A proposta desta publicação é reunir os relatos apresentados como comunicação oral por profissionais da Educação ao 1o Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública, organizado pelo movimento #TamoJunto9oano. Esta publicação materializa o nosso desejo de colocar em evidência as boas práticas desenvolvidas no cotidiano escolar. Reunimos as 20 experiências empreendidas por educadores e organizações comprometidos com uma educação pública de qualidade que foram presentadas no seminário.

Clique aqui e leia a cartilha Boas Práticas em Educação Pública: caminhos para aprimorar a qualidade da educação

Os relatos foram divididos a partir de quatro eixos, a saber:

Tecnologia e Inovação – relatos de boas práticas educativas relacionadas ao uso de tecnologias e/ou inovações aplicadas ao ensino com o advento das ferramentas digitais.

Inclusão e Diversidade – relatos que abordam a diversidade como parte constitutiva da sociedade e reconhecem a inclusão como um movimento educacional, social e político em defesa do direito da participação social de todos os estudantes.

Linguagens – relatos de boas práticas educativas que se relacionem com a capacidade humana de articular e produzir significado às diferentes linguagens (verbais ou não-verbais).

Projetos e Programas – relatos de boas práticas educativas associadas a projetos e programas de fomento à educação.

A partir de abordagens metodológicas diversificadas, os educadores apresentaram iniciativas que contribuem no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, fortalecem o compromisso com uma escola pública de qualidade e evidenciam a urgência da valorização desse importante profissional.

Cartilha Boas Práticas em Educação Pública: caminhos para aprimorar a qualidade da educação

Compartilhe

Posts Relacionados

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...

Juventude, educação e mundo do trabalho

Anualmente, formam-se mais de 300 jovens no Instituto JCA.  São adolescentes em busca de ampliação de possibilidades no campo educacional...

Conectar vivências e territórios através da arte e esporte

Ao longo de sete anos de atuação em São Paulo, o Instituto JCA em parceria com a Viação Cometa desenvolve...