Objetivo: Capacitar o aluno a elaborar planos de manutenção, a realizar manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Fornecer aprendizados sobre substituição de peças, reparo e teste de desempenho de componentes e sistemas de veículos.
4
Apresentar o IJCA como um espaço de aprendizado e crescimento, onde cada aluno será apoiado e capacitado para atingir seu pleno potencial; inspirar e motivar nossos alunos, destacando a importância da qualificação profissional como um meio para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
32
Oferecer ao aluno subsídios que o auxilie a compreender e identificar tópicos gramaticais relevantes à produção de textos coesivos, redigir e interpretar textos variados, observando especificidades da linguagem e padronização da língua portuguesa.
Os alunos serão capazes de dominar a modalidade escrita através da produção de texto, promover a compreensão e síntese de textos através de leitura analítica e crítica interpretativa e possibilitar a expressão e organização de ideias bem estruturadas, coesas e coerentes.
32
Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.
Os alunos estarão capacitados para aplicar uma ampla gama de conceitos matemáticos em situações práticas. Eles desenvolverão habilidades de raciocínio lógico e serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, M.M.C., M.D.C., números racionais, porcentagem, álgebra, sistemas de equações, juros simples e compostos, entre outros. Isso lhes proporcionará uma base sólida para resolver problemas do mundo real e tomar decisões informadas em diversas áreas profissionais.
32
Aplicar a matemática em situações do cotidiano como o meio e não como o fim.
Os alunos serão capazes de diferenciar os elementos de cada conjunto e saber realizar as operações fundamentais com cada um deles, ter uma noção de unidade de medida necessária para o exercício das funções que o cargo habilita, representar e interpretar gráficos, tabelas e textos que envolvam raciocínio numérico e/ou matemática, dominar cálculos com regra de três como uma ferramenta de ampla aplicabilidade no cotidiano do aluno, aplicar a matemática nas situações do cotidiano e perceber a matemática dos eventos do cotidiano.
32
Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.
Os alunos serão capazes de aplicar uma variedade de conceitos matemáticos essenciais para sua área de atuação. Eles terão ampliado seus conhecimentos gerais em matemática e desenvolvido habilidades de raciocínio lógico. Os alunos serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, mínimo múltiplo comum (M.M.C.), máximo divisor comum (M.D.C.), números racionais, dízimas periódicas, medidas, porcentagem, álgebra, sistema de equações, frações, proporções, cálculo de área de figuras planas, transformação de unidades, termometria e calorimetria. Essas habilidades matemáticas permitirão aos alunos resolver problemas práticos relacionados à manutenção automotiva, contribuindo para sua eficácia e profissionalismo no campo.
20
Apoiar as trajetórias dos jovens na construção consciente e planejada de caminhos possíveis para o seu futuro, através de princípios éticos, participação cidadã, autoconhecimento, elaboração de metas e gestão pessoal para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.
Os alunos estarão capacitados a construir conscientemente seus caminhos futuros. Eles terão desenvolvido autoconhecimento, elaborado metas pessoais e profissionais, e adquirido habilidades de gestão pessoal. Além disso, os alunos terão refletido sobre suas identidades, valores éticos e morais, e compreendido o impacto de suas ações na vida privada e pública. Através desse processo, estarão mais preparados para tomar decisões, organizar suas atividades e se engajar em ações consistentes para alcançar seus objetivos de vida e carreira.
4
Proporcionar aos jovens a compreensão da importância da cidadania e ética em suas vidas, incentivando a reflexão sobre seus direitos, responsabilidades e os valores éticos fundamentais, além de inspirar o engajamento para a construção de um projeto societário mais justo e solidário.
Os alunos serão capazes de aplicar uma compreensão sólida sobre a importância da cidadania e ética em suas vidas. Eles terão adquirido conhecimento sobre os elementos fundamentais da cidadania, incluindo direitos, responsabilidades e o papel do jovem na construção de uma sociedade justa. Além disso, os alunos terão compreendido a definição de ética e sua relação com a cidadania, refletindo sobre os valores éticos essenciais e sua aplicação na vida pessoal e coletiva. Por meio da apresentação de situações complexas envolvendo dilemas éticos e da discussão em grupo sobre possíveis soluções e suas consequências, os alunos desenvolverão habilidades críticas para tomar decisões éticas em suas vidas. Finalmente, eles serão inspirados a participar ativamente na construção de um projeto societário mais ético, reconhecendo a importância da participação política e da educação nesse processo. Essa preparação abrangente promove um engajamento cívico e ético mais consciente e responsável, capacitando os alunos a contribuir positivamente para a sociedade em que vivem.
4
Sensibilizar para a importância do processo de interação entre as pessoas no ambiente de trabalho, a melhor forma de vivenciá-las.
Os participantes saem com uma melhor compreensão de como se comunicar de forma eficaz com os outros, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, resolver conflitos de forma construtiva e colaborar com outras pessoas. Além de maior consciência das emoções próprias e dos outros, bem como uma melhor compreensão das diferenças culturais e de gênero e desenvolvimento de habilidades de liderança.
4
Capacitar os jovens para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mundo do trabalho oferece, promovendo um desenvolvimento profissional e pessoal sólido.
Os alunos estarão capacitados para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades oferecidas pelo mundo profissional. Eles terão adquirido conhecimentos sobre seu posicionamento no mercado de trabalho, compreendendo seus direitos trabalhistas e previdenciários e desenvolvendo habilidades em educação financeira para uma gestão adequada de seus recursos. Além disso, os alunos serão capazes de elaborar currículos eficazes e utilizar redes sociais de maneira estratégica para potencializar suas oportunidades de emprego. Essa preparação abrangente promove um desenvolvimento profissional e pessoal sólido, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para uma transição bem-sucedida para o mundo do trabalho.
4
Orientar sobre os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Eles terão adquirido compreensão sobre o histórico e a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, bem como sobre as origens e consequências dos acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, os alunos serão capazes de identificar os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados, reconhecer os agentes causadores de riscos no ambiente de trabalho e aplicar princípios de higiene no trabalho. Esses conhecimentos capacitam os alunos a contribuir ativamente para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os colaboradores.
36
O componente curricular faz parte do programa Oficina do Ensino e tem o objetivo de apoiar a formação dos jovens com foco no desenvolvimento de pesquisas e de projetos e incentivar a criação de novas ideias, permitindo que os jovens não se limitem aos conteúdos técnicos do curso. Dessa forma, os alunos são desafiados a refletir sobre assuntos e problemas do seu cotidiano, elaborando projetos que são apresentados ao público e avaliados por professores e colaboradores.
Os alunos estarão capacitados para aplicar uma abordagem estruturada na concepção e execução de projetos de pesquisa. Eles serão capazes de identificar problemas relevantes em seu contexto, fundamentar suas investigações em uma base teórica sólida, e estabelecer objetivos claros para suas pesquisas. Além disso, os alunos desenvolverão habilidades na elaboração de metodologias adequadas, criação de cronogramas de execução e orçamentos, bem como na formação e gestão de equipes de trabalho. Ao seguir normas científicas e apresentar seus projetos de forma coerente e persuasiva, os alunos serão capazes de contribuir de maneira significativa para a resolução de problemas e o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.
8
Enriquecer os conhecimentos específicos dos jovens do programa através da observação de experiências semelhantes às obtidas através das aulas em sala e em laboratório durante a formação. Visitas às empresas parceiras, feiras do setor e escolas técnicas.
8
Facilitar o aprendizado e enriquecer o conhecimento dos alunos do curso profissionalizante, proporcionando um espaço de interação e aprendizado com profissionais experientes e consolidados em seus respectivos setores de atuação. Por meio dessa atividade, os alunos terão a oportunidade de adquirir insights valiosos sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas do mercado, além de desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre os desafios e oportunidades em suas áreas de formação. O objetivo é inspirar e capacitar os alunos para se destacarem em suas futuras carreiras, incentivando-os a buscar a excelência e a inovação em seus campos de atuação
100
Os alunos serão capazes de aplicar habilidades e competências adquiridas durante sua formação em situações reais de trabalho. Eles terão a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida no Instituto JCA, promovendo uma maior assimilação das matérias curriculares. Além disso, o projeto permitirá avaliar a vocação profissional dos alunos, facilitando a transição da vida estudantil para o mundo do trabalho. Os participantes também serão incentivados a desenvolver atitudes e posturas profissionais, estimulando o senso crítico e a criatividade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Essa experiência prática contribuirá significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, fornecendo uma base sólida para suas futuras carreiras
Oferecer aos alunos conhecimentos necessários as atividades profissionais que implicam em domínio de cálculos através de operações matemáticas, fenômenos físicos, uso e manuseio de ferramentas de medidas de precisão voltadas para as atividades práticas.
16h
Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos essenciais para atividades profissionais que requerem habilidades em cálculos através de operações matemáticas, compreensão de fenômenos físicos e uso de ferramentas de medidas de precisão. Eles terão adquirido competências em sistemas de medidas, como métrico, torque, temperatura, volume e pressão, além de dominar técnicas de conversão e equivalência entre diferentes unidades de medida. Os alunos também serão capazes de utilizar instrumentos de medição, como paquímetro, micrômetro e microcomparador, de maneira eficaz e precisa em atividades práticas relacionadas à manutenção veicular. Esses conhecimentos proporcionarão uma base sólida para que os alunos desempenhem suas funções de forma competente e eficiente na indústria automotiva.
Apresentar aos alunos as ferramentas de uso cotidiano na prática das Oficinas Mecânicas, observando as formas adequadas de manuseio, reparação e conservação.
12h
Os alunos serão capazes de aplicar prontamente o conhecimento adquirido sobre as ferramentas utilizadas no dia a dia das oficinas mecânicas. Eles compreenderão as formas adequadas de manuseio, reparação e conservação dessas ferramentas, garantindo sua durabilidade e eficácia. Além disso, os alunos estarão aptos a utilizar com destreza ferramentas manuais e equipamentos de oficina, como compressores de ar, máquinas de furar, prensas e esmeris, proporcionando um desempenho eficiente e seguro em suas atividades práticas. Essas habilidades capacitam os alunos para uma atuação qualificada e responsável no ambiente de trabalho da manutenção veicular.
Proporcionar entendimento dos processos de funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico, identificar componentes do motor e capacitar o aluno para desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos.
32h
Após completar esta etapa
Os alunos estarão aptos a aplicar conhecimentos abrangentes sobre os processos de funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico em motores a diesel. Eles serão capazes de identificar os componentes do motor, bem como diagnosticar defeitos. Os alunos terão adquirido competências para compreender as variantes do motor diesel, entender o funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico e dos sistemas periféricos de arrefecimento, lubrificação e admissão de ar. Essas habilidades práticas e teóricas capacitam os alunos para desempenhar atividades de manutenção e diagnóstico de motores diesel com eficiência e precisão, contribuindo para sua atuação qualificada no setor automotivo.
Fornecer conhecimentos básicos necessários para identificação dos componentes e funções do Diferencial e capacitar o aluno para desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos.
16h
Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos sólidos sobre os componentes e as funções do diferencial. Eles terão habilidades para identificar os componentes do eixo traseiro, realizar desmontagem, montagem e diagnosticar defeitos. Compreenderão as funções dos eixos traseiros, a transmissão de força para as rodas, as engrenagens cônicas e os tipos de diferenciais. Essas competências práticas e teóricas capacitam os alunos para executar com eficácia atividades de manutenção e reparo nos eixos traseiros de veículos, contribuindo para sua atuação qualificada no setor automotivo.
Desenvolver habilidade e conhecimento na manutenção dos componentes das suspensões, de acordo com cada sistema, reparação, montagem e desmontagem.
16h
Os alunos serão capazes de aplicar habilidades e conhecimentos na manutenção dos componentes das suspensões de acordo com cada sistema específico. Eles terão desenvolvido competências para realizar reparos, montagem e desmontagem dos sistemas de suspensão de veículos automotivos. Além disso, os alunos terão adquirido conhecimento sobre os ângulos formadores da geometria da direção, bem como sobre os procedimentos de reparos e regulagens necessários. Essas habilidades práticas e teóricas os capacitam para realizar eficientemente a manutenção preventiva e corretiva das suspensões veiculares, contribuindo para sua atuação qualificada no campo da manutenção automotiva.
Desenvolver habilidades em manutenção mecânica de caixa de mudança.
20h
Os alunos serão capazes de aplicar habilidades específicas em manutenção mecânica relacionadas à caixa de mudanças de veículos automotivos. Eles terão desenvolvido conhecimentos sobre as funções, princípios de funcionamento e componentes da embreagem, bem como sobre os tipos de acionamento. Além disso, os alunos terão adquirido entendimento sobre as funções, conceitos básicos e componentes da caixa de mudanças, preparando-os para realizar com eficiência a desmontagem, avaliação e montagem deste componente crucial do sistema de transmissão de veículos. Essas habilidades práticas os capacitam para realizar manutenções preventivas e corretivas na caixa de mudanças, contribuindo para sua atuação qualificada no campo da manutenção automotiva.
Fornecer conhecimentos sobre os princípios básicos e tipos de freios, capacitando o aluno para desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos.
20h
Os alunos estarão capacitados para aplicar conhecimentos fundamentais sobre os princípios e tipos de freios, com foco especial no sistema de freio pneumático. Eles serão capazes de realizar desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos neste sistema, adquirindo habilidades práticas essenciais para a manutenção eficaz dos freios pneumáticos em veículos automotivos. Essas competências práticas garantem que os alunos estejam preparados para identificar e resolver problemas nos sistemas de freio pneumático, contribuindo para a segurança e o bom funcionamento dos veículos.
Capacitar o instruendo sobre a tecnologia que envolve os sistemas de injeção automotivos e suas particularidades.
16h
Os alunos estarão aptos a compreender a tecnologia aplicada nos sistemas de injeção automotiva, com foco nas especificidades relacionadas ao diesel. Eles serão capazes de realizar diagnósticos completos do sistema de gerenciamento eletrônico utilizando equipamentos de medição, como o Kaptor 200 Alfa-test, e interpretar os esquemas elétricos para identificar e solucionar falhas. Essas habilidades práticas proporcionam aos alunos o conhecimento necessário para realizar manutenção e reparos eficientes nos sistemas de injeção eletrônica a diesel, contribuindo para o bom funcionamento e a performance dos veículos.
Capacitar os instruendos a utilizar instrumentos de medição, de grandezas elétricas (multímetros), identificar esquemas elétricos do veículo, executar procedimentos para localização de defeitos em sistemas elétricos e efetuar diagnóstico e reparos dos sistemas de carga e partida.
76h
Após completar esta etapa
Os alunos estarão capacitados para realizar diversas atividades relacionadas aos sistemas elétricos dos veículos. Eles serão capazes de utilizar instrumentos de medição, como multímetros, para identificar grandezas elétricas e localizar defeitos nos sistemas de carga e partida. Além disso, terão conhecimento teórico sobre eletrônica, leis básicas, fusíveis, baterias, alternadores e motores de partida, permitindo a execução de diagnósticos precisos e reparos eficazes nos circuitos elétricos dos veículos. Com uma carga horária extensa de 76 horas, este módulo proporciona uma base sólida para a atuação dos alunos no segmento de manutenção veicular.