Curso livre Auxiliar de Manutenção Veicular

Objetivo: Capacitar o aluno a elaborar planos de manutenção, a realizar manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Fornecer aprendizados sobre substituição de peças, reparo e teste de desempenho de componentes e sistemas de veículos.

Módulo Base

Carga horária

4

Objetivo

Apresentar o IJCA como um espaço de aprendizado e crescimento, onde cada aluno será apoiado e capacitado para atingir seu pleno potencial; inspirar e motivar nossos alunos, destacando a importância da qualificação profissional como um meio para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Integrar alunos
  • Apresentar o Instituto JCA, a Equipe e as regras de convivência
Carga horária

32

Objetivo

Oferecer ao aluno subsídios que o auxilie a compreender e identificar tópicos gramaticais relevantes à produção de textos coesivos, redigir e interpretar textos variados, observando especificidades da linguagem e padronização da língua portuguesa.

  • Conceito de comunicação verbal e escrita
  • Língua falada e língua escrita
  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa na elaboração de textos.
  • O uso adequado das palavras no texto
  • A organização das ideias no texto.
  • Mecanismos de coesão e coerência textual
  • As vozes verbais
  • Concordância verbal e concordância nominal
  • Regência verbal e regência nominal
  • Figuras e Vícios de Linguagem
  • Crase
  • Ortografia
  • Acentuação
  • Pontuação
  • Interpretação de textos
Ao concluir

Os alunos serão capazes de dominar a modalidade escrita através da produção de texto, promover a compreensão e síntese de textos através de leitura analítica e crítica interpretativa e possibilitar a expressão e organização de ideias bem estruturadas, coesas e coerentes.

Carga horária

32

Objetivo

Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.

  • Conjunto dos números inteiros (z);
  • Potenciação;
  • Radiciação;
  • Números primos;
  • M.m.c. (mínimo múltiplo comum);
  • M.d.c. (máximo divisor comum);
  • Conjunto q (conjunto dos números racionais);
  • Dízimas periódicas;
  • Medidas;
  • Porcentagem;
  • Álgebra;
  • Sistema de equações;
  • Juros simples;
  • Juros compostos;
  • Estudo do tempo e movimento;
  • Cálculo de despesa, receita e custos;
  • Estatística;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Margem de lucro;
  • Projeções financeiras;
  • Produção;
  • Fluxo de caixa;
  • Estudo do tempo (movimentos, associações)
Ao concluir

Os alunos estarão capacitados para aplicar uma ampla gama de conceitos matemáticos em situações práticas. Eles desenvolverão habilidades de raciocínio lógico e serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, M.M.C., M.D.C., números racionais, porcentagem, álgebra, sistemas de equações, juros simples e compostos, entre outros. Isso lhes proporcionará uma base sólida para resolver problemas do mundo real e tomar decisões informadas em diversas áreas profissionais.

Carga horária

32

Objetivo

Aplicar a matemática em situações do cotidiano como o meio e não como o fim.

  • Conjuntos
  • Geometria
  • Regra de Três
  • Porcentagens
  • Funções Matemáticas
  • Gráficos
Ao concluir

Os alunos serão capazes de diferenciar os elementos de cada conjunto e saber realizar as operações fundamentais com cada um deles, ter uma noção de unidade de medida necessária para o exercício das funções que o cargo habilita, representar e interpretar gráficos, tabelas e textos que envolvam raciocínio numérico e/ou matemática, dominar cálculos com regra de três como uma ferramenta de ampla aplicabilidade no cotidiano do aluno, aplicar a matemática nas situações do cotidiano e perceber a matemática dos eventos do cotidiano.

Carga horária

32

Objetivo

Ampliar os conhecimentos gerais de matemática e possibilitar o raciocínio lógico.

  • Conjunto dos números inteiros (z)
  • Potenciação
  • Radiciação;
  • Números primos
  • M.m.c. (mínimo múltiplo comum)
  • M.d.c. (máximo divisor comum)
  • Conjunto q (conjunto dos números racionais)
  • Dízimas periódicas
  • Medidas
  • Porcentagem
  • Álgebra
  • Sistema de equações
  • Estudo do tempo e movimento
  • Frações
  • Proporções
  • Área das Figuras Planas
  • Transformação de Unidades
  • Termometria
  • Calorimetria

 

Ao concluir

Os alunos serão capazes de aplicar uma variedade de conceitos matemáticos essenciais para sua área de atuação. Eles terão ampliado seus conhecimentos gerais em matemática e desenvolvido habilidades de raciocínio lógico. Os alunos serão capazes de trabalhar com conjuntos numéricos, potenciação, radiciação, números primos, mínimo múltiplo comum (M.M.C.), máximo divisor comum (M.D.C.), números racionais, dízimas periódicas, medidas, porcentagem, álgebra, sistema de equações, frações, proporções, cálculo de área de figuras planas, transformação de unidades, termometria e calorimetria. Essas habilidades matemáticas permitirão aos alunos resolver problemas práticos relacionados à manutenção automotiva, contribuindo para sua eficácia e profissionalismo no campo.

 

Carga horária

20

Objetivo

Apoiar as trajetórias dos jovens na construção consciente e planejada de caminhos possíveis para o seu futuro, através de princípios éticos, participação cidadã, autoconhecimento, elaboração de metas e gestão pessoal para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Criar condições que aumente os esforços dos jovens para criar seus Projetos de Vida;
  • Proporcionar reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo para formação da identidade;
  • Apoiar na construção de Projetos de Vida orientados por relações éticas e valores morais e o impacto de suas ações na vida privada e pública;
  • Desenvolver capacidades cognitivas intrínsecas a afetividade;
  • Orientar os jovens para o desenvolvimento de recursos através da organização de decisões, pensamentos, atividades e o engajamento em ações efetivas e consistentes.
Ao término do componente

Os alunos estarão capacitados a construir conscientemente seus caminhos futuros. Eles terão desenvolvido autoconhecimento, elaborado metas pessoais e profissionais, e adquirido habilidades de gestão pessoal. Além disso, os alunos terão refletido sobre suas identidades, valores éticos e morais, e compreendido o impacto de suas ações na vida privada e pública. Através desse processo, estarão mais preparados para tomar decisões, organizar suas atividades e se engajar em ações consistentes para alcançar seus objetivos de vida e carreira.

Carga horária

4

Objetivo

Proporcionar aos jovens a compreensão da importância da cidadania e ética em suas vidas, incentivando a reflexão sobre seus direitos, responsabilidades e os valores éticos fundamentais, além de inspirar o engajamento para a construção de um projeto societário mais justo e solidário.

  • Compreendendo a cidadania – Definição de cidadania e seus elementos fundamentais; Direitos e responsabilidades dos cidadãos;
  • O papel do jovem na construção de uma sociedade mais justa.
  • Definição de ética e sua relação com a cidadania;
  • Valores éticos.
  • Reflexão sobre a importância desses valores na vida pessoal e coletiva.
  • Desafios e dilemas éticos;
  • Apresentação de situações complexas envolvendo escolhas éticas.
  • Exemplos de situações cotidianas em que a ética é colocada em prática;
  • Discussão em grupo sobre possíveis soluções e suas consequências;
  • Reflexão sobre a importância de pensar nas consequências das ações.
  • Construção de um projeto societário ético;
  • A importância da Participação política e cidadã;
  • A educação como um pilar fundamental para a construção de uma sociedade ética.

 

Ao término da oficina

Os alunos serão capazes de aplicar uma compreensão sólida sobre a importância da cidadania e ética em suas vidas. Eles terão adquirido conhecimento sobre os elementos fundamentais da cidadania, incluindo direitos, responsabilidades e o papel do jovem na construção de uma sociedade justa. Além disso, os alunos terão compreendido a definição de ética e sua relação com a cidadania, refletindo sobre os valores éticos essenciais e sua aplicação na vida pessoal e coletiva. Por meio da apresentação de situações complexas envolvendo dilemas éticos e da discussão em grupo sobre possíveis soluções e suas consequências, os alunos desenvolverão habilidades críticas para tomar decisões éticas em suas vidas. Finalmente, eles serão inspirados a participar ativamente na construção de um projeto societário mais ético, reconhecendo a importância da participação política e da educação nesse processo. Essa preparação abrangente promove um engajamento cívico e ético mais consciente e responsável, capacitando os alunos a contribuir positivamente para a sociedade em que vivem.

 

Carga horária

4

Objetivo

Sensibilizar para a importância do processo de interação entre as pessoas no ambiente de trabalho, a melhor forma de vivenciá-las.

  • Características do ser humano
  • As necessidades
  • A comunicação
  • Percepção interna e percepção do outro
  • Percepção de mundo
  • O mundo corporativo
  • O ambiente profissional
  • O feedback
  • Conflitos no trabalho – Como lidar com a rejeição no trabalho, questões afetivas, a rivalidade no trabalho
  • As posições hierárquicas
Ao concluir a atividade

Os participantes saem com uma melhor compreensão de como se comunicar de forma eficaz com os outros, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, resolver conflitos de forma construtiva e colaborar com outras pessoas. Além de maior consciência das emoções próprias e dos outros, bem como uma melhor compreensão das diferenças culturais e de gênero e desenvolvimento de habilidades de liderança.

Carga horária

4

Objetivo

Capacitar os jovens para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mundo do trabalho oferece, promovendo um desenvolvimento profissional e pessoal sólido.

  • Posicionamento no Mercado de Trabalho
  • Educação Financeira
  • Direitos Trabalhistas e Previdenciários
  • Currículo e Redes Sociais para o Trabalho
Ao término da palestra

Os alunos estarão capacitados para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades oferecidas pelo mundo profissional. Eles terão adquirido conhecimentos sobre seu posicionamento no mercado de trabalho, compreendendo seus direitos trabalhistas e previdenciários e desenvolvendo habilidades em educação financeira para uma gestão adequada de seus recursos. Além disso, os alunos serão capazes de elaborar currículos eficazes e utilizar redes sociais de maneira estratégica para potencializar suas oportunidades de emprego. Essa preparação abrangente promove um desenvolvimento profissional e pessoal sólido, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para uma transição bem-sucedida para o mundo do trabalho.

Carga horária

4

Objetivo

Orientar sobre os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

  • Histórico da saúde e segurança no trabalho;
  • Legislação sobre saúde e segurança no trabalho;
  • Origem e consequências dos acidentes e doenças do trabalho;
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Agentes causadores de riscos no ambiente de trabalho;
  • Princípios de higiene no trabalho.

 

Ao término da palestra

Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Eles terão adquirido compreensão sobre o histórico e a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, bem como sobre as origens e consequências dos acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, os alunos serão capazes de identificar os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados, reconhecer os agentes causadores de riscos no ambiente de trabalho e aplicar princípios de higiene no trabalho. Esses conhecimentos capacitam os alunos a contribuir ativamente para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os colaboradores.

Carga horária

36

Objetivo

O componente curricular faz parte do programa Oficina do Ensino e tem o objetivo de apoiar a formação dos jovens com foco no desenvolvimento de pesquisas e de projetos e incentivar a criação de novas ideias, permitindo que os jovens não se limitem aos conteúdos técnicos do curso. Dessa forma, os alunos são desafiados a refletir sobre assuntos e problemas do seu cotidiano, elaborando projetos que são apresentados ao público e avaliados por professores e colaboradores.

  • Definição do problema, base teórica e conceitual
  • Justificativa
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Cronograma de Execução
  • Orçamento
  • Equipe de Trabalho
  • Normas Científicas
Ao completar o percurso de aprendizagem

Os alunos estarão capacitados para aplicar uma abordagem estruturada na concepção e execução de projetos de pesquisa. Eles serão capazes de identificar problemas relevantes em seu contexto, fundamentar suas investigações em uma base teórica sólida, e estabelecer objetivos claros para suas pesquisas. Além disso, os alunos desenvolverão habilidades na elaboração de metodologias adequadas, criação de cronogramas de execução e orçamentos, bem como na formação e gestão de equipes de trabalho. Ao seguir normas científicas e apresentar seus projetos de forma coerente e persuasiva, os alunos serão capazes de contribuir de maneira significativa para a resolução de problemas e o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.

Módulo Específico I

Carga horária

8

Objetivo

Enriquecer os conhecimentos específicos dos jovens do programa através da observação de experiências semelhantes às obtidas através das aulas em sala e em laboratório durante a formação. Visitas às empresas parceiras, feiras do setor e escolas técnicas.

Carga horária

8

Objetivo

Facilitar o aprendizado e enriquecer o conhecimento dos alunos do curso profissionalizante, proporcionando um espaço de interação e aprendizado com profissionais experientes e consolidados em seus respectivos setores de atuação. Por meio dessa atividade, os alunos terão a oportunidade de adquirir insights valiosos sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas do mercado, além de desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre os desafios e oportunidades em suas áreas de formação. O objetivo é inspirar e capacitar os alunos para se destacarem em suas futuras carreiras, incentivando-os a buscar a excelência e a inovação em seus campos de atuação

Carga horária

100

Objetivo
  •  Contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências dos jovens relacionadas à sua área de formação profissional, por meio de atividades de aprendizagem em situações reais de trabalho.
  • Propiciar aos alunos em formação a aplicação prática da teoria aprendida no Instituto JCA, permitindo maior assimilação das matérias curriculares;
  • Avaliar a vocação profissional, atenuando o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho; e
  • Antecipar o desenvolvimento de atitudes/posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico e a criatividade.
Ao término da Vivência Profissional

Os alunos serão capazes de aplicar habilidades e competências adquiridas durante sua formação em situações reais de trabalho. Eles terão a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida no Instituto JCA, promovendo uma maior assimilação das matérias curriculares. Além disso, o projeto permitirá avaliar a vocação profissional dos alunos, facilitando a transição da vida estudantil para o mundo do trabalho. Os participantes também serão incentivados a desenvolver atitudes e posturas profissionais, estimulando o senso crítico e a criatividade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Essa experiência prática contribuirá significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, fornecendo uma base sólida para suas futuras carreiras

 

Módulo Específico II

Competências Profissionais

  1. Elaboram planos de manutenção;
  2. Realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores.
  3. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos.
  4. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.
Objetivo

Oferecer aos alunos conhecimentos necessários as atividades profissionais que implicam em domínio de cálculos através de operações matemáticas, fenômenos físicos, uso e manuseio de ferramentas de medidas de precisão voltadas para as atividades práticas.

Carga horária

16h

Conteúdo Programático
  • sistemas de medidas (métrico, torque, temperatura, volume e pressão);
  • conversão/ equivalência;
  • utilização dos instrumentos de medição (paquímetro, micrometro e microcomparador).
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos essenciais para atividades profissionais que requerem habilidades em cálculos através de operações matemáticas, compreensão de fenômenos físicos e uso de ferramentas de medidas de precisão. Eles terão adquirido competências em sistemas de medidas, como métrico, torque, temperatura, volume e pressão, além de dominar técnicas de conversão e equivalência entre diferentes unidades de medida. Os alunos também serão capazes de utilizar instrumentos de medição, como paquímetro, micrômetro e microcomparador, de maneira eficaz e precisa em atividades práticas relacionadas à manutenção veicular. Esses conhecimentos proporcionarão uma base sólida para que os alunos desempenhem suas funções de forma competente e eficiente na indústria automotiva.

Objetivo

Apresentar aos alunos as ferramentas de uso cotidiano na prática das Oficinas Mecânicas, observando as formas adequadas de manuseio, reparação e conservação.

Carga horária

12h

Conteúdo Programático
  • Prático no manuseio de ferramentas manuais e equipamentos de oficina, tais como compressor de ar, máquinas de furar, prensa, esmeril etc.
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de aplicar prontamente o conhecimento adquirido sobre as ferramentas utilizadas no dia a dia das oficinas mecânicas. Eles compreenderão as formas adequadas de manuseio, reparação e conservação dessas ferramentas, garantindo sua durabilidade e eficácia. Além disso, os alunos estarão aptos a utilizar com destreza ferramentas manuais e equipamentos de oficina, como compressores de ar, máquinas de furar, prensas e esmeris, proporcionando um desempenho eficiente e seguro em suas atividades práticas. Essas habilidades capacitam os alunos para uma atuação qualificada e responsável no ambiente de trabalho da manutenção veicular.

Objetivo

Proporcionar entendimento dos processos de funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico, identificar componentes do motor e capacitar o aluno para desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos.

Carga horária

32h

 

Conteúdo Programático
  • Apresentação do motor e suas variantes;
  • Descrição e funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico;
  • Componentes;
  • Avaliação do motor 457 eletrônico;
  • Sistemas periféricos de arrefecimento do motor, lubrificação e admissão de ar

Após completar esta etapa

Os alunos estarão aptos a aplicar conhecimentos abrangentes sobre os processos de funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico em motores a diesel. Eles serão capazes de identificar os componentes do motor, bem como diagnosticar defeitos. Os alunos terão adquirido competências para compreender as variantes do motor diesel, entender o funcionamento do sistema de gerenciamento eletrônico e dos sistemas periféricos de arrefecimento, lubrificação e admissão de ar. Essas habilidades práticas e teóricas capacitam os alunos para desempenhar atividades de manutenção e diagnóstico de motores diesel com eficiência e precisão, contribuindo para sua atuação qualificada no setor automotivo.

Objetivo

Fornecer conhecimentos básicos necessários para identificação dos componentes e funções do Diferencial e capacitar o aluno para desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos.

Carga horária

16h

Conteúdo Programático
  • Funções dos Eixos Traseiros;
  • Transmissão de Força para as rodas;
  • Engrenagens Cônicas;
  • Componentes do Diferencial;
  • Funções do Diferencial;
  • Tipos de Eixos Traseiros;
  • Desmontagem, avaliação e montagem do eixo traseiro.
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de aplicar conhecimentos sólidos sobre os componentes e as funções do diferencial. Eles terão habilidades para identificar os componentes do eixo traseiro, realizar desmontagem, montagem e diagnosticar defeitos. Compreenderão as funções dos eixos traseiros, a transmissão de força para as rodas, as engrenagens cônicas e os tipos de diferenciais. Essas competências práticas e teóricas capacitam os alunos para executar com eficácia atividades de manutenção e reparo nos eixos traseiros de veículos, contribuindo para sua atuação qualificada no setor automotivo.

Objetivo

Desenvolver habilidade e conhecimento na manutenção dos componentes das suspensões, de acordo com cada sistema, reparação, montagem e desmontagem.

Carga horária

16h

Conteúdo Programático
  • Conhecimento sobre os ângulos formadores da geometria da direção, reparos e regulagens.
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de aplicar habilidades e conhecimentos na manutenção dos componentes das suspensões de acordo com cada sistema específico. Eles terão desenvolvido competências para realizar reparos, montagem e desmontagem dos sistemas de suspensão de veículos automotivos. Além disso, os alunos terão adquirido conhecimento sobre os ângulos formadores da geometria da direção, bem como sobre os procedimentos de reparos e regulagens necessários. Essas habilidades práticas e teóricas os capacitam para realizar eficientemente a manutenção preventiva e corretiva das suspensões veiculares, contribuindo para sua atuação qualificada no campo da manutenção automotiva.

Objetivo

Desenvolver habilidades em manutenção mecânica de caixa de mudança.

Carga horária

20h

Conteúdo Programático
  • Funções da Embreagem;
  • Princípios de Funcionamento da Embreagem;
  • Componentes da Embreagem;
  • Tipos de Acionamento da Embreagem;
  • Funções da Caixa de Mudança;
  • Conceitos Básicos;
  • Componentes da Caixa de Mudança;
  • Desmontagem, avaliação e montagem da Caixa de Mudança
Após completar esta etapa

Os alunos serão capazes de aplicar habilidades específicas em manutenção mecânica relacionadas à caixa de mudanças de veículos automotivos. Eles terão desenvolvido conhecimentos sobre as funções, princípios de funcionamento e componentes da embreagem, bem como sobre os tipos de acionamento. Além disso, os alunos terão adquirido entendimento sobre as funções, conceitos básicos e componentes da caixa de mudanças, preparando-os para realizar com eficiência a desmontagem, avaliação e montagem deste componente crucial do sistema de transmissão de veículos. Essas habilidades práticas os capacitam para realizar manutenções preventivas e corretivas na caixa de mudanças, contribuindo para sua atuação qualificada no campo da manutenção automotiva.

Objetivo

Fornecer conhecimentos sobre os princípios básicos e tipos de freios, capacitando o aluno para desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos.

Carga horária

20h

Conteúdo Programático
  • Princípios Básicos;
  • Freio de Serviço;
  • Freio de Estacionamento;
  • Informações sobre Freios;
  • Informações Técnicas;
  • Desmontagem, avaliação e montagem do sistema de Freio Pneumático.
Após completar esta etapa

Os alunos estarão capacitados para aplicar conhecimentos fundamentais sobre os princípios e tipos de freios, com foco especial no sistema de freio pneumático. Eles serão capazes de realizar desmontagem, montagem e diagnóstico de defeitos neste sistema, adquirindo habilidades práticas essenciais para a manutenção eficaz dos freios pneumáticos em veículos automotivos. Essas competências práticas garantem que os alunos estejam preparados para identificar e resolver problemas nos sistemas de freio pneumático, contribuindo para a segurança e o bom funcionamento dos veículos.

Objetivo

Capacitar o instruendo sobre a tecnologia que envolve os sistemas de injeção automotivos e suas particularidades.

Carga horária

16h

Conteúdo Programático
  • Apresentação do Motor e suas Variantes;
  • Circuito de Alimentação do Combustível;
  • Descrição e Funcionamento do Sistema de Gerenciamento Eletrônico;
  • Princípio de Funcionamento de Sensores e Atuadores;
  • Diagnóstico Completo do Sistema de Gerenciamento através de Equipamento de Medição (Kaptor 200 Alfa-test);
  • Estudos dos Esquemas Elétricos;
  • Simulação dos Esquemas Elétricos;
  • Simulação de Falhas, Soluções e Diagnóstico de Falhas
Após completar esta etapa

Os alunos estarão aptos a compreender a tecnologia aplicada nos sistemas de injeção automotiva, com foco nas especificidades relacionadas ao diesel. Eles serão capazes de realizar diagnósticos completos do sistema de gerenciamento eletrônico utilizando equipamentos de medição, como o Kaptor 200 Alfa-test, e interpretar os esquemas elétricos para identificar e solucionar falhas. Essas habilidades práticas proporcionam aos alunos o conhecimento necessário para realizar manutenção e reparos eficientes nos sistemas de injeção eletrônica a diesel, contribuindo para o bom funcionamento e a performance dos veículos.

Objetivo

Capacitar os instruendos a utilizar instrumentos de medição, de grandezas elétricas (multímetros), identificar esquemas elétricos do veículo, executar procedimentos para localização de defeitos em sistemas elétricos e efetuar diagnóstico e reparos dos sistemas de carga e partida.

Carga horária

76h

Conteúdo Programático
  • Teoria eletrônica;
  • Grandezas elétricas;
  • Lei de Ohm;
  • Fusíveis; Cálculo de corrente de corrente elétrica e cabos;
  • Bateria; Alternador;
  • Motor de partida;
  • Instalação e confecção de chicotes;
  • Diagrama de circuitos.

Após completar esta etapa

Os alunos estarão capacitados para realizar diversas atividades relacionadas aos sistemas elétricos dos veículos. Eles serão capazes de utilizar instrumentos de medição, como multímetros, para identificar grandezas elétricas e localizar defeitos nos sistemas de carga e partida. Além disso, terão conhecimento teórico sobre eletrônica, leis básicas, fusíveis, baterias, alternadores e motores de partida, permitindo a execução de diagnósticos precisos e reparos eficazes nos circuitos elétricos dos veículos. Com uma carga horária extensa de 76 horas, este módulo proporciona uma base sólida para a atuação dos alunos no segmento de manutenção veicular.