Educação que reverbera de mãe para filhas

A busca por ações que alcancem para além dos jovens faz o Instituto se envolver com as realidades e vivências de muitas famílias. Anacie Gonoring, 44 anos, e sua filha, Agatha Gonoring, 16 anos, são um exemplo. Profissional da Educação há 25 anos, Anacie possui um extenso currículo de atuação nas redes pública e privada de ensino, além de passagens em projetos comunitários nas regiões do Grande Rio, Niterói e São Gonçalo. “Brinco com os meus alunos que estou na escola pública desde os 4 anos de idade, então, tenho 40 anos diretos na escola (risos). Acredito muito na possibilidade de uma educação pública mais inclusiva e com melhor qualidade para todos”, pontuou.


Sua história com o IJCA se iniciou em 2021, quando em meio a pandemia de Covid ela inscreveu a filha no processo seletivo do Programa Fortalecendo Trajetórias. Na época, Ágatha era aluna do 9º ano do ensino fundamental. “Quando saiu o resultado, que ela havia sido selecionada para o Reforço Escolar foi muita alegria pela oportunidade, principalmente naquele momento tão difícil para todos.Foi uma emoção e um momento muito importante para ela e para a nossa família. Um suporte em caminharmos juntos com IJCA”


Além de Ágatha, que atualmente está na fase de Acompanhamento Pedagógico e Social do Fortalecendo Trajetórias e estuda no Colégio Intercultural Brasil-França, Anacie tem outras duas filhas, Marina Gonoring, de 14 anos e Elisa Gonoring, de 5 anos. A mãe conta que espera agora a oportunidade de inscrever a filha do meio no Programa. “Acredito e MUITO que o Fortalecendo Trajetórias faz toda a diferença, que impacta não só a vida dos adolescentes e jovens, como das suas famílias”, afirmou ela.

O comprometimento com a educação e valorização do ensino público de qualidade são dois propósitos que unem o Instituto JCA e a Anacie, possibilitando uma rede em conjunto em prol da juventude. “Eu já acompanhava o trabalho das equipes do IJCA e os projetos para a sociedade e principalmente para a melhoria da Educação. Como temos a mesma meta, “fortalecer trajetórias”, venho seguindo o IJCA e trabalhando para que os meus alunos também possam visualizar um mundo de novas oportunidades, oferecendo um novo olhar além da realidade que vivem”, finaliza.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...