Festival de Curtas encerra ano letivo do Fortalecendo Trajetórias

O primeiro Festival de Curtas do Instituto JCA reuniu no dia 17 de dezembro alunos e ex-alunos do programa Fortalecendo Trajetórias para uma maratona de cinema com o tema “Ampliando o olhar sobre minha trajetória”. O evento inédito foi organizado pela coordenação pedagógica do IJCA e fomentou a criatividade entre os jovens. Seu principal objetivo foi estimular a produção audiovisual, exibir e debater curtas metragens produzidos pelos aluns, além de buscar novas formas de difundir o Programa Fortalecendo Trajetórias por meio de exemplos reais, tendo como protagonistas mais de 50 jovens. Foram um total de 11 filmes exibidos e avaliados por uma banca composta por colaboradores, professores e pelos Jovens Multiplicadores de ações. O filme vencedor teve a maior pontuação dentro dos cinco critérios selecionados: Abordagem do tema, roteiro, criatividade, conteúdo, produção/montagem.

Em 2019, o Instituto JCA realizou diversas ações educativas por meio da arte e a partir disso, muitos jovens vem se destacando na música, dança, cinema, desenho, poesia. ”A união entre educação e cultura potencializa nossa atuação e incentiva alunos e familiares a descobrirem novas habilidades. O tema do Festival foi proposital, sugerimos aos alunos uma busca por autoconhecimento, os filmes se transformaram em biografias. Os pais quando falaram comigo, disseram que foi muito bom pela integração entre família e alunos, todos refletiram sobre as conquistas dos alunos e deles mesmos sobre os caminhos que percorreram pela vida. Eu achei tão bom que vou repetir o projeto piloto em 2020 com a mesma linguagem, mas usando o tema Ampliando o olhar para a minha comunidade” destaca Therezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA.

Exemplos de talentos são os alunos Pablo do Nascimento, que participou do evento tocando ritmos eruditos e populares em sua flauta transversal no intervalo de cada atividade e a aluna Queylla Vieira que fez uma apresentação de dança contemporânea antes da divulgação dos filmes vencedores. Foram eles:

1º Lugar – Nathã Carvalho

 

 

2º Lugar – Camila Ávila e Brenno Alves

 

3º Lugar – Joana Karolina e Sthefani Monteiro

 

Para conferir os filmes na íntegra, acesse: https://youtu.be/agbsfEIqPUo

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...