IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

Design sem nome (3)

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o maior número de inscritos até hoje – segundo dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto JCA amplia a disseminação do Guia Acesso e Permanência nas escolas públicas e pré-vestibulares do Estado do Rio de Janeiro.

As apresentações de disseminação do Guia realizadas no último ano pelas jovens universitárias Samara Vieira e Suellen Andrade, tem a proposta de compartilhar informações essenciais para que jovens periféricos possam acessar e permanecer na universidade. No último ano, as oficinas realizadas presencialmente em escolas da Região Leste Fluminense do Rio de Janeiro e no formato online, alcançaram cerca de 950 alunos em 25 apresentações. No formato online, IJCA conta com a parceria estratégica da JA Rio para a divulgação do Guia nas plataformas digitais.

Para este ano, espera-se como resultado a ampliação para 40 oficinas, sendo 35 realizadas presencialmente, e pelo menos 1.500 jovens alcançados por esta disseminação. “Nesse segundo ano de projeto, priorizamos as relações de parcerias e concretização da agenda de disseminação abrangendo a rede pública estadual de ensino e os núcleos pré-vestibulares. A direção é somar esforços e estratégias que convergem no propósito de contribuir com as juventudes na universidade”, pontuou Maysa Gil, Gerente Executiva do IJCA.

As experiências de disseminação direta com os jovens também foram aprimoradas, com foco em aproximá-los ainda mais. “Por ter uma atuação nas escolas acontecendo desde o ano passado, o processo e a experiência colaboraram muito para a disseminação esse ano. A implementação do quiz, a dinâmica realizada após apresentação sobre as informações que constam no Guia, é algo que resultou em uma maior participação e interação dos alunos durante a roda de conversa”, contou Suellen Andrade. 

IJCA e escolas em prol da educação

A atuação do Instituto no Projeto do Guia acontece em colaboração com parceiros, sobretudo, escolas e secretarias, para que sejam criadas condições para promover a multiplicação de informações aos estudantes. O Ciep 448 Ruy Frazão Soares, em Niterói, foi uma das escolas que recebeu proposta de disseminação e a Orientadora Pedagógica, Giselle Andrade destaca a importância da ação conjunta para a proposta do Guia. “Ter essa parceria foi muito agregador, pois a grande maioria dos alunos não se acha pertencente ao ambiente universitário. Além disso, a oficina sana as possíveis dúvidas acerca do ingresso e permanência nas universidades”, destacou. 


Uma das apresentações aconteceu no próprio Instituto JCA, com alunos do ensino médio do Programa Fortalecendo Trajetórias, entre eles, estava a jovem Yasmin Giron,17 anos, aluna do 3º ano do Colégio Pedro II que contou sua experiência na oficina. “Eu pretendo fazer o Enem esse ano, mas confesso que não sabia o que fazer após. Todas as informações que elas trouxeram na oficina sobre o que vem depois, sobre os auxílios que as universidades podem oferecer foram realmente muito importantes”, contou. 

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

Fomento à participação social de adolescentes

O Comitê de Participação Adolescente (CPA) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Niterói está...