O Instituto JCA torna-se signatário do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, uma iniciativa que visa ampliar as oportunidades de qualificação social e profissional para jovens em situação de vulnerabilidade. O objetivo é facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho, buscando a inserção em empregos formais.
Coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), UNICEF e Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Pacto é uma ação colaborativa que envolve a participação de governos, empresas, fundações e organizações da sociedade civil. Todos esses atores estão comprometidos em desenvolver uma política pública nacional que promova a inclusão produtiva das juventudes até 2030.
Nesse sentido, ao aderir ao Pacto, o Instituto JCA reafirma e renova seu compromisso com a profissionalização e a empregabilidade dos jovens, ampliando sua atuação tanto ao nível local quanto em articulações nacionais e internacionais. “Com a assinatura do Pacto, o Instituto JCA compromete-se a seguir diretrizes claras para promover a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Isso inclui a criação e implementação de ações específicas que garantam o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens, e o estabelecimento de parcerias estratégicas que viabilizem essas iniciativas”, explica Wilson Vasconcelos, coordenador de programas e projetos sociais do IJCA.
Além disso, a assinatura do Pacto também influencia positivamente os projetos em andamento na instituição, como o programa Oficina do Ensino. “O objetivo é proporcionar aos jovens (18-29 anos) o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho, aumentando as oportunidades de inserção profissional digna. Contudo, essa influência não implica em mudanças drásticas, mas sim em uma evolução dos projetos, adaptando-os às novas diretrizes e oportunidades trazidas pelo Pacto” conclui Vasconcelos.