Hellen Costa, 23 anos, é moradora do Morro do Céu,em Niterói, é mãe de João Guilherme (6 anos), Aylla Maryelle (5 anos) e Anny Yara (1 ano) e atua como recicladora na cooperativa do seu próprio bairro. Ela que sempre gostou de fazer tranças em seus filhos e sonhava em empreender, estava em busca de uma oportunidade para se aperfeiçoar. Atualmente, Hellen integra junto a outras 34 mulheres a formação em Beleza e Empreendedorismo, oferecida pelo IJCA, que promove capacitação profissional em tranças e cílios e conhecimento técnico em empreendedorismo. Para ela, o curso é um grande passo para ampliar suas perspectivas e alcançar seus objetivos. “Eu sempre sonhei em abrir um salão pra mim, poder dar um futuro melhor para os meus filhos. Eu precisei colocar o trabalho como prioridade na frente dos estudos pelo sustento dos meus filhos, mas hoje, eu posso estudar e me capacitar para ter o meu próprio negócio”, afirmou a jovem.
A atuação do Beleza & Empreendedorismo segue com o direcionamento de propor novas experiências com as mulheres da base da pirâmide social com fomento à geração de renda e a inclusão produtiva. Esses dois conceitos aliados ao empreendedorismo, contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e estável.
“Além de encontrar acolhimento e informação, esperamos que essas mulheres possam ser referências não apenas nos seus locais de origem. A expectativa é que a formação possa promover impactos positivos na sustentabilidade financeira das alunas e por meio da capacitação profissional e empreendedorismo possam aprimorar seus conhecimentos na área da Beleza”, afirmou a analista de projetos, Ellen Sileni.
A formação segue a metodologia das três fases do Banco da Providência, com a etapa de Desenvolvimento Humano, Capacitação Profissional em Tranças e Designer de Cílios e Empreendedorismo, realizada em parceria com o Sebrae Rio de Janeiro. Após a conclusão da segunda fase, serão selecionadas 20 alunas, que melhor se desenvolverem durante a formação, para receber o incentivo financeiro no valor de R$600,00 reais com o propósito apoiar a iniciativa empreendedora. Na última fase, as futuras empreendedoras receberão durante seis meses acompanhamento e mentoria.
Nos últimos anos, o IJCA promoveu o curso “Desenvolvimento humano, capacitação profissional em tranças e empreendedorismo” através do Programa (Re)Conquista, que em dois anos, formou mais de 70 pessoas. Em 2023, mais de 75% das mulheres formadas conseguiram empreender e gerar renda para suas famílias.