Missão
Atuamos com educação ampliando oportunidades para jovens construírem uma trajetória pessoal e profissional de realização. cidadania e felicidade.
Fazer a diferença na sua comunidade, promover o desenvolvimento social, econômico e humano e olhar para as gerações que estão em formação e serão as responsáveis por levar adiante o sonho de um país melhor. São estes desejos que inspiraram Jelson da Costa Antunes a fundar o Instituto JCA, ligado ao Grupo JCA, estruturado com instalações físicas adequadas e equipe altamente qualificada, para desenvolver ações com foco em educação, na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro, onde se encontra a sede do instituto.
O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) é um investimento social familiar, fundado em 2004 pelo empresário do setor de transportes, Jelson da Costa Antunes. Por acreditar que a desigualdade social é uma questão a ser superada, a organização trabalha na área de educação com projetos que melhorem as oportunidades de jovens para que se projetem para um futuro com mais possibilidades de escolha e mais chances de construir um percurso profissional e pessoal de realização, cidadania e felicidade.
O IJCA acredita na educação como instrumento para a transformação social por meio da emancipação de jovens, para que consigam superar as amarras que as condições sociais insistem em lhes impor. Desde a fundação da organização em 2004, o instituto já impactou positivamente mais de 4.000 adolescentes e jovens de origem popular incentivando o seu protagonismo e estimulando-os na criação e concretização de seus sonhos e projetos.
Os principais programas permanentes do instituto são o Fortalecendo Trajetórias e o Oficina do Ensino. O primeiro tem como objetivo dar aos jovens (13-18 anos) a oportunidade de ter uma boa formação no ensino médio, de modo a estarem capacitados a ingressar e cursar boas faculdades, com valores fortes e autonomia intelectual para construírem bonitas trajetórias de vida. Já o Oficina do Ensino atua na qualificação profissional cujo objetivo é oportunizar aos jovens (18-29 anos) o desenvolvimento de competências para o trabalho e ampliação das oportunidades de inserção profissional digna.
O IJCA liderou o movimento #TamoJunto9ºano (2016-2019), projeto de articulação que une secretarias de educação, organizações da sociedade civil e estudantes para mobilizar os jovens oferecendo e identificando oportunidades educacionais na transição do ensino fundamental para o ensino médio buscando provocar e fomentar ações que qualifiquem a educação nas cidades de São Gonçalo e Niterói.
Atualmente o IJCA co-lidera, juntamente com outras organizações sociais, o Redes em Foco Niterói cujo objetivo é fortalecer redes de organizações locais para a redução das desigualdades educacionais de crianças e adolescentes no Brasil.
Ao expandir o seu papel de articulador, o instituto tem atuado no desenvolvimento de territórios através do investimento sistemático em projetos culturais e esportivos incentivados e da articulação de relacionamentos e parcerias estratégicas com empresas e organizações públicas e privadas locais no Rio de Janeiro e São Paulo.
Jelson da Costa Antunes é considerado um dos maiores empresários do setor de transporte do país. Jelson nasceu em 1927, no município fluminense de Itaboraí. Iniciou sua vida profissional muito jovem, auxiliando o pai, inicialmente em um armazém e depois em olaria. Aos 19 anos, após trabalhar com trocador, eletricista, mecânico, encarregado e gerente em empresas de ônibus, tornou-se sócio de seu irmão em um único ônibus. Jelson trabalhava em seu “meio ônibus”, como costumava dizer, como motorista e mecânico, dirigindo e consertando o carro se quebrasse.
Em 1948, após desfazer a sociedade com o irmão, Jelson foi para a cidade de Macaé, onde adquiriu seu próprio ônibus e iniciou o transporte de passageiros. No final dos anos 40, já possuía quatro ônibus circulando, incluindo um veículo novo, que ficou conhecido como “táxi de luxo” por ser o único na região. Nas décadas seguintes, fundou ou se associou a diversas empresas de ramo de transportes.
Empresário de sucesso, em 1968 comprou a Auto Viação 1001, na época a terceira maior empresa do estado. A opção foi pela fusão das empresas, que gradativamente foi alcançando projeção nacional. Ao adquirir a Viação Cometa ,Jelson da Costa Antunes conclui o ciclo de aspirações empresariais e passa a comandar um dos maiores grupos de transporte rodoviário do país.
Copeira
Assistente Administrativo
Analista de Dados
Instrutor Técnico
Analista de Projetos Sociais PL.
Analista de Projetos Sociais PL.
Vigia (Vigban)
Vigia
Assessora Pedagógica
Assistente de Atendimento
Analista Administrativa PL.
Coordenadora de Comunicação (Paiol Cultural)
Assistente de Comunicação (Paiol Cultural)
Analista de Projetos Sociais PL.
Auxiliar de Serviços Gerais
Diretora Executiva
Assistente de Manutenção Predial
Analista Pedagógica Jr.
Coordenador de Planejamento Financeiro
Auxiliar de Serviços Gerais
Analista de Projetos Sociais
Coordenador de Programas e Projetos Sociais
Início dos programas Fortalecendo Trajetórias e Oficina do Ensino.
A sede do IJCA possui salas de aula, centro digital, biblioteca, auditório e laboratórios de refrigeração veicular, pintura automotiva, elétrica veicular e mecânica.
O projeto tem como foco a formação de jovens empreendedores sociais.
Prêmio Fetransport 5 anos IJCA.
Participação no Programa Caminhos e Trilhas focado na formação de gestores sociais em temas que envolviam a educação, trabalho e políticas sociais para juventude. IJCA chancelado como organização social qualificadora na Lei da Aprendizagem. Parceria com a Ashoka para realização do projeto “Geração Muda Mundo”.
Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o IJCA participou da 16° edição da Etransport. No stand eram apresentados programas com debates e rodas de conversa sobre temas como primeiro emprego, mobilidade urbana e conhecimento como via de transformação social.
Menção Honrosa no Prêmio Mobilidade Urbana, na categoria Educação e Cultura com o case “Vozes Juvenis sobre Mobilidade Urbana”. 1º lugar no Prêmio ANTPA-ABRATI “Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros” com o projeto “Vivência Profissional – a Qualificação do Jovens em Parceria com o Setor de Transporte”. Recebe o ANTP-ABRATI. Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros com case “Projeto de Vida”, na categoria Responsabilidade socioambiental.
Realizado pelo IJCA e Spiral Criativa com patrocínio da Auto Viação 1001, Sit Macaé e Macaense via Lei Rouanet do Ministério da Cultura
Co-criação e liderança do Movimento Tamojunto9ºano em parceria com as secretarias municipais de educação de Niterói e São Gonçalo, IFRJ-Campus São Gonçalo e Paiol Cultural com uma agenda propositiva de mobilização e realização de atividades atingindo mais de 2000 alunos do 9 anos da rede pública de ensino. Início da atuação no Parque Vila Maria – SP com projetos de arte e ação educativa. Lançamento da plataforma Central Solidária de Oportunidades (CSO) em parceria com a BEM TV.
“A Cidade Além das Margens” Case: Instituto JCA uma experiência com a qualificação profissional de jovens aprendizes. Moção de aplausos recebida pelo Conselho Municipal de Educação de Niterói (CMEN) pelo trabalho na ampliação da trajetória escolar e profissional de jovens da rede pública oriundos do município e região.
Articulação e patrocínio do I Seminário Intersetorial para a Valorização da Educação Pública do Movimento Tamojunto9ºano.
Investimento Semente em projetos com foco em formação de lideranças e atuação na educação pública.
Selo DOAR – iniciativa do Instituto Doar, a certificação legitima o profissionalismo das organizações não governamentais brasileiras.
Início do Rota da Cultura – programa de visitas culturais conciliadas com oficinas preparatórias e artísticas sobre os eixos temáticos pensados especialmente para o território Parque Vila Maria, zona norte de São Paulo.
Lançamento da publicação Fortalecendo Trajetórias: novos caminhos para jovens talentos XIX Bienal do Livro.
Cartilha Boas práticas em Educação Pública: caminhos para aprimorar a qualidade da educação – a publicação reúne relatos apresentados como comunicação oral por profissionais da Educação ao 1o Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública, organizado pelo movimento #TamoJunto9oano.