Saúde mental em pauta

Saúde mental em pauta

O tabu no mundo corporativo acerca do bem-estar psicológico e emocional de colaboradores inspirou João Félix, Lucas Dutra, Miriam Fernandes, Rafael Conceição e Vitória Constantino, estudantes do curso de Auxiliar Administrativo (tarde), a escolher o tema “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho” para a pesquisa realizada na 14° Mostra de Trabalhos. Durante a apresentação, o grupo elaborou um plano de ação para impulsionar o diálogo sobre o bem-estar mental para a manutenção do equilíbrio emocional do colaborador nas empresas. E o resultado superou as expectativas dos participantes, que foram premiados entre os projetos mais bem desenvolvidos. “Falar de saúde mental é importante porque socialmente é uma temática que não só afeta o indivíduo em sua vida pessoal como também no seu desempenho profissional”, relata Miriam Fernandes, integrante do grupo. 

Miriam e estudantes dos programas e projetos Oficina do Ensino, Fortalecendo Trajetórias e Beleza & Empreendedorismo participaram de rodas de conversas promovidas pelo Instituto JCA ao longo do ano. A estudante ressalta a importância das atividades realizadas como um momento enriquecedor, que impulsionou diretamente a apresentação posterior. “Esse diálogo aberto e colaborativo proporcionou aspectos importantes ampliando minha compreensão sobre o tema e me dando uma visão mais ampla dos desafios enfrentados por diferentes pessoas.”, finaliza Miriam.

As atividades foram conduzidas pela psicóloga e professora do módulo Projeto de Vida, Débora Severo Sica (CRP 05/70572), e reforçam a importância de espaços que promovem o debate sobre o  bem-estar psíquico. “A Roda de Conversa sobre Saúde Mental impacta diretamente na formação e qualificação dos alunos, tendo em vista que a vida pessoal e profissional caminham juntas, e hoje em dia no mercado de trabalho é preciso ter um autocontrole de suas emoções”, afirma a psicóloga. A fim de conscientizar o jovem sobre a importância de cuidar da sua saúde mental e acolher as questões abordadas em sala de aula, as rodas de conversa surgem com o objetivo de desmistificar o que é ansiedade, depressão, abordar fatores que impactam a saúde mental, ensinar técnicas para manejar a ansiedade e realizar atividades e práticas que auxiliam no cuidado com a mente.

Ações públicas

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em 2021, o continente sofria uma crise de saúde mental, com cerca de 60% da população sofrendo de ansiedade ou depressão em decorrência da pandemia. A partir disso, a Associação pela Saúde Emocional de Crianças – Asec Brasil/Movimento Saber Lidar, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), criaram a iniciativa “Promover para Prevenir”. O projeto oferece cursos destinados a jovens, adolescentes e profissionais da saúde, de educação e de assistência social que desejam fortalecer a saúde mental a partir da construção de redes de apoio, da educação entre “pares” – de jovem para jovem – e fazendo uso do canal de ajuda Pode Falar, lançado pelo UNICEF durante a primeira fase do projeto.

No Brasil, existem iniciativas que auxiliam pessoas que sofrem com questões mentais. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Outras alternativas, são os canais de suporte e atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV), que funcionam 24h por dia através do telefone 188, e também no e-mail ou no chat através do site www.cvv.org.br. O atendimento é gratuito e voluntário, sob total sigilo.

Compartilhe

Posts Relacionados

Instituto JCA assina Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes

O Instituto JCA torna-se signatário do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, uma iniciativa que visa ampliar as oportunidades...

Vivência Profissional: mais que uma experiência

O Oficina do Ensino, programa de qualificação profissional com foco na empregabilidade, oferece na última etapa da formação dos cursos...

Juventude e os desafios no mundo do trabalho

Segundo um estudo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgado em maio de 2024, jovens, mulheres e a população...