‘Qual Perfil?’ é uma mobilização da sociedade pela empregabilidade da juventude e pela superação do racismo estrutural que impede ou dificulta o acesso da juventude negra ao mundo do trabalho. Uma iniciativa da ONG BemTV, com a Frente Papa Goiaba
‘Teste de imagens’ com profissionais de RH mostra que racismo institucional existe SIM
Segundo dados do IBGE, 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. Uma realidade que se confirma em outros números: profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos, ocupam apenas 18% dos cargos de elite e são 60,6% dos desempregados. Entre os muitos fatores que mais contribuem para essas estatísticas, está o Racismo Institucional, problema que se manifesta quando instituições públicas ou privadas atuam de forma diferenciada em relação a uma pessoa por conta da sua origem étnica, cor ou cultura, privando-a de oportunidades profissionais e sociais diariamente.
Para chamar atenção para esse problema grave, o Governo do Paraná em parceria com a Assessoria Especial da Juventude e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, assinam a campanha “Teste de Imagem”, criada pela Master Comunicação. Nela, profissionais de RH reais foram convidados para um experimento:
Facebook: /QualPerfilInstagram: @qualperfil Twitter