A sede do Instituto JCA abre suas portas para receber todos que desejam prestigiar a exposição fotográfica “Made in Favela – O Mundo é Nosso”. A exposição, inaugurada em novembro, traz paisagens que contam histórias e o cotidiano do Morro do Caramujo, em Niterói. A produção é uma realização da turma de fotografia do projeto Olho Vivo, realizado pela BemTV, em parceria com o Instituto JCA.
“A Made in favela, o mundo é nosso, honra a visão do “Olho Vivo” e os incríveis jovens por trás das câmeras. Eles lembram a todos nós que, mesmo nas condições mais desafiadoras, a humanidade encontra maneiras de prosperar […] A exposição é um convite a celebrar não apenas as imagens diante de nós, mas também o potencial ilimitado desses e de cada jovem que passou e abrilhantou esse projeto”, traz o texto de apresentação da exposição, assinado por Luanna Mendes, Julia Maia e Ygor Santos, respectivamente, coordenadora pedagógica e instrutores do projeto.
A exposição faz parte das celebrações do Projeto Olho Vivo pelos seus 20 anos de atuação com a juventude popular. Realizado durante quatro meses no Instituto JCA, o curso em fotografia formou 24 jovens moradores do Caramujo em um projeto que aliou discussões sobre territórios e direitos da juventude com questões técnicas do universo da fotografia.
Roger Jardim, 19, morador do Caramujo, é um dos jovens expositores e partilhou sobre a experiência no projeto. “A formação foi ótima, posso dizer que não foi só fotos, mas muita bagagem do olhar para o mundo. E com a exposição, tivemos a oportunidade de mostrar que podemos olhar para o próximo diferente e contar uma história por trás de uma imagem”, afirmou o jovem fotógrafo.
A exposição está em cartaz na sede do Instituto JCA e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, mediante agendamento prévio via Whatsapp pelo número 21 97108-0952. O IJCA está localizado na Rodovia Prefeito João Sampaio, 2501 – Baldeador, Niterói – RJ.