“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) São Gonçalo). Assim como Nelson, muitos adolescentes que estão no nono ano do ensino fundamental desconhecem as oportunidades em escolas públicas como IFRJ, Colégio Pedro II, NATA, Brasil-França, Brasil-China, entre outras. Com foco em apoiar esses adolescentes nesta fase de transição para o Ensino Médio, com informações e orientações sobre as principais escolas de excelência da região, o Instituto JCA lança em seu site o “Se Liga no Ensino Médio”, no âmbito do programa Fortalecendo Trajetórias.
A página contará com conteúdos sobre o perfil das escolas, processos seletivos, oportunidades e políticas de permanência, elaborado com a participação dos adolescentes que já passaram pela experiência da seleção e hoje estudam nessas instituições.
“A nossa proposta é, além de compartilhar conteúdos que irão ajudar esse adolescente que não conhece essas escolas, valorizar o protagonismo juvenil ao incentivar que os próprios estudantes compartilhem suas experiências, de forma colaborativa” afirma Kenia de Oliveira, analista de projetos do IJCA.
Os materiais a serem publicados serão produzidos com facilitação da área de Comunicação do IJCA, que utiliza metodologias participativas para conduzir a produção de conteúdo pelos jovens. “Isso tornará todos os materiais produzidos mais autênticos, relevantes e capazes de se conectar de forma mais eficaz com o público-alvo, que são os jovens que estão no nono ano do ensino fundamental e buscam informações sobre as escolas”, explica Jéssica Santos, coordenadora de área de Comunicação do IJCA.
Para Maria Eduarda Silva, 15 anos, aluna do curso técnico em química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – São Gonçalo), o projeto é uma oportunidade de se expressar e apoiar outros adolescentes. “Eu gostei da ideia porque além de ser um site educativo, querendo ou não, é também adolescente falando para adolescente. Então, vamos poder falar mais sobre a nossa vivência no IF, que é muito legal”.
Estefany Silva argumenta na mesma linha. “Eu achei bem legal a ideia, até porque vamos cativar outros adolescentes, incentivar o interesse deles quererem visitar a escola, ver como funciona. Nós temos uma visão diferente dos adultos, podemos mostrar também um outro lado, um lado mais divertido”, afirma.
Sobre o Fortalecendo Trajetórias
O Fortalecendo Trajetórias é um programa permanente de apoio e acompanhamento social e pedagógico com encaminhamento articulado com a rede socioassistencial para jovens que estão na transição do ensino fundamental para o médio e do ensino médio para o ingresso na universidade.
Em 2024, foram abertas 130 vagas para a primeira etapa do programa, o Reforço Escolar. O processo seletivo está em andamento e a previsão é que os estudantes iniciem as aulas em 14 de maio.
Já a segunda fase consiste no Acompanhamento no Ensino Médio, no qual o jovem recebe apoio pedagógico e socioassistencial, além de uma série de benefícios, que o auxiliam a continuar estudando e ter condições de se preparar para acessar a universidade. Atualmente, 73 jovens participam desta etapa do Fortalecendo Trajetórias.