Formações na era digital

formações ijca

O IJCA inicia em abril cursos online nos programas Fortalecendo Trajetórias e Oficina do Ensino com a proposta de ofertar formação de qualidade para apoiar na qualificação profissional e acesso a escolas de excelência no contexto da pandemia. “A crise sanitária intensificou desigualdades sociais e educacionais de forma latente. São tempos difíceis, que exigem resiliência e adaptações. Desde o ano passado estamos atuando com atividades remotas e após um intenso estudo e planejamento, vamos dar mais um passo para apoiar novos jovens nesse momento de distanciamento com a oferta de formações na modalidade online”, explica Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.

No âmbito do programa Oficina do Ensino, serão iniciados os cursos livres de Auxiliar Administrativo com ênfase em atendimento ao cliente e Auxiliar de Operações Logísticas, totalizando 50 vagas para jovens entre 18 e 29 anos em busca de qualificação profissional. Já no Fortalecendo Trajetórias, serão ofertadas 100 vagas para o Reforço Escolar, que consiste em um curso de Língua Portuguesa e Matemática para jovens entre 13 e 17 anos que estejam cursando 9º ano do ensino fundamental ou 1ºano do ensino médio na rede pública. “Sabemos que alguns jovens não possuem acesso à internet, por este motivo o IJCA pensou no Auxílio Conectividade, para proporcionar o acesso às aulas com uma conexão de internet adequada. Queremos continuar oferecendo cursos de qualidade e acompanhamento para o desenvolvimento pessoal desses jovens neste novo contexto” afirma a analista de projetos Elen Alves.

O IJCA irá utilizar a plataforma Google Sala de Aula para a oferta das formações remotas. A equipe e o corpo docente estão recebendo consultorias para atuar com a ferramenta e discutindo o plano pedagógico para incluir os preceitos e metodologia do IJCA na educação à distância. Todo o acompanhamento sócio-pedagógico realizado nos cursos presenciais continuará sendo feito na modalidade remota, com acompanhamento e encontros virtuais, em grupo ou individual. “Um exemplo é que todas as turmas continuarão elegendo seus representantes, estes colaboram para conexão das questões das turmas junto a equipe pedagógica e professores”, exemplifica Elen.

Para atuar com qualidade neste novo momento, a equipe e os docentes estão passando por uma série de capacitações, sendo o primeiro ciclo dedicado as questões pedagógicas. A partir de três eixos – filosofia, metodologia e avaliação – Therezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA, está propondo discussões e reflexões sobre temas que norteiam as ações pedagógicas da organização. De acordo com ela, entre os principais objetivos está o de realinhar as ações dentro dos propósitos do IJCA neste contexto de pandemia.

“Vivemos uma situação nova e é preciso empoderar os nossos professores. O objetivo aqui é cuidar dos professores que estão na ponta, para eles possam aplicar a nossa filosofia humanista, com metodologias construtivista e compreender a avaliação como momento de aprendizado, para que o foco não esteja no ensino e sim no aprender. A minha preocupação é que o aluno aprenda”, afirma Therezinha Doin.

Compartilhe

Posts Relacionados

Conheça o “Se liga no Ensino Médio”

“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje...

Educação e participação social adolescente caminhando juntas

Maria Eduarda Rodrigues, 15 anos, é estudante do curso técnico em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia...

IJCA e Alura com foco na inclusão digital 

Com foco em promover a inclusão digital para jovens periféricos da região metropolitana Leste Fluminense, o Instituto JCA e a...