Aprendizados na prática

Camila Avila, 17 anos, está no quarto período do curso técnico em Química do IFRJ Campus São Gonçalo. Ela participou do Reforço Escolar em 2018 e hoje é acompanhada pelo instituto no âmbito do programa Fortalecendo Trajetórias. Sempre muito estudiosa e dedicada, Camila viu nos projetos de pesquisa e extensão uma forma de ampliar conhecimentos e ter novas experiências que irão apoiar em suas escolhas profissionais.

Atualmente, Camila integra o Quiama – Química Amiga do Meio Ambiente. O projeto de pesquisa, ensino e extensão, coordenado pela professora Carmelita Gomes, surgiu há dois anos e estuda a química de Produtos Naturais e Agroecologia. “A parte que eu mais estou envolvida é com a página do Instagram: @projeto.quiama que visa divulgar saberes e dicas de beleza, saúde e bem estar. Além de melhorar meu currículo e já contar como horas de estágio, tenho conseguido melhorar muito meus saberes em Química, Biologia, Ecologia e também as minhas habilidades de design, já que até sobre isso eu pesquisei para tornar o post mais dinâmico e legal de ler”, relata.

Ao todo, 55 alunos já passaram pelo Quiama. Os estudantes aprendem a manipular plantas e a fabricar extratos, tinturas, cosméticos naturais e óleos essenciais. O projeto também oferece minicursos e mutirões relacionados a práticas sustentáveis para as comunidades de São Gonçalo. Futuramente, o projeto pretende desenvolver uma farmácia e cozinha viva no município a partir de uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para Camila, a oportunidade de participar do Quiama tem auxiliado também na sua escolha profissional.

“Ainda não decidi um curso exatamente, mas tenho algumas ideias dentro da mesma área de Química e Biologia. Inclusive, esse é mais um dos pontos bons de participar de um projeto de extensão: com eles, nós podemos ver como é na prática a área escolhida, e ter certeza de qual profissão é perfeita para atuarmos no futuro”, afirma a estudante.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...