Perguntas Frequentes: Fortalecendo Trajetórias

1.O que é o Reforço Escolar?

R: O Reforço Escolar consiste em oferecer curso de língua portuguesa, redação, matemática e raciocínio lógico, a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio da rede pública de ensino, com intuito de reforçar conteúdos básicos e de criar condições mínimas para futuros exames de ensino médio das melhores instituições de ensino público da região como o Pedro II, IFRJ entre outros.

2.O curso será online ou presencial?

R: O curso será totalmente remoto, executado através de uma plataforma online. Os alunos acessarão as aulas de suas casas.

3.Quem pode participar do processo seletivo?

R: Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio da rede pública de ensino de Itaboraí, Maricá, Niterói e São Gonçalo. Bons(as) alunos(as) em conteúdo, hábitos e atitudes; ter bom relacionamento com colegas, professores e familiares; apresentar capacidade de adaptação a novas situações; iniciativa para resolver problemas; curiosidade pelo conhecimento e gosto por desafios; Ter entre 13 a 17 anos completos; renda per capita de até um salário mínimo; possuir acesso a internet.

Os/as dependentes e/ou parentes de funcionários do grupo JCA (1001, Opção, Integra Buslog) também poderão participar deste processo seletivo, desde que atendam aos seguintes requisitos: estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ou do 1º ano do ensino médio, com idade entre 13 e 17 anos completos, residentes das cidades de Maricá, Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, com renda per capita de até um salário mínimo e que possuam acesso a internet.

4.Quais as etapas do processo seletivo?

R: Avaliação das fichas de inscrição, o Curso de Língua Portuguesa e Matemática junto ao acompanhamento pedagógico e entrevista social.

5.Qual o período de e como realizar minha inscrição?

R: A inscrição ocorrerá do dia 17/03/2021 até 11/04/2021. Ela deverá ser feita pelo(a) candidato(a), exclusivamente pela internet, via preenchimento do formulário de inscrição disponível no site www.ijca.org.br ou acessando a rede social facebook Instituto JCA.

6.Quais documentos dos/as candidatos/as e responsáveis para realizar a inscrição?

R: Os seguintes documentos do(a) candidato(a) e seu(s) responsável(is) legal(is) deverão ser anexados junto ao Formulário de Inscrição ou enviados via e-mail fortalecendotrajetorias2021@gmail.com até 11/04/2021:

  • Documento de Identidade (RG) ou da Certidão de Nascimento do(a) candidato(a); 
  • Documento de Identidade (RG) do(s) responsável(s) legal(s) do(a) candidato(a).

7.Como se calcula a renda per capita da família?

R: Some todos os rendimentos dos familiares que residem em sua casa (salários, lucro e atividade agrícola, pensão, aposentadoria, etc).  Em seguida, divida o resultado encontrado pelo número total de familiares que moram em sua casa, incluindo os que não têm renda. O valor encontrado será a renda per capita da sua família.

8.Como confirmar se minha inscrição foi efetivada?

R: Após o preenchimento do formulário será enviado um email com a confirmação do envio para o email cadastrado.

9.Quando sairá o resultado?

R: Resultado da análise das fichas de inscrição: 16/04/2021

10.Quem não for selecionado ficará em alguma lista de espera?

R: Sim, durante todo o mês de abril poderão ser convocados os jovens da lista de espera.

11.Se eu for selecionado, como será a matrícula?

R: O jovem selecionado já está automaticamente matriculado, pois os dados são os mesmos da inscrição. Porém alguns documentos familiares serão solicitados para compor o perfil socioeconômico do jovem e sua família durante o reforço escolar.

12.Quando começará as aulas?

R: 20/04/2021 (Terça-feira), sendo das 8h às 12h o horário da manhã e das 14h às  18h o horário da tarde.

13.Quanto tempo de duração tem o curso?

R: Previsão de duração de 4 meses.

14.Quais os dias e horários do curso e qual a carga horária total?

R: O Curso de Língua Portuguesa e Matemática tem carga horária total de 140 horas e será realizado nas seguintes datas de aulas síncronas: 20, 22, 27 e 29 de abril; 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio; 1, 8, 10, 15, 17, 22 e 29 de junho; 1, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho. As terças e quintas com duas turmas em cada turno. Manhã das 8h às 12h e tarde das 14h às  18h.

15.Quais as responsabilidades do/a candidato/a que for selecionado/a?

  • Realizar a inscrição no processo seletivo e realização da prova de no mínimo duas Instituições Públicas Federais de excelência, sendo assim são obrigatórias à participação no processo seletivo do Colégio Pedro II e IFRJ;
  • Ser assíduo e pontual, tendo frequência mínima de 75% do total de dias de curso ministrados pelo IJCA;
  • Chegar com antecedência mínima de 10 (dez) minutos nas aulas;
  • Participar positivamente de todas as aulas, apresentando bom aproveitamento, boas atitudes e interesse, tanto nas tarefas individuais como em grupo;
  • Manter um relacionamento respeitoso para com os colegas, professores(as) e funcionários(as) do IJCA;
  • Respeitar as diferentes opiniões surgidas durante quaisquer atividades;
  • Deixar sempre limpo e organizado seu ambiente de estudo, sob a supervisão do(a) professor(a).

16.Durante o reforço escolar, em que o(a) candidato(a) será avaliado(a)?

R:O(a) candidato(a) será avaliado(a) pelo conteúdo, atitudes e hábitos de trabalho.

17.Quem não sabe mexer na plataforma terá alguma ajuda?

R:O/a estudante receberá todo o suporte técnico para o pleno acesso a plataforma online.

18.O que é o auxílio conectividade?

R:O auxílio conectividade consiste no empréstimo gratuito de Cartão SIM/chip, para acesso à internet móvel, com franquia de serviço de dados móveis, com validade de 30 (trinta) dias e recarga repositória mensal, para utilização em todo território nacional, com pacote temporário e limitado à vigência do programa. Ele será concedido aos jovens sem acesso a internet ou aqueles que a possuem de forma ineficiente para realizar o curso.

19.Qual o calendário do processo seletivo?

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO 2021

Atividade  Evento
Lançamento do edital  17/03/2021
Período de inscrições  17/03/2021 à 11/04/2021
Resultado da análise das fichas de  inscrição 16/04/2021
Período do curso de português e  matemática 20, 22, 27 e 29 de abril; 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio; 1, 8, 10, 15, 17, 22 e 29 de junho; 1, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho.
Divulgação final com a relação de candidatos aptos ao cadastro reserva  Agosto de 2021

 

 

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...