A jovem Letícia da Conceição, moradora do Santo Antônio, bairro da cidade de São Gonçalo, é uma das alunas do programa, e vivenciou no ano de 2023 não só a conquista de seu objetivo, como a chance de escolher para si o melhor caminho. Aprovada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e no Colégio Intercultural Brasil-França, onde atualmente cursa o ensino médio, ela compartilha seu sentimento pela realização. “Eu me senti tão feliz e fiquei muito emocionada! Porque isso é uma das minhas primeiras conquistas e acredito que vem muito mais”, afirma.
Na decisão por qual escola seguir, um desejo antigo foi o que falou mais alto na escolha da jovem. “Escolhi o Brasil França não só por conta do ensino, mas também porque o francês é uma língua que eu queria aprender faz um tempo”, comentou. Nessa transição, além de contar com o apoio do Instituto, ela reconhece o incentivo da família. “ Agora eu passo muito tempo na escola, não tenho mais o mesmo tempo, e percebo que ainda preciso me organizar com os estudos. E minha família sempre escolhe um lugar e um momento para os estudos, me orientam para que eu me desenvolva mais”, pontua.
A Letícia faz parte dos 25 jovens que ingressaram em escolas públicas de qualidade nas regiões de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Agora, na segunda fase do Programa Fortalecendo Trajetórias, os estudantes são acompanhados com suporte social e pedagógico, para que assim, tenham acesso a uma formação escolar de qualidade e possam se dedicar integralmente ao objetivo de ingressar em uma boa universidade