Criar oportunidades e possibilidades de pensar sobre o mundo dos negócios é uma das agendas prioritárias no Instituto JCA, que junto com uma rede de parceiros vem ofertando formações dedicadas ao empreendedorismo, tendo como propósito promover formações voltadas para a geração de renda e autonomia financeira.
A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2020), aponta que dos 52 milhões de empreendedores no Brasil, 30 milhões (48%) são mulheres, e que 55% dessas mulheres empreendem por necessidade para gerar renda. A pesquisa foi realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
A frente em beleza e empreendedorismo apresentada no Programa (Re)Conquista tem se conectado com essa realidade ao promover uma formação que permita que mulheres, sobretudo negras, empreendam em seus territórios e gerem renda para a suas famílias.
O programa é correalizado pela Stone Impacta e Banco do Providência, com apoio do Instituto Phi. A formação, desenvolvida ao longo de 10 meses, segue a premiada metodologia do Banco da Providência chamada de Três Fases, composta pelas etapas Desenvolvimento Humano, Capacitação Profissional em Tranças e Empreendedorismo. Além disso, após o ciclo formativo, há um acompanhamento das mulheres formadas para apoiar na estruturação dos seus negócios. Em 2022, 40 mulheres passaram pela formação e a partir de junho, duas novas turmas serão iniciadas com com até 36 alunos residentes dos bairros próximos à sede do IJCA.
“Ao trabalhar no território, o Instituto JCA está mais próximo das realidades locais, conhecendo as necessidades específicas e as potencialidades de cada região. Dessa forma, pode oferecer formações personalizadas, adaptadas às características e demandas locais, o que aumenta a efetividade e relevância das ações. Além de estimular a criação de novos negócios e a geração de empregos, contribuindo para o aumento da renda familiar e redução da dependência de empregos formais escassos.”, apontou o Analista de Projetos, Wilson Vasconcelos.
Novas parcerias
Com a proposta de formação empreendedora a curto prazo, Sebrae e a Besouro Agência de Fomento Social realizam o Projeto Empreender e Transformar – Curso de Empreendedorismo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A proposta é capacitar pessoas para que possam desenvolver suas ideias de negócio a baixo ou zero custo, gerar renda e impactar positivamente seus territórios.
Através de uma parceria com as organizações, o IJCA será a primeira instituição no estado do Rio de Janeiro a receber a formação, que será realizada entre os dias 12 e 16 de junho. O curso oferecido é baseado na metodologia By Necessity®, criada pela Besouro Agência de Fomento Social e propõe a utilização da vivência de cada um (conhecimento empírico) para a criação de um negócio. Ao longo de onze etapas são abordados temas como: produto/serviço, divulgação, pesquisa de mercado, fluxo de caixa e comunicação.
“As mobilizações entre o Instituto JCA e instituições parceiras na promoção de formação empreendedora podem ser vistas como uma colaboração estratégica e sinérgica. Essas ações conjuntas demonstram o comprometimento das partes envolvidas em impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio do empreendedorismo.”, afirmou Wilson Vasconcelos.