“Eu quero me aperfeiçoar enquanto empreendedora para fazer o nosso negócio crescer e conseguir realizar o sonho do meu filho de abrir uma loja”, conta a empreendedora Thatiane Alves que vende pudim em praças e feiras de Niterói.
Assim como Thatiane, outros 40 empreendedores integraram a turma do Projeto Empreender e Transformar, que iniciou as aulas em 12 de junho no Instituto JCA. O curso de realização do Sebrae Rio e Agência Besouro de Fomento Social, em parceria com o Instituto JCA, ofertou durante cinco dias o Curso de Empreendedorismo gratuito com o foco em estimular a formação individualizada de cada negócio para a geração de renda.
“A ideia é formar grandes empreendedores, que consigam tirar o seu empreendimento do papel e também para aqueles que já possuem um negócio, que seja de sucesso e consiga viver do seu negócio. A gente sabe que muitas vezes no início tem dificuldades de saber administrar tanto o financeiro quanto o marketing de divulgação, eles têm a ideia mas não sabem como botar pra frente então a formação vai ajudar nisso”, destacou Bárbara Rodriguês, facilitadora da formação.
As aulas foram conduzidas por meio da metodologia By Necessity, criada pela Besouro de Fomento Social, que consiste na formação para executar projetos de negócios a partir de 10 passos e um plano de ação: meu sonho, meu perfil, minhas possibilidades, meu negócio, minha marca, meu mercado, minhas vendas, meu time, minhas finanças e minha análise. Com isso, o empreendedor tem a possibilidade de tirar sua ideia de negócio do papel e transformá-la em realidade em apenas cinco dias e com zero ou baixo custo.
“A minha expectativa é que ao final eu consiga alavancar minhas vendas e consiga fazer do artesanato minha fonte de renda”, afirmou Marilene Quintanilha, 52 anos, moradora do bairro Fonseca em Niterói.