As passagens de alunos pelos programas e projetos ofertados pelo IJCA ampliam possibilidades de trajetórias pessoais, sociais e familiares. A história de Helisa Moraes, 19, e Hemilly Oliveira, 14, destaca-se pela passagem de duas irmãs pelo IJCA. Em 2019, enquanto cursava o 9º ano na Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Dutra, Helisa foi apresentada ao programa Fortalecendo Trajetórias, que estava com inscrições abertas para o Reforço Escolar. “Era um contexto de muita vontade de conquistar as aprovações, e sabendo dos desafios do ensino público, eu decidi entrar no IJCA pensando em buscar melhor para o meu futuro”, afirmou.
A participação da jovem no Reforço Escolar e a dedicação aos estudos fizeram com que ela alcançasse a aprovação no Colégio Pedro II e prosseguisse para a fase de Acompanhamento Social e Pedagógico pelo Fortalecendo Trajetórias. Helisa relata a importância do instituto nesta nova etapa. “Quando eu cursei o ensino médio, foi na época da pandemia. O instituto teve um papel muito importante de acolhimento e amparo, principalmente pedagógico. Para mim, foi muito importante ter esse apoio nessa fase”, contou.
Mesmo com as adversidades, Helisa perseverou em seu propósito e em 2023 alcançou mais um grande objetivo: a aprovação em primeiro lugar no curso de Jornalismo, na Universidade Federal Fluminense (UFF). “Eu nunca cogitei jornalismo, até que no último ano do ensino médio meu colégio fez aquelas visitas à UFF e eu visitei o casarão rosa [Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF]. Lá eu fiz um teste de câmera de jornal, fiquei encantada e aqui estou, cursando jornalismo.” A jovem, que hoje também atua como estagiária de comunicação no Instituto JCA, compartilhou o valor desta conquista, que também serve como referência para sua família. “É um sentimento de muita felicidade, não só pra mim, mas também para minha família. Ser a primeira pessoa a entrar em uma universidade federal é de muita alegria. O meu maior incentivo é ser o exemplo para os meus irmãos, mostrando que é possível alcançar nossos objetivos”, declarou.
De irmã para irmãos
A trajetória de Helisa inspirou e incentivou sua irmã a buscar mais possibilidades na jornada estudantil. Hemilly Oliveira, 14, também teve sua história conectada com o IJCA. Em 2023, enquanto cursava o 9º ano na Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Dutra, mesma escola de sua irmã, foi a vez da adolescente participar da primeira fase do programa Fortalecendo Trajetórias. “Minha família sempre me apoia. Foram eles que me incentivaram a entrar no IJCA para me preparar e estudar em um bom colégio”. Após o período de aulas do preparatório escolar e passada as provas para os colégios, Hemilly, agora, aguarda com expectativas. “O meu desejo é ingressar no Colégio Pedro II, mas estou esperando o os resultados com a esperança de ter um ensino médio de qualidade.”
Para Jaline Oliveira, mãe das duas meninas, o Instituto já faz parte da família. “Tivemos a primeira experiência com a Helisa, e agora com Hemilly, e ainda tem o Wander Eduardo, que se Deus quiser irei colocar ele também. Quero que os três tenham as mesmas oportunidades. O IJCA é de grande importância para esses jovens e para minha família, faz com que eles tenham oportunidades que talvez sozinhos não conseguiriam”, declarou.