Aluno do Fortalecendo Trajetórias mergulha na cultura milenar

Poder escolher o que fazer com o próprio futuro é um dos ensinamentos mais importantes que podemos oferecer aos nossos jovens. A história que vamos contar é um exemplo nítido de que quando o jovem percebe a importância da tomada de decisões, sua vida pode mudar consideravelmente. 

Em 2018 começamos a contar a história do Nathã Carvalho, aluno do Fortalecendo Trajetórias que cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza, o Brasil-China. Já naquela época, se destacava nas atividades propostas pela escola e em julho, junto um grupo de alunos do Colégio, garantiu uma viagem de três semanas pelas universidades e pontos turísticos da China, viagem essa que teve enfoque na prática do idioma e num conhecimento mais profundo sobre a cultura do país. Ainda na viagem, Nathã fez uma prova de proficiência em mandarim e alcançou o nível 4, que o deu uma nova chance de voltar ao país.  

Nathã em 2018 –  ALUNO DO FORTALECENDO TRAJETÓRIAS SONHA EM BRILHAR DO OUTRO LADO DO MUNDO

Um ano depois, o jovem nos surpreende novamente participando da 5° Chinese Bridge, competição que acontece anualmente na PUC Rio e fomenta o aprendizado na cultura chinesa entre os alunos do Ensino Médio em escolas Brasil-China de todo o país. As categorias escolhidas pelo aluno do Fortalecendo Trajetórias envolviam a prática oral em mandarim e o desempenho em uma apresentação de Kung Fu, onde conquistou o primeiro lugar e o melhor prêmio da competição, uma viagem para a China com embarque em meados de outubro. Em pouco tempo, já na China, Nathã conseguiu a segunda colocação entre os 30 melhores alunos do campeonato mundial, conseguindo uma bolsa integral de estudos em uma Universidade Chinesa.

Nathã em 2019, pela segunda vez na China.

Silvana Lyra, mãe de Nathã destaca que o filho se esforça diariamente e que as viagens o ajudaram a aprender muito sobre ele mesmo e todas as barreiras que pode quebrar. ‘’Meu filho mostrou para toda a família que traçar metas é fundamental. Ele conseguiu todas essas premiações, mas ainda sim busca novas possibilidades aqui no Brasil. O sonho do meu filho é fazer o Enem e ele se programou para voltar da viagem a tempo de fazer a prova.’’ afirma. 

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Controladoria no terceiro setor

Confira o artigo de Ricardo Garcia, coordenador de planejamento financeiro do IJCA publicado na Revista Filantropia, que teve como tema...

Instituto JCA realiza 14ª Mostra de Trabalhos com turmas do Programa Oficina do Ensino

No dia 16 de agosto, a partir das 08h30, o Instituto JCA realiza presencialmente a 14ª Mostra de Trabalhos. A...

Novas experiências na área de Beleza e Empreendedorismo

Hellen Costa, 23 anos, é moradora do Morro do Céu,em Niterói, é mãe de João Guilherme (6 anos), Aylla Maryelle...