Anualmente, o IJCA realiza um planejamento participativo que envolve toda a equipe e membros dos Conselhos Diretor e Consultor. Mais do que alinhar somente um cronograma de atividades, do planejamento derivam boas perguntas e reflexões estruturantes para a organização e seu futuro.
De outubro de 2018 a janeiro de 2019, o processo se deu a partir de oficinas de planejamento conduzidas pelo consultor Antonio Luiz, do Boas Conversas, que envolveu as equipes e conselheiros. Nos encontros, a equipe refletiu sobre os principais resultados dos últimos anos, os aprendizados com a prática nos programas e projetos, a força das parcerias institucionais e as possibilidades de potencializar a geração de valor pelo IJCA e para a sociedade.
O estudo de casos sobre as parcerias intersetoriais, percebidas como estratégicas na ampliação dos impactos das ações de investimento sociais nos territórios estiveram em foco. Mais consciente do seu valor, o IJCA se vê crescendo assumindo três papéis na sociedade: executor, articulador e investidor.
Após 14 anos de atuação, o IJCA desenvolve uma prática potente e começa a colher frutos e produzir sementes. Ao se conectar a novos jeitos de fazer, alavanca iniciativas relevantes dentro dos territórios de atuação. Nesse processo, ganha destaque o fomento ao protagonismo juvenil como forma de estimular e dar condições para que os próprios jovens atuem como agentes transformadores da realidade. “Somente um ecossistema socioeducativo maduro dará oportunidades para mais jovens terem acesso a uma educação de qualidade técnica, ética e estética”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.
Conheça os principais programas e projetos por papéis:
Execução – Programas Fortalecendo Trajetórias e Oficina do Ensino
Articulação – Movimento #TamoJunto9ºano (RJ), Projeto Olho Vivo e Parque Vila Maria (SP)
Investidor – Programa Jovens Líderes Protagonistas
Veja abaixo as Diretrizes estratégicas 2019: