Boas conversas e geração de valor: elementos chaves na construção do planejamento

Anualmente, o IJCA realiza um planejamento participativo que envolve toda a equipe e membros dos Conselhos Diretor e Consultor. Mais do que alinhar somente um cronograma de atividades, do planejamento derivam boas perguntas e reflexões estruturantes para a organização e seu futuro.

De outubro de 2018 a janeiro de 2019, o processo se deu a partir de oficinas de planejamento conduzidas pelo consultor Antonio Luiz, do Boas Conversas, que envolveu as equipes e conselheiros. Nos encontros, a equipe refletiu sobre os principais resultados dos últimos anos, os aprendizados com a prática nos programas e projetos, a força das parcerias institucionais e as possibilidades de potencializar a geração de valor pelo IJCA e para a sociedade.

O estudo de casos sobre as parcerias intersetoriais, percebidas como estratégicas na ampliação dos impactos das ações de investimento sociais nos territórios estiveram em foco. Mais consciente do seu valor, o IJCA se vê crescendo assumindo três papéis na sociedade: executor, articulador e investidor.

Após 14 anos de atuação, o IJCA desenvolve uma prática potente e começa a colher frutos e produzir sementes. Ao se conectar a novos jeitos de fazer, alavanca iniciativas relevantes dentro dos territórios de atuação. Nesse processo, ganha destaque o fomento ao protagonismo juvenil como forma de estimular e dar condições para que os próprios jovens atuem como agentes transformadores da realidade. “Somente um ecossistema socioeducativo maduro dará oportunidades para mais jovens terem acesso a uma educação de qualidade técnica, ética e estética”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.

Conheça os principais programas e projetos por papéis:

ExecuçãoProgramas Fortalecendo Trajetórias e Oficina do Ensino

ArticulaçãoMovimento #TamoJunto9ºano (RJ), Projeto Olho Vivo e Parque Vila Maria (SP)

InvestidorPrograma Jovens Líderes Protagonistas

Veja abaixo as Diretrizes estratégicas 2019:

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...