Dedicação e Empenho para Conquistar Objetivos

“Vir de onde eu venho e chegar onde estou chegando não seria possível sem as pessoas que fizeram parte da minha jornada e viveram comigo a realização desse sonho: tornar-me médica.” Assim inicia a mensagem de agradecimento de Esther Salomão, em seu convite de formatura em Medicina. Moradora de Santa Catarina, São Gonçalo, a jovem de 24 anos que atua hoje como médica clínica diz estar hoje vivendo a realização de seu sonho. “Eu estou em uma fase de viver os sonhos que eu sonhei. Eu quero passar na residência, conquistar coisas melhores, oferecer coisas para minha família, mas hoje eu me sinto muito realizada“, afirmou.

A relação de Esther com o IJCA iniciou há 10 anos, quando ela soube do processo seletivo para o Reforço Escolar do Programa  Fortalecendo Trajetórias, na época ela era estudante do Ciep 412 Doutor Zerbini, em São Gonçalo, e viu no projeto novas possibilidades. “Eu e minha família vimos ali uma grande oportunidade e de fato, foi uma base que serviu não só para aquele momento do reforço mas para todo o meu percurso escolar”, contou a jovem. Todo o apoio recebido no IJCA e de sua família, somado à dedicação de Esther, fizeram com que ela conquistasse uma bolsa integral no Colégio Santa Mônica em 2015. “Eu nasci e cresci em São Gonçalo, desde sempre ouvia falar do Colégio Santa Mônica como referência, e meus pais sempre frisaram a importância da educação como uma forma de melhorar de vida e de ter mais acesso a possibilidades. Então, quando fui uma das selecionadas, foi um dos dias mais emocionantes na minha família”, relembrou Esther.

Já no ensino médio, Esther decidiu cursar Medicina e iniciou uma rotina de estudos com foco na universidade. “Eu decidi que faria medicina no 2º ano, então já nesse período eu tive que me preparar mais intensamente com esse foco, me entreguei 100% nos estudos porque era uma oportunidade que eu precisava agarrar. E por ser um curso concorrido tinha gente que não acreditava que eu poderia passar, então foi um processo difícil porque eu precisava acreditar”, compartilhou. 

E foi em meio a tanta determinação, que em 2018, no ano seguinte à conclusão do ensino médio, veio sua grande conquista. “Quando confirmou que eu tinha conseguido a vaga foi um surto na minha família, foi muito emocionante porque não foi uma conquista só minha, foi uma conquista de todo mundo que participou desse processo, foi um momento único.” A jovem foi selecionada através do ProUni e conseguiu uma bolsa integral para o curso de medicina na Universidade de Vassouras, no interior do Estado. “A existência do ProUni e de outros programas é fundamental porque é uma forma do público com uma renda baixa acessar um ensino de qualidade, que dá uma estrutura muito boa para estudar e no meu caso, em uma instituição bem conceituada. Então, estava num lugar muito bom que eu não teria acesso se não fosse pelo ProUni”, afirmou Esther.

A passagem pela universidade também rendeu a Esther bons resultados para desenvolvimento de sua carreira. “Foi muito desafiador, mas também recompensador. Teve muita dedicação e entrega, eu fiz parte de Ong’s, Liga Acadêmicas, escrevi artigos, tive vivência hospitalar em emergência e atendimento a casos graves, foi uma bagagem que me fez crescer como profissional e como pessoa”, contou a jovem. E após seis anos de graduação, em 2023, veio a tão aguardada conclusão do curso. “É a profissão que eu me encontrei, eu não me imagino fazendo outra coisa, eu gosto do que eu faço, oferecer um serviço de qualidade na rede pública é desafiador, mas é muito gratificante quando um paciente fala que recebeu um bom atendimento”, contou. Nesse novo ciclo, outros objetivos surgiram e Esther já idealiza os próximos passos da carreira como médica” Agora estou estudando para prestar prova para especialidade em anestesiologista, que foi a área que me encontrei na faculdade e me identifiquei”, finalizou Esther.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...