Despertando Habilidades para o mundo do trabalho

3 (1)

Trabalhar as habilidades pessoais e potencializar habilidades que agreguem à vida profissional. Foi com esse propósito que o IJCA promoveu a Oficina das Habilidades dos Jovens nos dias 13 e 14 julho pelo Instituto JCA e Brum Educação. A proposta foi despertar nas juventudes as habilidades e competências que os preparem para lidar com o mundo do trabalho.

Entre alunos e convidados, o evento reuniu cerca de 30 jovens na sede do IJCA. A oficina promoveu atividades para que os jovens identificassem em si características e traços de destaque como liderança, trabalho em equipe e inovação. “A oficina teve o objetivo de pensar ações onde eles aplicassem suas habilidades e foi muito positivo, porque eles começaram a observar a apresentação de fala, a questão do trabalho em equipe, liderança, e eu vejo que a atividade pode despertar isso neles para que possam agora olhar tanto pra vida pessoal, tanto para vida profissional e conquistar seu espaço na sociedade.”, afirmou o professor Bruno Brum, que esteve na condução da oficina.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, também fizeram parte da oficina. As temáticas Meio Ambiente, HIV/AIDS, Educação e Globalização, Emprego, Atividades de Lazer e Saúde Mental entre os Jovens foram os campos abordados na atividade em grupo, que além de refletir sobre o assunto propôs aos jovens soluções para tratar as questões. “Quando a gente evidencia os problemas a partir dos 15 campos de atuação da ONU, criando uma atividade de “projeto e iniciativa”, você dá oportunidade para que eles desenvolvam essas habilidades, para que pensem soluções para resolver os problemas que a ONU traz. É também uma oportunidade para que aqueles que estão aqui, possam lidar com os problemas reais quando forem atuar nos espaços do mercado de trabalho”, afirmou o professor Arthur Alexandre, que conduziu a atividade.


IJCA na semana das habilidades
A agenda integra desde de 2022 o calendário do Instituto JCA, inspirada pela data de 15 de julho, Dia Mundial das Habilidades Jovens, que visa despertar e potencializar nas juventudes competências para que possam enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma consciente. “O desenvolvimento das habilidades é um dos eixos  centrais que norteiam as ações e intenções pedagógicas do instituto IJCA. Para isso,  trabalhamos o tema das habilidades como algo transversal, pois precisamos despertar em cada jovem o seu potencial para o mercado de trabalho, utilizando-se de ações que transcendem à sala de aula”, comentou a assessora pedagógica do IJCA, Fernanda Figueiredo.

“Fiquei muito feliz em ver uma instituições pautando esse conteúdo de preparar o jovem para o mercado de trabalho. Para mim foi muito bom porque te faz olhar para si mesmo, eu que já estou inserida no mercado de trabalho consegui identificar coisas em mim que não tinha prestado atenção.”, afirmou a jovem convidada Gabrielly Ribeiro, 20 anos.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...