Jovens Multiplicam Conhecimento do Guia de Acesso e Permanência

Sem título-1

Democratizar informações para que jovens periféricos possam acessar a universidade. É assim que as estudantes universitárias e ex-alunas do Fortalecendo Trajetórias Suellen Andrade e Samara Vitória sintetizam o objetivo do Guia de Acesso e Permanência, publicação do Instituto JCA que reúne um conteúdo rico sobre as modalidades se acesso ao ensino superior e as políticas de permanência das principais universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. “A publicação compartilha conhecimento para que os jovens periféricos saibam que podem sim se manter no ambiente acadêmico com oportunidades um pouco mais parecidas com aqueles que têm uma rede de apoio mais estável” Samara. 

Samara tem 21 anos, é de São Gonçalo e cursa Serviço Social na UFF. Já Suellen tem 19 anos, mora em Niterói e estuda História na Uerj. As duas jovens são as responsáveis pelas atividades de disseminação do Guia, que envolve palestras e oficinas, presenciais e online.

“A proposta é apresentar, de maneira resumida, o conteúdo do guia que engloba todos os meios de acesso às universidades, assim como as políticas que existem para evitar a evasão daqueles que conseguem acessar o ensino superior,” explica Suellen. 

Ela conta que ter acesso às informações do Guia teria ajudado, inclusive, quando participou do processo seletivo para entrada na universidade. “Se eu tivesse tido contato com o guia antes, eu já teria entrado com auxílios oferecidos pela faculdade, o que não foi meu caso. Conhecer a Lei de Cotas na minha época de ingresso ao Ensino Superior teria sido ótimo para eu compreender que era meu direito poder acessar a universidade como cotista”, exemplifica Suellen,

As palestras e oficinas foram preparadas pelas jovens a partir do conteúdo do guia, pesquisas e reuniões preparatórias. Podem receber gratuitamente as atividades propostas de disseminação no guia escolas, pré-vestibulares populares e organizações que atuam com juventude.

“Em primeiro momento, entramos em contato com algumas instituições que já possuíam algum tipo de vínculo com o IJCA, oferecendo as apresentações. Após esse momento, passamos a contactar instituições que tinham potencial para futuras parcerias e escolas que apresentavam o público alvo. Queremos que o material seja o mais propagado possível”, afirmou Samara. 

As instituições interessadas em receber as atividades do projeto devem preencher o formulário de interesse e aguardar o contato para agendamento. 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkrodsafzYtONywSRKZxa_GfNBDljmTPrHSzYh-q3MyIPsPw/viewform

Live em parceria 

Em parceria com a JA, será realizado no dia 15 de agosto uma live para discutir a importância das políticas públicas de acesso e permanência para jovens da periferia. Acompanhe as nossas redes para mais detalhes.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...