Instituto JCA promove Dezembro Negro para debater a igualdade racial.

Amanhã, dia 4, das 8h às 17h30, o Instituto JCA promoverá o Dezembro Negro. O encontro tem como objetivo oferecer debates que tragam visibilidade às questões que envolvem a história, representatividade, direitos da população negra, igualdade racial e combate ao racismo. O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado na sede do instituto, em Niterói.

“Consciência é o sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos de seu mundo interior. Por conta disso, celebra-se, no dia 20 de Novembro, o Dia da Consciência Negra. A data é importante no reconhecimento da herança africana na construção da sociedade brasileira. Como sabemos que o racismo precisa ser combatido diariamente, por cada um de nós, o Instituto JCA, em colaboração com seus alunos, preparou o Dezembro Negro, um evento dedicado à troca de conhecimento sobre diferentes aspectos da cultura afro-brasileira”, comenta Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.

Entre as atividades confirmadas estão roda de conversa com o coletivo Nuvem Negra, palestra do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos e apresentações artísticas de dança, poesia e moda. A programação inclui também oficinas de Tranças, Capoeira, Dança Afro e Introdução à Cerâmica. Confira a agenda completa:

“O Dezembro Negro será um dia para refletirmos sobre a realidade do negro na formação social e histórica da sociedade brasileira, sua situação atual, a fim de resgatarmos os seus referenciais heroicos nesse processo. Para isso, realizaremos atividades que abordam a diversidade étnico-racial e falaremos da importância do povo e da cultura africana na construção social e cultural brasileira”, afirma Elen Alves, analista do IJCA.

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...