Educação que transforma

No Instituto JCA, nós acreditamos que a educação transforma. É o pilar que que amplia as oportunidades de escolha para os jovens. Ao longo desses 15 anos, desenvolvemos ações para facilitar o acesso de jovens a escolas públicas e universidades e ofertamos qualificação profissional com foco em empregabilidade e autodesenvolvimento.

Acreditamos que, quando ofertadas possibilidades de escolha em condições dignas, a juventude pode protagonizar sua vida e seguir por caminhos de realização pessoal e profissional. Dados do IBGE revelam que no Brasil, 2,4 milhões de jovens estão na situação de não estudar, não estar ocupado e não procurar trabalho. A falta de trabalho na localidade e não ter experiência ou qualificação profissional são dois dos principais motivos.

Desde abril, o IJCA participa do programa de mentoria e capacitação em gestão para ONGs VOA, da Ambev. Após um processo de diagnóstico e auto avaliação, nos lançamos ao desafio de estruturar uma ação de mobilização de recursos para ampliação de nossa atuação, principalmente nesse contexto em que a pandemia do novo coronavírus afeta diretamente os estudantes.

Diante deste cenário, estruturamos projetos para apoiar na formação e continuidade dos estudos remotamente. O projeto Estudar em casa oferta desafios de redação com correções personalizadas e exercícios autocorretivos de física e matemática. Já o curso em programação python, os jovens irão participar de uma formação introdutória com conceitos básicos desta linguagem.

Sua contribuição irá apoiar 100 jovens a receber apoio nos estudos neste período de pandemia de forma remota com o Projeto Estudar em casa e com curso gratuito de programação.

IJCA em números:

  • Nos últimos três anos, pelo menos 50% dos jovens capacitados no preparatório (Reforço Escolar para alunos do 9º ano do ensino fundamental) ingressaram nas escolas públicas federais e estaduais de ensino médio de qualidade.
  • Desde 2005, 77% dos alunos concluintes do 3º ano do ensino médio foram aprovados no vestibular nas áreas: Humanas, Exatas, Biológicas e Artes.
  • 2.097 jovens já concluíram cursos de qualificação profissional no IJCA no âmbito do programa Oficina do Ensino
  •  80% dos jovens dos cursos de qualificação profissional do IJCA, oriundos de escolas públicas, conseguiram ingressar no mercado de trabalho. (SONDAGEM 2018 IJCA)

 Faça a sua doação

Apoie nossos jovens a se manterem estudando e acessarem oportunidades que os ajudarão a realizarem seus sonhos e projetos.

As doações podem ser feitas através do nosso site, de maneira segura e confiável. Você pode optar por uma doação avulsa no valor de sua preferência, ou doações mensais, que variam entre R$10 e R$100.

Faça parte dessa história e fortaleça nossa causa!

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...