Ex-aluna escolhe IJCA como tema de monografia

“O Instituto Jelson da Costa Antunes e o Papel das Entidades do Terceiro Setor para Efetivação do Direito Fundamental à Educação” é tema do trabalho de conclusão  de curso (TCC) da graduação em Direito de Poliana Calegario, 23 anos. Moradora de São Gonçalo, a jovem foi aluna do programa Fortalecendo Trajetórias. Recém formada, ela trabalha como analista de operações da plataforma Okcartório e afirma que a escolha do IJCA como tema de seu TCC se deu pela sua própria história com o instituto. “Eu adotei esse tema pois o IJCA marcou profundamente minha trajetória pessoal e profissional, pelo fato de ter viabilizado o meu acesso à educação de qualidade”, afirma.

A relação de Poliana com o Instituto começou há 11 anos, quando ela soube do processo seletivo para o Reforço Escolar no Colégio Estadual Amanda Velasco, em Santa Izabel, São Gonçalo, e viu no projeto uma oportunidade.” Eu fiquei muito motivada pela chance de estudar com bons professores para os concursos dos colégios”, afirma. Entre os principais destaques durante a formação, Poliana menciona o incentivo recebido durante as aulas. “Lembro muito do apoio e atenção que recebia de toda equipe.Todos acreditavam muito no meu potencial, e isso fez com que eu acreditasse mais em mim”, pontua. 

Todo o apoio recebido no IJCA e de sua família, somado à dedicação de Poliana, fizeram com que ela conquistasse seu primeiro objetivo. “O curso preparatório do Fortalecendo Trajetórias me ajudou a ser aprovada em concursos de bons colégios, como o Colégio Pedro II, Faetec e IFRJ. Entre eles eu escolhi cursar o ensino médio no Colégio Pedro II”, conta a jovem.

 Em 2016, após a conclusão do ensino médio, ela deu um novo passo em seus estudos e iniciou a graduação no curso de Direito, visando ter boas possibilidades de atuação no futuro. “Eu busquei por um curso que, além de ter um conteúdo interessante, me oferecesse boas oportunidades no mercado de trabalho”, ressalta. A passagem pela universidade também rendeu a Poliana bons resultados para desenvolvimento de sua carreira.“Durante a graduação, eu tive a chance de fazer três estágios em diferentes empresas, onde pude aprender muito!”, pontua.

E no ano de 2021, um novo desafio. Poliana chegou ao final da graduação e escolheu o IJCA como abordagem principal na pesquisa “Minha pesquisa traz um olhar especial para o direito à educação. Por esse motivo, entendo que o instituto tem uma importante missão de viabilizar que este direito seja alcançado por jovens em situação de vulnerabilidade social ou financeira”, explica a jovem.

Após muita dedicação, o  trabalho foi aprovado e hoje, Poliana já colhe bons frutos dos anos de estudo. ” Eu concluí minha graduação em novembro, e acabei de ser contratada pela empresa na qual estagiava”, revela. Nesse novo ciclo, outros objetivos surgiram e Poliana já idealiza os próximos passos da carreira como advogada.” Para o futuro, eu pretendo abrir o meu próprio escritório de advocacia no próximo ano”, planeja a jovem.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...