Aniversário IJCA: 17 anos trabalhando pela transformação social

miniaturas-02

No mês de novembro o Instituto JCA completou 17 anos. Celebramos a continuidade da nossa atuação comprometida com a geração de oportunidades de desenvolvimento e realização para a juventude de origem popular e de regiões periféricas. Fortalecendo alianças e parcerias, o IJCA segue com o propósito de colocar o jovem como protagonista de seu próprio futuro.

A cada ano, a instituição se fortalece no propósito de trabalhar pela abertura de horizontes que só a educação pode proporcionar. Desta forma, o IJCA vem sendo caminho para a construção de trajetórias que trazem orgulho e renovam nossa crença que através da aliança entre famílias, colaboradores, parceiros e, principalmente, jovens, a transformação social acontece.

 Live IJCA 17 anos

Como parte das comemorações, o IJCA realizou no dia 25 de novembro a “Live IJCA 17 anos: Trajetórias Fortalecidas”, com ex-alunos do instituto. Participaram Matheus dos Santos, 25 anos, consultor financeiro e ex-aluno do programa Fortalecendo Trajetórias acompanhado de Michelle Guerreiro, 24 anos, assistente financeiro, que foi aluna do Oficina do Ensino. O encontro virtual aconteceu no Instagram do IJCA e teve mediação de Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA.

A proposta da conversa foi aproveitar o mês comemorativo para reencontrar jovens que tiveram trajetórias marcadas pelo Instituto. Eles compartilharam suas histórias com o IJCA, contando como chegaram ao instituto, compartilharam suas experiências pessoais nas formações realizadas e os planos que planejam para o futuro.

Michele contou que chegou ao IJCA através de uma amiga e ficou muito emocionada ao relembrar sua trajetória de aprendizado como jovem aprendiz.“ Eu conheci o Instituto através de uma colega que já tinha feito o Jovem Aprendiz. Então, eu me interessei porque na época eu queria muito arrumar um emprego em que eu pudesse conciliar com os estudos.”, lembrou. A entrada no curso Jovem Aprendiz de Auxiliar Administrativo trouxe muito aprendizado e foi a ponte para novas experiências. “ Eu aprendi coisas que não imaginava que um jovem aprendiz poderia me oferecer. E vivi muitas experiências boas, como o Projeto Vida e a vivência na área, onde eu pude conhecer todos os setores da parte administrativa”, e finalizou dizendo: “Essa experiência foi realmente um divisor de águas, e uma oportunidade muito grande, pelo aprendizado e vivência”, avaliou, Michelle.

Além do trabalho, ela também é criadora de conteúdo e contou um pouco sobre sua atuação nas redes sociais. “ Eu sempre gostei de fotografia e com a pandemia eu comecei a fazer fotos, mostrar cenários, produzir conteúdo sobre edição de fotos, bastidores… até que um dia um dos meus vídeos viralizou, comecei a ganhar seguidores e assim foi, continuo até hoje. A melhor parte é saber que ao criar conteúdo você pode inspirar outras pessoas”, completou Michelle.

A trajetória de Matheus no instituto começou de maneira diferente. “Eu conheci o programa enquanto estava no 9º do ensino fundamental, no Colégio Amanda Velasco. Participei do processo seletivo  do Fortalecendo Trajetórias com prova e fui aprovado”. Entre os destaques da passagem pelo instituto, ele contou sobre as oportunidades que surgiram a partir da formação. “O instituto teve um papel muito importante na questão de ampliação de horizontes, porque antes eu nem pensava em fazer faculdade e a partir da formação percebi as oportunidades que eu poderia ter”, lembrou ele.

Hoje, assim como Michelle, Matheus utiliza as redes sociais para criar conteúdos voltados para a área financeira. “Eu comecei a criar conteúdo por causa do Programa Chave, que é uma ideia para falar sobre educação financeira para outras pessoas. Vi a oportunidade de usar o Instagram e comecei a criar conteúdos, visando tornar os assuntos sobre educação financeira ao acesso de todos.”, destacou ele.

Além disso, eles finalizaram deixando uma mensagem de aniversário para o instituto. Michelle aproveitou o momento para ressaltar o quão importante é ter tido a sua trajetória fortalecida. “Eu só tenho a agradecer ao Instituto, por essa oportunidade e por terem me deixado fazer parte da história do instituto, porque o instituto faz parte da minha história”, e Matheus completou reforçando o sentimento de gratidão “Agradeço muito a oportunidade de conversar um pouquinho sobre as experiências no Instituto JCA. Sou muito grato por tudo que fizeram por mim”, finalizou, Matheus.

Compartilhe

Posts Relacionados

Controladoria no terceiro setor

Confira o artigo de Ricardo Garcia, coordenador de planejamento financeiro do IJCA publicado na Revista Filantropia, que teve como tema...

Instituto JCA realiza 14ª Mostra de Trabalhos com turmas do Programa Oficina do Ensino

No dia 16 de agosto, a partir das 08h30, o Instituto JCA realiza presencialmente a 14ª Mostra de Trabalhos. A...

Novas experiências na área de Beleza e Empreendedorismo

Hellen Costa, 23 anos, é moradora do Morro do Céu,em Niterói, é mãe de João Guilherme (6 anos), Aylla Maryelle...