Aniversário IJCA: 17 anos trabalhando pela transformação social

No mês de novembro o Instituto JCA completou 17 anos. Celebramos a continuidade da nossa atuação comprometida com a geração de oportunidades de desenvolvimento e realização para a juventude de origem popular e de regiões periféricas. Fortalecendo alianças e parcerias, o IJCA segue com o propósito de colocar o jovem como protagonista de seu próprio futuro.

A cada ano, a instituição se fortalece no propósito de trabalhar pela abertura de horizontes que só a educação pode proporcionar. Desta forma, o IJCA vem sendo caminho para a construção de trajetórias que trazem orgulho e renovam nossa crença que através da aliança entre famílias, colaboradores, parceiros e, principalmente, jovens, a transformação social acontece.

 Live IJCA 17 anos

Como parte das comemorações, o IJCA realizou no dia 25 de novembro a “Live IJCA 17 anos: Trajetórias Fortalecidas”, com ex-alunos do instituto. Participaram Matheus dos Santos, 25 anos, consultor financeiro e ex-aluno do programa Fortalecendo Trajetórias acompanhado de Michelle Guerreiro, 24 anos, assistente financeiro, que foi aluna do Oficina do Ensino. O encontro virtual aconteceu no Instagram do IJCA e teve mediação de Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA.

A proposta da conversa foi aproveitar o mês comemorativo para reencontrar jovens que tiveram trajetórias marcadas pelo Instituto. Eles compartilharam suas histórias com o IJCA, contando como chegaram ao instituto, compartilharam suas experiências pessoais nas formações realizadas e os planos que planejam para o futuro.

Michele contou que chegou ao IJCA através de uma amiga e ficou muito emocionada ao relembrar sua trajetória de aprendizado como jovem aprendiz.“ Eu conheci o Instituto através de uma colega que já tinha feito o Jovem Aprendiz. Então, eu me interessei porque na época eu queria muito arrumar um emprego em que eu pudesse conciliar com os estudos.”, lembrou. A entrada no curso Jovem Aprendiz de Auxiliar Administrativo trouxe muito aprendizado e foi a ponte para novas experiências. “ Eu aprendi coisas que não imaginava que um jovem aprendiz poderia me oferecer. E vivi muitas experiências boas, como o Projeto Vida e a vivência na área, onde eu pude conhecer todos os setores da parte administrativa”, e finalizou dizendo: “Essa experiência foi realmente um divisor de águas, e uma oportunidade muito grande, pelo aprendizado e vivência”, avaliou, Michelle.

Além do trabalho, ela também é criadora de conteúdo e contou um pouco sobre sua atuação nas redes sociais. “ Eu sempre gostei de fotografia e com a pandemia eu comecei a fazer fotos, mostrar cenários, produzir conteúdo sobre edição de fotos, bastidores… até que um dia um dos meus vídeos viralizou, comecei a ganhar seguidores e assim foi, continuo até hoje. A melhor parte é saber que ao criar conteúdo você pode inspirar outras pessoas”, completou Michelle.

A trajetória de Matheus no instituto começou de maneira diferente. “Eu conheci o programa enquanto estava no 9º do ensino fundamental, no Colégio Amanda Velasco. Participei do processo seletivo  do Fortalecendo Trajetórias com prova e fui aprovado”. Entre os destaques da passagem pelo instituto, ele contou sobre as oportunidades que surgiram a partir da formação. “O instituto teve um papel muito importante na questão de ampliação de horizontes, porque antes eu nem pensava em fazer faculdade e a partir da formação percebi as oportunidades que eu poderia ter”, lembrou ele.

Hoje, assim como Michelle, Matheus utiliza as redes sociais para criar conteúdos voltados para a área financeira. “Eu comecei a criar conteúdo por causa do Programa Chave, que é uma ideia para falar sobre educação financeira para outras pessoas. Vi a oportunidade de usar o Instagram e comecei a criar conteúdos, visando tornar os assuntos sobre educação financeira ao acesso de todos.”, destacou ele.

Além disso, eles finalizaram deixando uma mensagem de aniversário para o instituto. Michelle aproveitou o momento para ressaltar o quão importante é ter tido a sua trajetória fortalecida. “Eu só tenho a agradecer ao Instituto, por essa oportunidade e por terem me deixado fazer parte da história do instituto, porque o instituto faz parte da minha história”, e Matheus completou reforçando o sentimento de gratidão “Agradeço muito a oportunidade de conversar um pouquinho sobre as experiências no Instituto JCA. Sou muito grato por tudo que fizeram por mim”, finalizou, Matheus.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...