IJCA + Sebrae: parceria com foco no empreendedorismo

O Instituto JCA firmou parceria com o Sebrae para a realização de formações sobre empreendedorismo nos meses de novembro e dezembro. São cursos, oficinas e palestras gratuitas, online e presencial, que tem como proposta dialogar sobre as possibilidades do desenvolvimento do próprio negócio com alunos do IJCA e da comunidade.

As formações são voltadas para pessoas a partir de 16 anos, que tenham disponibilidade para a participação. Entre os assuntos abordados estão o desenvolvimento do plano de negócios, a educação financeira e estratégias de marketing de vendas. “Com as atividades em parceria com o Sebrae temos a expectativa de trazer para o nosso público uma abordagem qualificada de temas difundidos no guarda-chuva do Empreendedorismo. Poder contribuir com o desenvolvimento deste tema para os nossos alunos e poder agregar um público novo em nossa instituição”, explica Elen Alves, analista de projetos do IJCA.

Nesse sentido, um dos principais propósitos da oferta dessas formações é possibilitar ao público jovem e adulto conteúdos fundamentados que os apoiem a pensar o desenvolvimento de pequenos negócios. “O grande objetivo é despertar e desenvolver em todos os interessados a compreensão sobre formas alternativas de geração de renda, planejamento e organização de suas finanças e apresentar ferramentas para alavancar seus pequenos negócios já existentes ou, até mesmo, a criação de um novo”, afirma.

Guilherme Allan, analista do Sebrae, afirma que as parcerias são essenciais para maximizar esforços, uma vez que ao juntar a expertise de cada organização é possível ir mais longe e apoiar os empreendedores ou interessados em abrir seu próprio negócio. “Acreditamos no poder transformador do empreendedorismo e no momento de crise surgem oportunidades. Não é um caminho fácil, mas queremos oferecer apoio para que os negócios se mantenham abertos e apresentar o empreendedorismo como opção de vida para outros.”, afirma.

Cátia Ribeiro, 40 anos, é professora e estudante de Administração no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e se inscreveu na palestra de Finanças Pessoais por ver na atividade uma oportunidade de aprendizado na carreira que planeja seguir. ” Me inscrevi porque pretendo atuar na área de Administração, e esse assunto me interessa muito. Nesta palestra pude aprender a traçar metas para conseguir realizar um sonho e alcançar um objetivo”, pontua. Além disso, ela diz já conseguir aplicar o aprendizado em seu cotidiano “A palestra serviu para reforçar que eu preciso anotar, registrar os gastos do dia a dia”, afirma.

Parceria em várias frentes

A parceria com o Sebrae também se deu no curso Desenvolvimento humano, Elétrica Veicular e Empreendedorismo, ofertado no âmbito do (Re)Conquista, programa co-realizado pelo Stone Impacta – braço de desenvolvimento social da Stone e Banco da Providência, com apoio do Instituto Phi. O Sebrae é o responsável pelas aulas da Fase 3, que tem como tema o empreendedorismo. O objetivo desta etapa é trabalhar com o participante conceitos e atitudes relacionados ao empreendedorismo e ao comportamento empreendedor. Nesta fase, os alunos irão criar sua ideia de negócio ou aperfeiçoar o seu negócio através das metodologias do Effectuation e Lean Startup, adaptadas para realidade de cada estudante.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...