Guia de acesso e permanência é apresentado em seminário

Foto de Comunicação IJCA

O Guia de Acesso e Permanência nas universidades desenvolvido pelo Instituto JCA foi uma das iniciativas apresentadas no Seminário Assistência Estudantil e Serviço Social, no dia 4 de outubro. Kenia de Oliveira, analista de projetos do IJCA, Giselle Pinto, assistente social e pesquisadora organizadora do Guia e a estudante Quezia Pereira fazem parte da equipe que produziu a publicação e apresentaram um relato de experiência sobre a elaboração livro digital, que nasceu no contexto da atuação com adolescentes e suas famílias no âmbito do programa Fortalecendo Trajetórias.

Observando as principais dúvidas e demandas dos jovens na transição para a universidade, foi publicado em 2018 a primeira edição do Guia. “Apresentamos como foi o processo de construção do Guia e o que está sendo feito a partir desse material. Falamos da primeira versão e do processo de atualização em 2022, que ampliou as informações. Abordamos também como o Guia contribui para a sociedade com a disseminação de conteúdos sobre assistência estudantil. Até porque ele traz de uma maneira clara e objetiva o caminho que o estudante precisa traçar para  acessar o ensino superior, e depois para ele se manter, ou seja, mostra as possibilidades de permanência”, afirma Kenia. 

O evento teve como objetivo mobilizar diálogos e trocas de ideias entre assistentes sociais que atuam na política de educação e, mais especificamente, nos programas de assistência estudantil de diversas instituições no estado do Rio de Janeiro. Com mesas temáticas e rodas de debate, o seminário buscou promover uma problematização das diferentes formas de atuação nas condições de permanência estudantil, discutindo tanto as políticas nacionais de assistência já estabelecidas, como as promovidas pela rede estadual e instituições sociais. 

Kenia destaca a importância da participação do IJCA nesses espaços e como a iniciativa do Guia fortalece o ecossistema socioeducativo. “ Enquanto instituição da sociedade civil, o IJCA tem contribuído de forma efetiva na ampliação das oportunidades educacionais. Com o Guia, damos visibilidade para os projetos e iniciativas das instituições de ensino, ampliando o alcance a essas informações. Nosso objetivo é fortalecer o trabalho que as instituições públicas vem fazendo e apoiar os jovens a conhecerem as oportunidades existentes e as possibilidades de mobilidade social para além do seu território”, explica.

Durante o evento, foi lançado o Fórum de Assistentes Sociais Trabalhadores da Assistência Estudantil do Rio de Janeiro (FASTAERJ), que reunirá profissionais da área para ampliar as discussões sobre o tema.  “Para nós, ter essa parceria através do fórum com essas instituições é muito importante em termos de atualização  do nosso conteúdo e do alcance dele para além do nosso território. Nós queremos construir vínculos, ter uma proximidade maior com essas instituições e atuar em parcerias de outras formas. Estamos buscando novas formas de atuar junto”, ressalta Kenia. 

A organização do evento foi do Colégio Pedro II (CPII), Núcleo de Estudos da Educação e Assistência Estudantil (Neeae) da UERJ e Núcleo de Mapeamento e Articulação em Ruptura – o Serviço Social na Assistência Estudantil (Numar) do Cefet. 

Disseminação do Guia

Além da publicação online que pode ser baixada gratuitamente aqui, o Guia de Acesso e Permanência tem sido apresentado presencialmente e online em escolas e instituições do terceiro setor. Até o momento já foram realizadas 13 apresentações, com alcance de 651 alunos e previsão de manter o calendário de oficinas até o mês de novembro. Se tiver interesse em participar, clique aqui e preencha o formulário de interesse.  

O material distribuído em mais de 140 páginas apresenta de forma objetiva as principais políticas públicas, programas, projetos e ações que vêm sendo elaboradas e implementadas nas universidades do Estado do Rio de Janeiro e em alguns municípios sobre Pesquisa, Assistência Estudantil, Saúde, Esporte, Cultura, Moradia e Transporte.

Compartilhe

Posts Relacionados

Conheça o “Se liga no Ensino Médio”

“Sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas escolas públicas de ensino médio até entrar no Reforço Escolar”, afirma Nelson Machado, hoje...

Educação e participação social adolescente caminhando juntas

Maria Eduarda Rodrigues, 15 anos, é estudante do curso técnico em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia...

IJCA e Alura com foco na inclusão digital 

Com foco em promover a inclusão digital para jovens periféricos da região metropolitana Leste Fluminense, o Instituto JCA e a...