Poesia e empreendedorismo de mãos dadas

perfil Tatiana

Trajetória potencializada através da escrita. Tatiana Oliveira, 40 anos, é poetisa e futura empreendedora do ramo das tranças. Aluna do curso de Desenvolvimento humano, Capacitação Profissional em Tranças e Empreendedorismo, ela conta como a paixão pela escrita a encontrou. “Eu comecei a escrever poemas na adolescência aos 13 anos. Com 16 já escrevia textos maiores e assim é até hoje, porque quando eu escrevo eu sinto que estou tendo a oportunidade de me expressar, é uma forma de terapia e autocuidado para mim.”, afirmou ela.

Moradora do Caramujo, bairro próximo a sede do IJCA, Tatiana conheceu o Instituto no momento em que estava buscando uma oportunidade profissional. “Eu soube do curso e decidi fazer porque era uma oportunidade de me especializar na área de beleza na qual pretendo trabalhar”, afirmou ela. Prestes a finalizar o curso, realizado no âmbito do Programa (Re)Conquista, que tem correalização do Banco da Providência e Stone Impacta, com apoio do Instituto Phi, ela celebra todo aprendizado e já faz planos pós-formação. “Está sendo maravilhoso poder compartilhar, aprender e me aprimorar na área que tanto amo. Meu desejo é que eu possa trabalhar por conta própria e ter uma fonte de renda”, explicou.

Mas muito antes das tranças e do empreendedorismo chegarem em sua vida, a produção textual já ocupava um grande espaço em seu coração e nos seus dias. “A escrita faz parte da minha vida há 27 anos, é a minha voz, e eu percebo que me sinto realizada quando escrevo”. Tatiana conta que é o hábito de escrever que a ajuda a superar os momentos de tristeza, como a perda de seus pais. “Quando escrevo, me expresso e isso me ajuda a superar os momentos difíceis, pois sinto que através dos poemas minha mensagem chega nos corações de quem precisa ouvir uma palavra de motivação.”

Para o futuro, ela sonha em poder ter seu próprio negócio no ramo de tranças, tem como meta concluir a formação em Engenharia de Produção, e ambiciona novos passos na escrita. “Um sonho que tenho é escrever um livro com meus poemas e através dele poder contar um pouco da minha vida para outras pessoas”, vislumbra Tatiana.

Compartilhe

Posts Relacionados

Confira o resultado final do processo seletivo para cursos remotos (ensino à distância)

Atenção! Saiu o resultado do Processo Seletivo para cursosremotos em Administração de Materiais e Técnicas de Atendimento do programa Oficina...

Conexão IJCA e Alemanha

Oceanógrafa, mestre em geociências e recém empreendedora, Francielly Monteiro viu na educação a porta para alcançar seus objetivos. A jovem,...

IJCA leva Guia Acesso e Permanências para escolas e pré-vestibulares

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registra mais de cinco milhões de inscrições – o...